Discovery – Megaconstruções,
Expansão do Porto de Rotterdam
O porto de Rotterdam fica localizado no oeste da Holanda,
e é o porto mais utilizado no ocidente e, devido à grande demanda populacional
por bens e alimentos e à evolução dos navios de carga, teve de sujeitar-se a um
projeto de ampliação de sua capacidade, que durou quatro anos.
O projeto de ampliação do porto de Rotterdam foi o maior
projeto de construção de terra na história da Europa, duplicando o tamanho do
porto através da construção de doze quilômetros de novas docas.
O navio de dragagem, denominado Vox Máxima, conta com um
gigantesco aspirador que recolhe areia do mar a uma profundidade de
aproximadamente trinta metros. Após a dragagem, o navio é então posicionado à
beira do projeto de expansão do porto, e dá-se início ao descarregamento da
areia dragada, liberando14 toneladas de areia por segundo, a 96 km/h.
Os navios chegam, atracam e descarregam no porto, porém,
não é possível descarregar os contêineres
na beira da praia, então, é construída uma parede de cais.
Devido ao grande porte da obra, foram utilizados
estruturas de vergalhões com tamanho equivalentes a quatorze andares, submersos
na terra. A parede de cais possibilita aos navios ficarem atracados juntamente
ao porto, para que os contêineres
possam ser retirados dos navios de carga.
Ao fim
da obra, a Holanda teve sua área aumentada em 07 km², e Rotterdam um porto para
competir com os maiores do mundo e com capacidade para atender a grande demanda
de navios e mercadorias. A equipe construiu a obra dentro do prazo estabelecido
e com resultado satisfatório.
National Geographic- Obras Incríveis,
Aldar HQ
Para
atrair investidores à cidade de Abu Dhabi, o responsável pelo projeto, Mohamed
Al Mubarak encomendou um arranha céu exclusivo ao arquiteto Marwan Zgheib, que
projetou um edifício esférico, mais alto que a estátua da liberdade, com uma
cobertura de vidro curva.
Os
construtores utilizaram areia de uma ilha de areia descartada, com 20 milhões
de metros cúbicos disponíveis, para construir uma ilha artificial que deu
sustento à obra.
Para
construir as fundações da construção, a equipe precisou construir um muro
diafragma, que é uma barricada de concreto formada por painéis interligados,
que penetram no leito rochoso a 16 metros abaixo da superfície, contendo 400
pilares de concreto.
Para
construir os centros como duas peças únicas de concreto, utilizou-se o método
slip-form, que é um método de construção em que o concreto é despejado dentro
de um molde com a forma da estrutura, e que vai subindo lentamente. Com a
estrutura exterior do prédio quase finalizada, a equipe de construção se
concentrou no interior da obra.
O arranha
céu esférico, é considerado um triunfo da engenharia; ergue-se a 125 metros
acima das areias de Abu Dhabi, e atrai olhares do mundo todo para a cidade.
National Geographic- Obras Incríveis, Ponte
Millau
A ponte
Millau, a mais alta do mundo, abriga uma via expressa de 36.000 toneladas, com
extensão de 2,5 quilômetros e que é sustentada por 07 torres de aço, cada uma
pesando 700 toneladas. Seu custo foi de 478 milhões de dólares.
A
precisão milimétrica da obra levou à utilização de equipamentos de GPS, cuja
precisão fica dentro de 04 milímetros.
Todo o
passadiço da estrada foi construído em aço e fabricado em terra firme.
Fabricados pela empresa Eiffel, em 2.200 seções com até 90 toneladas cada e 22
metros de comprimento. Os passadiços se juntaram utilizando-se uma série de
sistemas de lançamento e foram instalados pilares com 90 metros de altura e
peso equivalente a 700 toneladas, para sustentá-los. Os pilares foram levantados
através de um sistema hidráulico.
Com os
sete pilares no lugar, a equipe ligou cento e cinqüenta e quatro cabos de aço
que garantiram a conexão do passadiço. Os cabos mais fortes foram feitos de 91
feixes individuais de aço, com uma força de quebra de 15.000 toneladas. Com a
instalação dos cabos as ondulações na ponte foram corrigidas.
A ponte
mais alta do mundo, com 343 metros de altura, tem se tornado uma grande atração
turística, recebendo 700.000 visitantes nos primeiros nove meses. A obra foi
construída dentro do orçamento e prazo previsto, tendo sido inaugurada no dia
14 de Dezembro de 2004.
Resenha de Isabel Lucas de Almeida.
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