sábado, 12 de abril de 2014

Resenha Crítica de Estruturas Metálicas de Mega Contruções



Nome: Silvério Delfino de Borba                              Data: 12/04/2014

Curso: Engenharia Civil, 7° A

Referência: http://www.youtube.com

 

O Túnel Transatlântico

     No ano de 2099 em um futuro cheio de tecnologia, planeja-se um trem com velocidade de 8.000 km/h, submerso no oceano atlântico, gastaria cerca de 1 bilhão de toneladas de aço e mais de 50 mil seções de tuneis, onde englobaria concreto e aço presas ao fundo do oceano onde o custo seria 12 trilhões de dólares que teria quase um século de construção, mais para isso construir um túnel submerso no atlântico difíceis de ser superadas como, condições climáticas, as grandes distância para deslocar-se os materiais além de seu custo. Esse túnel poderia custar 6 bilhões de dólares por km, no planejamento foi traçado uma rota de 5.000 km entre Nova York e a costa da Inglaterra depois para Londres e Paris. Para a construção desse túnel abaixo do oceano seria improvável pois seria em uma profundidade aproximada 8 km abaixo da superfície onde a pressão seria intensa, outro obstáculo seria a cordilheira submarina de vulcões ativos estaria no caminho do túnel, a outra opção seria tuneis submersos flutuantes no oceano onde as seções teriam âncoras fixadas no fundo do mar para não pode se movimentar intensamente, a seção do túnel seria construídos com aço e concreto cada seção do túnel consume quais 30 mil toneladas de concreto e aço, essas seções serão unidas no fundo do mar, cada uma delas tem anteparas de aço, para ficar impermeável. Conclui - se que se o trem Transatlântico construído seria uma das obras mais ambiciosas da engenharia e levaria passageiros de Nova York a Londres em menos de uma hora.

Ponte Akashi Kaikyo

   A ponte Akashi Kaikyo foi uma ponte suspensa considerando-a a maior do mundo, ela tem 4 km de comprimento, ela foi projetada com intuito de resistir a abalos naturais como, tsunami, tufões e terremoto. Os matérias para ser utilizados na ponte deveria ser leve e prático de usar, essa ponte englobou 250 mil toneladas de aço. Para construção dessa ponte ouve muita demanda de aço, como os caixões para fazer as fundações, os caixões tinha 70 metros de altura e 80 metros de largura, eles eram rebocados para o mar e inundado de agua, enchendo depois de concreto seu vão central expulsando a água do mar, mantendo a coesão dentro do mar, feio isso estaria pronta a fundação servindo de base para a torre, para segurar os cabos de aço sobre a ponte, seria necessário torres de 227 metros de altura, essas torres foram feita de placas de aço, essas torres de aço ajudam a flexão ao contrario do concreto onde se  elas fossem de concreto partiriam com a tensão dos cabos de aço, após as torres erguidas elas eram fortes o bastante para suportar o peso de 50 mil toneladas, essa ponte foi uma prova de resistência do aço, as placas de aço da torre foram unidas através de soldas e a união das seções são feitas com parafusos. Para a ponte foi criada um perfil aerodinâmico para da mais instabilidade, para isso foram postas treliças de aços para que o vento passa-se sem abalar a estrutura perdendo sua aderência. A ultima questão estudada foi de possíveis terremotos que poderiam derrubar as torres, mais pra isso foi planejado amortecedores para cada base das torres, evitando tombamento da torre, suprindo assim todas as expectativas exercidas sobre ela.

 

O Viaduto Millau

    No sul da França engenheiros franceses ergueram ponte mais alta do mundo uma tecnologia inovadora com mais de um 1,5 km de comprimento e 240 metros de altura, o projeto inclui colocar uma rodovia de 6 pistas e mais de 3 km de aço no ar. Esse viaduto foi o maior projeto de engenharia da Europa. Quando finalizado o viaduto terá 3 km de rodovias expressas, terá também 7 pilares de concreto maciço e será também reforçado com 7 torres com cabos de aço. O viaduto começou a ser construído em 2001 e levou mais de 4 anos para ser finalizado, para a conclusão da construção foram necessário 227 000 toneladas de concreto e 39 700 toneladas de aço. Nessa ponte foram usados, robôs de içamento, para se mover e encaixar os tabuleiros, também foram utilizadas esteiras volantes de 1,5 m. O tabuleiro foi feito no chão com vigas de 30 m de comprimentos, para poder ser feito o tabuleiro. A ponte tinha recursos hidráulicos que movimenta o tabuleiro permitindo que os macacos ergam e movimentam a ponte em até 60 cm cada impulso. Essa é a maior pista suportada por cabos de aços do mundo, pesando 36 mil toneladas. As torre que a suporta cada uma pesa cerca de 800 toneladas e podem se mover mais de 1 km e meio, ao deslocar-se a ponte até que ela ficasse junta foi também abaixado seu percurso inicial para que os carros pudesse passar normalmente. Acabado esse viaduto tornou-se um projeto muito bem estruturado e executado tornando-se favorável a todos que o utilizam.

 

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