O
Edificio Burj Khalifa
O Edificio Burj Khalifa,é o prédio mais alto do
mundo,com 828m de altura em Dubai.O mesmo foi executado pela empresa Emaar Properties. Vamos dar
ênfase aos desafios de execução que foram enfrentados pela equipe.Primeiro desafio,
era o solo da região que era uma camada de areia e um calcário fraco, então a
solução foi usar o atrito do solo, realizando uma fundação com estacas
laterais.Foram utilizadas 192 estacas a 50m de profundidade,com 3,7m de
espessura.O sistema estrutural do prédio,teria que levar em conta um fator
relevante:a altura do prédio,então foi utilizado,um núcleo reforçado,que
eram 3 asas que partiam do edifício a fim e evitar os esforços de torção.O revestimento exterior
do prédio,foi composto de vidros reflexivos e aço inoxidável, onde foram
utilizados 24348 painéis de instalação,cada um individualmente
cortado a mão.Ressaltando que,foi levado em conta a ação da
natureza,(vento),tomando diversas precauções,na estrutura e conforto do edifício,foi
feita a reorientação da torre segunda a direção do vento.Na fase final tivemos
a foi a construção de um Pináculo: torre telescópica composta de mais de 4.000
toneladas de aço estrutural.A Obra teve seu termino em janeiro de 2010.O Burj
Khalifa, possui 900 apartamentos, 160 quartos e 37 andares de escritório.Uma obra
estimada a 1 bilhão e meio de dólares.Sua energia consumida,equivale ao consumo
de uma cidade de 20.000 habitantes.Alem de contar com a presença de 5 geradores
cada um pesando equivalente a 26 toneladas.E durante sua execução foram usadas
3 guindastes,sendo estes os maiores do
mundo.Em suma, esta obra, mostrou para o mundo,como se fosse uma aula: A Arte
de Planejar e Executar obras de Construção Civil,para marcar o planeta e a
historia da humanidade.
O
Viaduto de Milau
O Viaduto de Milau,se localiza no sul da França, e
o objetivo principal do projeto,era solucionar o grande trafico no transito
local.Projetada pelo arquiteto inglês Norman Foster e pelo engenheiro francês
Michel Virlogeux, a obra é a mais alta ponte rodoviária do mundo, com 343 metros de
altura.Durante a execução da obra, houve vários obstáculos, primeiramente os
Engenheiros, teriam que construir sete pilares de aço,cada um pesando em torno
de sete toneladas.Em novembro de 2003,os pilares estavam prontos,em suas respectivas posições.Segundo e grande passo,a
equipe teria que colocar uma via expressa,em cima desses pilares.Dando inicio a
construção do passadiço,foi feita em
terra firme,e o mesmo, foi feito de aço,por ser uma material leve.A empresa a enfrentar
o desafio foi a Eifel, que fabricou 2200
seções,que pesavam cerca de 90 toneladas e algumas com 22 metros de
comprimento.O terceiro passo era como colocar o passadiço, sobre os sete
pilares.Os Engenheiros então,obtiveram o passadiço em duas peças e para receber o passadiço foram
colocadas oito torres de aço de
sustentação provisória entre os pilares,para que reduzissem a envergadura em
ate 171m uma distancia menor e com menos riscos.O deslocamento deu-se por um
sistema hidráulico que empurrava lentamente as seções: a cada 4 minutos a
plataforma se movia 600 mm.Um
fator relevante foi a velocidade dos ventos que chegavam a 130km/h.O encontro
do passadiço aconteceu com sucesso.Entretanto,a equipe,percebeu bruscas
ondulações no passadiço,ao passo que o aço,é uma material flexível.Para
solucionar o problema,a equipe recorreu a pilares verticais de cabos,para
empurrar o passadiço para frente,a medida em que os cabos eram esticados as
ondulações eram empurradas para frente,sendo então menosprezadas.O viaduto
Milau estava pronto. O mesmo foi testado,e com sucesso.Em suma,a equipe bateu
um recorde,encerando esse obra incrível,em um tempo mínimo de 4 anos.A
inauguração foi no dia 14 de Dezembro de 2004.Foi um marco mundial, pela sua
grandiosidade, beleza e capacidade estrutural.
Aeroporto de Kansai
O Aeroporto de Kansai, foi a maior Obra Pública, do
século XX, o Projeto iniciou, na cidade de Osaka,grande centro comercial e com
uma população equivalente a dois milhões e seiscentos habitantes.Era
primordial facilitar o acesso a mesma.O primeiro desafio,era onde construir um
aeroporto,levando em consideração,espaço e poluição sonora.Então,foi proposto
construir o aeroporto em uma ilha artificial,seria um aeroporto flutuante.Foi
preciso um projeto de extrema qualidade,que foi apresentado por Renzo Piano Building Workshop/Ove
Arup&Partners.O aeroporto foi construído a
5km da Costa,e contem 530hectares de aterro,formando um retângulo de
aproximadamente 4km de comprimento e 1220 m de largura,ligada por uma ponte
tabuleiro,para evitar a aterrissagem na água.Em termos gerais o grande desafio
fazer um aterro e construir em cima
dele.A primeira questão a ser abordada foi:quanto de pressão o aeroporto
agüentaria sem afundar no
leito.Enfatizando que,o solo era uma argila esponjosa,nada propicia.Para
resolver o problema,foi usada uma técnica de drenagem.Um quebra mar de 11 km também foi construído, com blocos de concreto,a fim
de deixar a água de fora,funcionando
como a borda da construção.E logo após começou a aterragem.Outro fator,
seria o acesso ao aeroporto,então foi construída a Ponte de ScarGays,maior
pista dubla do mundo,com 3750m de comprimento,contendo seis pistas para
veículos e dois trilhos para vagões. O terminal teria que ser uma estrutura
leve, por isso foi feito de aço e vidro reforçado, tendo 1,5km de
comprimento,sendo o edifício com o maior
vão único do mundo.Logo após sete anos,o Aeroporto aerodinâmico,foi inaugurado
4 de setembro de 1994.Porém logo após a inauguração o aeroporto estaria
afundando,mais do que previsto,devido a falta de drenagem nas camadas profundas
do leito.Então para evitar danos a estrutura,foi feita uma espécie de
manutenção na Obra.Foram colocadas 900 colunas,na sustentação do edifício,cada
coluna estava equipada com sensores,que indicavam quando a ilha afundasse, o local que
deveria ser erguido.Então os operários
usariam macacos hidráulicos e colocariam placas metálicas para devolver aos
andares superiores a posição anterior,a partir disso o subsolo manteria o mesmo
nível e o primeiro andar subiria um pouco.O que mais era intrigante,era ate
quando essas adaptações poderiam ser feitas.O afundamento da ilha,foi reduzindo
consideravelmente, apesar dos ajustes e toda atenção ao Aeroporto de Kansai,
ele afunda 7
centímetros anualmente,porcentagem mínima.Uma obra
projetada para suportar terremotos (17 de janeiro de 1995,suportou o terremoto de Kobe).Em suma, essa Obra,é uma
inovação,com um diferencial,alem de ser um desafio,os engenheiros tiveram,um
elemento surpresa,engrandecendo e concretizando,o sucesso,dando ênfase a
segurança.
Referencias
Seriado:Obras Incríveis
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