sábado, 12 de abril de 2014

Resenha da série Mega Construções – O Arranha céu mais alto do mundo (Burj Khalifa)


 

   Burj Khalifa em Dubai é o maior prédio do mundo, com 828 metros de altura, que custou o valor de um bilhão e meio de dólares, construído sobre um solo árido e um clima quente. Como na construção civil tempo é um dos fatores importantes, o material mais utilizado foi o concreto armado, com o método de formas deslizantes, prepara as formas e toda armação e despeja o concreto, quando o mesmo esta assentado ergue as formas para o próximo nível; assim aumenta a produtividade.

   Com essa altura logicamente há algum problemas como a iluminação, o bombeamento do concreto e o efeito do vento. Para resolver o problema da iluminação utilizou de um reforço no “núcleo”, uma área hexagonal no meio do edifício, possibilitou maior iluminação nas áreas internas, apesar do seu tamanho. Já para o bombeamento, foi utilizadas, bombas de alta potencia onde que em 32 meses ele bombeia 1165 metros cúbicos de concreto. Todo arquitetura foi projetada para suportar a força do vento, realizando teste em túneis de ventos, e ousando em criar sacadas em alturas elevadas com um grande uso de tecnologia, quebrando essa força do vendo em todos os lados.

    Sendo que em Dubai o solo é de baixa qualidade por ter mais areia, fez com que se utilizasse o mesmo método visto no hotel Burj Al Arabe, estacas de concreto armado com o principio de atrito, essas fundações terão que suportar mais de 500 mil toneladas.

 Essa obra é surpreendente todo o seu desenvolvimento o estrutural, os vários testes para as pessoas terem o maior conforto possível em tal altura. E também é surpreendente a rapidez que foi executada a obra como, por exemplo, em três anos de inicio da obra o edifício chegou aos incríveis 512 metros e 141 andares, se concluiu em 5 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário