sábado, 12 de abril de 2014

RESENHA DE ESTRUTURA METÁLICA

Nome: Karla Aparecida das Chagas     Data: 12/04/2014
Curso: Engenharia Civil     Turma: 7º Período  - A

 Mega Construções - Discovery Channel – O viaduto Millau

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=oKKV22ZewPs acesso em 09/04/2014.
 Usando uma técnica de construção inovadora, no sul da França, o viaduto Millau
está programado para se transformar no maior projeto de engenharia da Europa e a ponte
mais alta do mundo. Antes da sua construção, o tráfego de veículos entre Paris e
Barcelona tinha de descer até o vale do Rio Tarn, passando pelas ruas estreitas de
cidades como a da cidade de Millau causando pesados congestionamentos para chegar
ao Litoral.
A obra começou a ser construída em outubro de 2001 e possui mais de um
quilômetro e meio de comprimento e trezentos e quarenta e três metros de altura. São
três quilômetros de rodovias expressas sobre sete pilares de concreto maciços,
reforçados por sete torres de cabos de aço suspensas em pleno ar. O viaduto atravessa o
vale do rio Tarn e as montanhas próximas a Millau. Foram quatro anos e meio de
construção, sendo utilizados robôs de içamento para locomover e encaixar os tabuleiros
da ponte no lugar certo através de uma esteira volante de 1,5 m. O pilar mais baixo perto
do tabuleiro tem duzentos e quarenta metros de altura.
O tabuleiro era construído no chão com vigas de aço de 30 m de comprimento que
eram unidas por segmento para formar o tabuleiro. Ao encaixar o último tabuleiro, em
cima do pilar três a equipe verifica o sistema. Localizados no topo da torre de concreto
estão os quatro macacos que através da pressão hidráulica movimenta esse mecanismo
permitindo que os macacos ergam e movimentem a ponte 60 cm a cada impulso. Durante
cada lançamento, cada macaco deve completar a sequência de ciclos perfeitamente. É
necessário que a equipe realize os testes em cada sistema. Eles acionam a bomba
hidráulica principal que é necessário 700 kg/cm² para o içamento dos tabuleiros.
É a maior pista suportada por cabos no mundo, pesando 36 mil toneladas, com 32
metros de largura e 4,2 m de espessura. Com o objetivo de assegurar a posição dos
pilares a serem construídos de acordo com o que fora projetado, a equipe fez uso de um
GPS que precisava as coordenadas de colocação das formas com a mínima margem de
erro possível que é 4 mm. A torre pesa 800 toneladas com mais de um km e meio de
movimento, foram realizados dezoito lançamentos integrando as partes dos tabuleiros.
Assim que as torres restantes forem erguidas e os cabos tensionados, o tabuleiro
estará terminado, somente depois a ponte será soldada permanentemente aos pilares.
Para a conclusão da obra foram utilizadas 227 000 toneladas de concreto e 39 700
toneladas de aço.

Mega Construções – Ponte de Hong Kong – Discovery Channel

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mzNRlMJt6EM acesso em 09/04/2014.

Em Hong Kong foi construída uma estrutura sobre o segundo maior vão livre
estaiado do mundo, a ponte Stonecutters projetada sobre a água, com duas torres
montadas sobre tabuleiros duplos de 175 metros de altura.
O vídeo mostra a construção sobre as extremidades da ponte com duas partes
ainda não finalizadas e faltando também instalar os cabos de sustentação. Para facilitar o
escoamento de cargas no porto da cidade de Hong Kong foi preciso construir um canal de
915 metros com um vão principal de 1018 metros, sendo que sua construção necessitou
de 65 seguimentos de still deck, cada um pesando de 400 a 600 toneladas, duas pistas
formadas por tabuleiros duplos de aço saem de cada uma das pontas e até que elas se
encontrem, as vigas que se projetam dobram como se fossem trampolins. Para evitar que
elas caiam, as pesadas vigas posteriores de concreto agem como contrapeso, sendo que
o maior desafio para finalizar a obra é concluir um segmento de aço por semana e
completar a ponte antes que a temporada de furacões chegue.
Na ponte estaiada, os cabos seguram os tabuleiros de aço, a tração é anulada em
dois simples modos de depressão na torre que é elegante com uma área construída
minúscula. A ponte estaiada possui três elementos principais sendo o vão principal que é
o tabuleiro de aço, dois suportes verticais que são as torres e amarrando tudo isso com os
cabos de tensão.
O cabo de 79 toneladas é instalado no topo da torre e depois acoplado ao tabuleiro
onde é instalado e preso ao seu lugar. A Ponte é situada em uma zona de furacões, com
ventos de até 240 km por hora, por isso ela foi projetada com tabuleiros que possuem
uma abertura no meio para dar vazão à força dos ventos. Os ossos da ponte são chapas
em U que revestem o interior de cada segmento, unidas com solda robótica e manual,
agem como barras de suporte dando ao vão força e rigidez para resistir ao vento.
Todos os segmentos da ponte foram instalados, soldados, encaixados,
inspecionados, limpados e pintados se transformando em uma junção perfeita. A pintura
foi a última etapa para evitar que os segmentos de aço sejam corroídos pelo ar marinho.
O design da ponte foi feito de forma sutil, com um par de torres de concreto e aço
inoxidável de trezentos metros que cortam o céu de dia e brilham a noite através de
enormes lâmpadas instaladas nas torres. Cada torre foi iluminada com 1512 painéis com
lâmpadas led.

Mega Construções - Construindo o Super Estádio Allianz Arena – Discovery Channel

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QePB_4VNOrg acesso em 09/04/2014.

Em Munique na Alemanha foi construído o estádio Allianz Arena para sessenta e
seis mil torcedores. O estádio contará com sete níveis diferentes e foi projetado para
custar 412 milhões de dólares. Construído com uma estrutura de concreto reforçada em
grande escala, capaz de resistir a pressões extremas. A densidade e a resistência do
concreto são testadas antes e depois da aplicação. Os testes são feitos em cada lote de
concreto, a consistência é analisada, depois um bloco é endurecido a condições similares
a da obra. Depois de seco, o bloco é pesado, medido e sua capacidade de suportar
cargas é testado. Logo após o concreto é transportado para o canteiro de obras. De
acordo com as plantas o peso do estádio inteiro com todos os sete níveis será sustentado
por trezentos e cinquenta pilares de concreto. Para sustentar uma carga pesadíssima de
1000 kg por pilar, o concreto é derramado num molde e depois assentado em uma
centrífuga, em seguida é comprimido usando uma força nove vezes maior que a da
gravidade. Dando um resultado fortíssimo com uma superfície totalmente lisa.
O Allianz Arena foi projetado para ter uma evacuação rápida de pessoas em quinze
minutos com rotas de saída e passagens internas que reduziram o tempo necessário para
abandonar o estádio o mínimo possível. O teto é totalmente de aço, com uma construção
usando um intrincado sistema de pilares e vigas de tamanhos diferentes. A estrutura de
aço que sustentará a cobertura é composta por várias peças separadas, cada uma delas
precisa ser alçada com guindastes a uma altura de cinquenta metros e então montada. As
maiores treliças têm 65 metros e pesam até 100 toneladas. As vigas mestras de aço são
dispostas como raios de uma roda de bicicleta.
A cobertura do estádio possui uma estrutura forte e extremamente leve, composta
por 29 anéis, com 700 metros, com precisão da fabricação de cada componente. O
estádio possui um projeto de iluminação com uma concha membranosa de dois décimos
de milímetros de espessura recobrirá cerca de três mil painéis infláveis que farão papel de
teto do estádio, com translucidez de 98%. Este desenho permitirá que a luz natural
alcance o campo e faça com que o gramado cresça ao natural. Quando o estádio inteiro
estiver aceso, serão 25 mil lâmpadas fluorescentes ligadas, com refletores especiais.
Uma construção com vigas de aço, um campo de futebol com um gramado de três
variedades e uma área aberta em cima dele que paira como uma auréola, um estádio
grandioso e fantástico, construído em apenas trinta meses, sendo considerado o novo
cartão postal de Munique.

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