sábado, 12 de abril de 2014

Resenhe Lucas Liberio 7A-Resenha de Estrutura Metalica



O Edificio Burj Khalifa

O Edificio Burj Khalifa,é o prédio mais alto do mundo,com 828m de altura em Dubai.O mesmo foi executado pela empresa Emaar Properties. Vamos dar ênfase aos desafios de execução que foram enfrentados pela equipe.Primeiro desafio, era o solo da região que era uma camada de areia e um calcário fraco, então a solução foi usar o atrito do solo, realizando uma fundação com estacas laterais.Foram utilizadas 192 estacas a 50m de profundidade,com 3,7m de espessura.O sistema estrutural do prédio,teria que levar em conta  um fator  relevante:a altura do prédio,então foi utilizado,um núcleo reforçado,que eram 3 asas que partiam do edifício a fim e evitar os esforços de torção.O revestimento exterior do prédio,foi composto de vidros reflexivos e aço inoxidável, onde foram utilizados 24348 painéis de instalação,cada um individualmente cortado a mão.Ressaltando que,foi levado em conta a ação da natureza,(vento),tomando diversas precauções,na estrutura e conforto do edifício,foi feita a reorientação da torre segunda a direção do vento.Na fase final tivemos a foi a construção de um Pináculo: torre telescópica composta de mais de 4.000 toneladas de aço estrutural.A Obra teve seu termino em janeiro de 2010.O Burj Khalifa, possui 900 apartamentos, 160 quartos e 37 andares de escritório.Uma obra estimada a 1 bilhão e meio de dólares.Sua energia consumida,equivale ao consumo de uma cidade de 20.000 habitantes.Alem de contar com a presença de 5 geradores cada um pesando equivalente a 26 toneladas.E durante sua execução foram usadas 3 guindastes,sendo estes  os maiores do mundo.Em suma, esta obra, mostrou para o mundo,como se fosse uma aula: A Arte de Planejar e Executar obras de Construção Civil,para marcar o planeta e a historia da humanidade.

O Viaduto de Milau

O Viaduto de Milau,se localiza no sul da França, e o objetivo principal do projeto,era solucionar o grande trafico no transito local.Projetada pelo arqui­teto inglês Norman Foster e pelo engenheiro francês Michel Virlogeux, a obra é a mais alta ponte rodoviá­ria do mundo, com 343 metros de altura.Durante a execução da obra, houve vários obstáculos, primeiramente os Engenheiros, teriam que construir sete pilares de aço,cada um pesando em torno de sete toneladas.Em novembro de 2003,os pilares estavam prontos,em suas  respectivas posições.Segundo e grande passo,a equipe teria que colocar uma via expressa,em cima desses pilares.Dando inicio a  construção do passadiço,foi feita em terra firme,e o mesmo, foi feito de aço,por ser uma material leve.A empresa a enfrentar o desafio foi a Eifel, que fabricou  2200 seções,que pesavam cerca de 90 toneladas e algumas com 22 metros de comprimento.O terceiro passo era como colocar o passadiço, sobre os sete pilares.Os Engenheiros então,obtiveram o passadiço em duas  peças e para receber o passadiço foram colocadas oito  torres de aço de sustentação provisória entre os pilares,para que reduzissem a envergadura em ate 171m uma distancia menor e com menos riscos.O deslocamento deu-se por um sis­tema hidráulico que empurrava lentamente as seções: a cada 4 minutos a plataforma se movia 600 mm.Um fator relevante foi a velocidade dos ventos que chegavam a 130km/h.O encontro do passadiço aconteceu com sucesso.Entretanto,a equipe,percebeu bruscas ondulações no passadiço,ao passo que o aço,é uma material flexível.Para solucionar o problema,a equipe recorreu a pilares verticais de cabos,para empurrar o passadiço para frente,a medida em que os cabos eram esticados as ondulações eram empurradas para frente,sendo então menosprezadas.O viaduto Milau estava pronto. O mesmo foi testado,e com sucesso.Em suma,a equipe bateu um recorde,encerando esse obra incrível,em um tempo mínimo de 4 anos.A inauguração foi no dia 14 de Dezembro de 2004.Foi um marco mundial, pela sua grandiosidade, beleza e capacidade estrutural.

Aeroporto de Kansai

O Aeroporto de Kansai, foi a maior Obra Pública, do século XX, o Projeto iniciou, na cidade de Osaka,grande centro comercial e com uma  população equivalente a  dois milhões e seiscentos habitantes.Era primordial facilitar o acesso a mesma.O primeiro desafio,era onde construir um aeroporto,levando em consideração,espaço e poluição sonora.Então,foi proposto construir o aeroporto em uma ilha artificial,seria um aeroporto flutuante.Foi preciso um projeto de extrema qualidade,que foi apresentado por  Renzo Piano Building Workshop/Ove Arup&Partners.O aeroporto foi construído a  5km da Costa,e contem 530hectares de aterro,formando um retângulo de aproximadamente 4km de comprimento e 1220 m de largura,ligada por uma ponte tabuleiro,para evitar a aterrissagem na água.Em termos gerais o grande desafio fazer  um aterro e construir em cima dele.A primeira questão a ser abordada foi:quanto de pressão o aeroporto agüentaria sem  afundar no leito.Enfatizando que,o solo era uma argila esponjosa,nada propicia.Para resolver o problema,foi usada uma técnica de drenagem.Um quebra mar de 11 km também  foi construído, com blocos de concreto,a fim de deixar a água de fora,funcionando  como a borda da construção.E logo após começou a aterragem.Outro fator, seria o acesso ao aeroporto,então foi construída a Ponte de ScarGays,maior pista dubla do mundo,com 3750m de comprimento,contendo seis pistas para veículos e dois trilhos para vagões. O terminal teria que ser uma estrutura leve, por isso foi feito de aço e vidro reforçado, tendo 1,5km de comprimento,sendo o edifício com o  maior vão único do mundo.Logo após sete anos,o Aeroporto aerodinâmico,foi inaugurado 4 de setembro de 1994.Porém logo após a inauguração o aeroporto estaria afundando,mais do que previsto,devido a falta de drenagem nas camadas profundas do leito.Então para evitar danos a estrutura,foi feita uma espécie de manutenção na Obra.Foram colocadas 900 colunas,na sustentação do edifício,cada coluna estava equipada com sensores,que indicavam  quando a ilha afundasse, o local que deveria  ser erguido.Então os operários usariam macacos hidráulicos e colocariam placas metálicas para devolver aos andares superiores a posição anterior,a partir disso o subsolo manteria o mesmo nível e o primeiro andar subiria um pouco.O que mais era intrigante,era ate quando essas adaptações poderiam ser feitas.O afundamento da ilha,foi reduzindo consideravelmente, apesar dos ajustes e toda atenção ao Aeroporto de Kansai, ele afunda 7 centímetros anualmente,porcentagem mínima.Uma obra projetada para suportar terremotos (17 de janeiro de 1995,suportou  o terremoto de Kobe).Em suma, essa Obra,é uma inovação,com um diferencial,alem de ser um desafio,os engenheiros tiveram,um elemento surpresa,engrandecendo e concretizando,o sucesso,dando ênfase a segurança.

Referencias
Seriado:Obras Incríveis

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