Gigante da Engenharia - Ponte Akashi Kaikyo
http://www.youtube.com/watch?v=8nFKBatzu5c
Ponte
Akashi-Kaikyo – Japão
Akashi-Kaikyo
tem o mais longo vão suspenso do mundo com 1991 metros nos seus
quase 4km de extensão. Akashi-Kaikyo localizada no estreito de
Akashi liga Kobe a ilhas super populosas no Japão. Para construir
esse Gigante os japoneses levaram a tecnologia no limite pra poder
resistir as forças das natureza que a ponte devia enfrentar como
tufões, terremotos e tsunamis. Para poder fazer feito deve-se o seu
sucesso a outras pontes históricas já construídas:
IronBridge
(30m Inglaterra-Irlanda)
Menai
Bridge (177m País de Gales-Ilhas Anglesey)
Niagara
Falls Bridge (250m Cataratas do Niagara)
Brooklyn
Bridge (486m Manhattan-Brooklyn)
Golden
Gate Bridge (1280m São Francisco-Sausalito)
Verrazano
Narrows Bridge (1298m Staten Island-Brooklyn)
IronBridge
foi uma ponte construída para acompanhar o crescimento industrial na
Inglaterra na época como o processo milenar de construção
consistia em criar um semicírculo com pedras para a sua sustentação,
mas como a distância de uma margem a outra não era favorável para
as pedras, assim criando uma ponte mais alta para formar o
semicírculo perfeito e consequentemente na aguentaria o próprio
peso, então teve a solução de usar um material mais resistente e
mais leve para sua construção, esse material consistia em elevar a
temperatura do minério de ferro ate que ficasse liquida e colocassem
em formas para moldar o seu formato, era chamado de ferro fundido,
assim criando a primeira ponte em estrutura metálica do mundo.
IronBridge
provou ser eficaz em comprimentos maiores que 30m, mas seria um
desafio encarar os 177 metros da Menai Bridge. Primeiramente foi
pensado em fazer a ponte em semicírculo em ferro fundido, só que
precisaria de escoras para a construção do semicírculo assim
impedindo a passagem de embarcações, assim a ideia foi rejeitada.
Então que ai surgiu a ideia da ponte suspensa tirando como base as
pontes de cordas usadas para a passagem de pessoas usando árvores
para a ancoragem das cordas, mas como não havia arvores que
sustentassem o peso foi perfurado um túnel em cada margem ate
chegassem na rocha para poder fazer sua ancoragem com correntes,
tornando-se a primeira ponte suspensa do mundo.
Em
Niagara Falls Bridge com seus 250m de vão não aguentaria as
correntes de Menai Bridge, pois como diz o ditado uma corrente é tão
forte quanto o seu elo mais fraco, e a corrente iria ceder com seu
próprio peso. Daí veio a ideia de alinhar as fibras do ferro,
assim criando uma cabo que aguentaria a muito mais tensões do que
uma corrente criando a primeira ponte suspensa com cabos. Em
Akashi-Kaikyo graças aos métodos usados na ancoragem de Menai
Bridge e os cabos de Niagara Falls pode ser construída com cabos
colossais e pontos de ancoragens gigantes para suportar sua imensa
estrutura.
Brooklyn
Bridge foi um desafio e tanto devido aos 486m de obstaculo, com uma
distancia tão grande precisaria de pilares de sustentação no meio
do Rio East. Mas como trabalhar a 24m abaixo da superfície da água?
Sua solução veio com o método de caixão, que consistia em
construir uma caixa gigante que seria mergulhada ate fundo do rio,
que quando encontra-se sua base toda a agua em seu interior seria
drenada com bombas pneumáticas assim os trabalhadores podendo
realizar a escavação ate a rocha. Em Akashi-Kaikyo teve um desafio
ainda maior, com suas águas muito mais profundas foram feitos
caixões de metal com um tamanho extraordinário de 60 m de altura.
Eles eram construídos com duas paredes uma interna e outra externa
assim criando um vão entre elas que continha ar para os caixões
poderem flutuar, depois de posicionados estes vão seriam liberados
para a entrada de água do mar, assim afundando ate o fundo e depois
seu vão central era preenchido com concreto assim formando os
imensos pilares de sustentação de Akashi-Kaikyo.
A
famosa Golden Gate de São Francisco tinha um grande problema, o
tamanho do seu vão suspenso era absurdamente grande com 1280m e os
cabos de sustentação deveriam ter um ângulo especifico, para
aumentar a tensão de rompimento e preservar o formato foi preciso
aumentar o tamanho de suas torres sobre os pilares de escoragem,
assim consequentemente as dimensões dos pilares e torres aumentariam
em grande escala, já que fossem muito finas o seu próprio peso a
destruiria. A inovação fez seu trabalho mais uma vez como solução
dos problemas, foi utilizado placas de aço para formarem pilares e
juntando esses pilares em alvéolos colocando camada em cima de
camada diminuindo a quantidade de pilares em cada camada formando um
pilar flexível e extremamente leve, assim conseguindo uma estética
melhor e menor espaço ocupado ajudando embarcações passarem por
debaixo da ponte.
Com
decks mais longos e torres mais altas as pontes ficaram mais expostas
a forças da natureza, portando que um desastre aconteceu no estreito
de Tacoma, ventos considerados leves fez que a Ponte Tacoma Narrows
oscilasse e depois começou a torcer e que por final veio a cair.
Esse acontecido fez com que a engenharia pensasse em uma solução,
já que quando o vento encontra-se com o formato da fonte causa-se
pertubações até formarem redemoinhos causando suas oscilações. A
engenharia veio com a solução de criar perfis mais aerodinâmicos
feitos para cortar o vento e evitar essas pertubações, e assim foi
criando a ponte Verrazano Narrows, quem em vez de uma perfil continuo
por todo o deck foi criada uma treliça de aço toda aberta
permitindo que o vento passe por entre a treliça sem causar grandes
pertubações na estrutura. O conceito de caixa aberta foi tão bem
aceito que foi usado na grandiosa Akashi-Kaikyo.
Mas
não é só ventos que são as preocupações que a natureza pode
oferecer, no Japão o alto índice de atividades sísmicas assombra a
população. Mas sua solução foi tanto quanto simples, utilizando a
própria tecnologia usada em arranha-céus do país. Como as torres
já ajudam pela sua flexibilidade devido aos seus alvéolos de placas
de aço, foi adicionado amortecedores que agem como contra peso.
Quando uma torre se inclina para uma lado o amortecedor tende
deslocar para o outro lado amortecendo sua oscilação, diminuindo
assim suas chances de ruptura.
A
ponte Akashi-Kaikyo provou não só como ser a maior ponte suspensa
do mundo mas também como a historia e experiencia de outras obras
menores influencia no progresso da engenharia, usando tudo aquilo que
foi aprendido anteriormente até ali, desde pequenas pontes mas que
foram o começo até as pontes colossais pontes do mundo moderno,
mostrando o tão longe o homem pode chegar. Akashi-Kaikyo tornou-se
oque há de mais tecnológico na área de pontes suspensas, virando
assim modelo para grandes estruturas futuras e orgulho de ser visto
como tal ícone da engenharia.
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