domingo, 13 de abril de 2014



Discovery – Megaconstruções, Expansão do Porto de Rotterdam
            O porto de Rotterdam fica localizado no oeste da Holanda, e é o porto mais utilizado no ocidente e, devido à grande demanda populacional por bens e alimentos e à evolução dos navios de carga, teve de sujeitar-se a um projeto de ampliação de sua capacidade, que durou quatro anos.
            O projeto de ampliação do porto de Rotterdam foi o maior projeto de construção de terra na história da Europa, duplicando o tamanho do porto através da construção de doze quilômetros de novas docas.
            O navio de dragagem, denominado Vox Máxima, conta com um gigantesco aspirador que recolhe areia do mar a uma profundidade de aproximadamente trinta metros. Após a dragagem, o navio é então posicionado à beira do projeto de expansão do porto, e dá-se início ao descarregamento da areia dragada, liberando14 toneladas de areia por segundo, a 96 km/h.
            Os navios chegam, atracam e descarregam no porto, porém, não é possível descarregar os contêineres na beira da praia, então, é construída uma parede de cais.
            Devido ao grande porte da obra, foram utilizados estruturas de vergalhões com tamanho equivalentes a quatorze andares, submersos na terra. A parede de cais possibilita aos navios ficarem atracados juntamente ao porto, para que os contêineres possam ser retirados dos navios de carga.
            Ao fim da obra, a Holanda teve sua área aumentada em 07 km², e Rotterdam um porto para competir com os maiores do mundo e com capacidade para atender a grande demanda de navios e mercadorias. A equipe construiu a obra dentro do prazo estabelecido e com resultado satisfatório.
National Geographic- Obras Incríveis, Aldar HQ  
            Para atrair investidores à cidade de Abu Dhabi, o responsável pelo projeto, Mohamed Al Mubarak encomendou um arranha céu exclusivo ao arquiteto Marwan Zgheib, que projetou um edifício esférico, mais alto que a estátua da liberdade, com uma cobertura de vidro curva.
            Os construtores utilizaram areia de uma ilha de areia descartada, com 20 milhões de metros cúbicos disponíveis, para construir uma ilha artificial que deu sustento à obra.
            Para construir as fundações da construção, a equipe precisou construir um muro diafragma, que é uma barricada de concreto formada por painéis interligados, que penetram no leito rochoso a 16 metros abaixo da superfície, contendo 400 pilares de concreto.
            Para construir os centros como duas peças únicas de concreto, utilizou-se o método slip-form, que é um método de construção em que o concreto é despejado dentro de um molde com a forma da estrutura, e que vai subindo lentamente. Com a estrutura exterior do prédio quase finalizada, a equipe de construção se concentrou no interior da obra.
            O arranha céu esférico, é considerado um triunfo da engenharia; ergue-se a 125 metros acima das areias de Abu Dhabi, e atrai olhares do mundo todo para a cidade.
National Geographic- Obras Incríveis, Ponte Millau
            A ponte Millau, a mais alta do mundo, abriga uma via expressa de 36.000 toneladas, com extensão de 2,5 quilômetros e que é sustentada por 07 torres de aço, cada uma pesando 700 toneladas. Seu custo foi de 478 milhões de dólares.
            A precisão milimétrica da obra levou à utilização de equipamentos de GPS, cuja precisão fica dentro de 04 milímetros.
            Todo o passadiço da estrada foi construído em aço e fabricado em terra firme. Fabricados pela empresa Eiffel, em 2.200 seções com até 90 toneladas cada e 22 metros de comprimento. Os passadiços se juntaram utilizando-se uma série de sistemas de lançamento e foram instalados pilares com 90 metros de altura e peso equivalente a 700 toneladas, para sustentá-los. Os pilares foram levantados através de um sistema hidráulico.
            Com os sete pilares no lugar, a equipe ligou cento e cinqüenta e quatro cabos de aço que garantiram a conexão do passadiço. Os cabos mais fortes foram feitos de 91 feixes individuais de aço, com uma força de quebra de 15.000 toneladas. Com a instalação dos cabos as ondulações na ponte foram corrigidas.
            A ponte mais alta do mundo, com 343 metros de altura, tem se tornado uma grande atração turística, recebendo 700.000 visitantes nos primeiros nove meses. A obra foi construída dentro do orçamento e prazo previsto, tendo sido inaugurada no dia 14 de Dezembro de 2004.

Resenha de Isabel Lucas de Almeida.


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