segunda-feira, 14 de abril de 2014

Resenha Fernando Henrique Correa de Faria

Gigante da Engenharia - Ponte Akashi Kaikyo
http://www.youtube.com/watch?v=8nFKBatzu5c 

Ponte Akashi-Kaikyo – Japão

Akashi-Kaikyo tem o mais longo vão suspenso do mundo com 1991 metros nos seus quase 4km de extensão. Akashi-Kaikyo localizada no estreito de Akashi liga Kobe a ilhas super populosas no Japão. Para construir esse Gigante os japoneses levaram a tecnologia no limite pra poder resistir as forças das natureza que a ponte devia enfrentar como tufões, terremotos e tsunamis. Para poder fazer feito deve-se o seu sucesso a outras pontes históricas já construídas:

IronBridge (30m Inglaterra-Irlanda)
Menai Bridge (177m País de Gales-Ilhas Anglesey)
Niagara Falls Bridge (250m Cataratas do Niagara)
Brooklyn Bridge (486m Manhattan-Brooklyn)
Golden Gate Bridge (1280m São Francisco-Sausalito)
Verrazano Narrows Bridge (1298m Staten Island-Brooklyn)

IronBridge foi uma ponte construída para acompanhar o crescimento industrial na Inglaterra na época como o processo milenar de construção consistia em criar um semicírculo com pedras para a sua sustentação, mas como a distância de uma margem a outra não era favorável para as pedras, assim criando uma ponte mais alta para formar o semicírculo perfeito e consequentemente na aguentaria o próprio peso, então teve a solução de usar um material mais resistente e mais leve para sua construção, esse material consistia em elevar a temperatura do minério de ferro ate que ficasse liquida e colocassem em formas para moldar o seu formato, era chamado de ferro fundido, assim criando a primeira ponte em estrutura metálica do mundo.
IronBridge provou ser eficaz em comprimentos maiores que 30m, mas seria um desafio encarar os 177 metros da Menai Bridge. Primeiramente foi pensado em fazer a ponte em semicírculo em ferro fundido, só que precisaria de escoras para a construção do semicírculo assim impedindo a passagem de embarcações, assim a ideia foi rejeitada. Então que ai surgiu a ideia da ponte suspensa tirando como base as pontes de cordas usadas para a passagem de pessoas usando árvores para a ancoragem das cordas, mas como não havia arvores que sustentassem o peso foi perfurado um túnel em cada margem ate chegassem na rocha para poder fazer sua ancoragem com correntes, tornando-se a primeira ponte suspensa do mundo.
Em Niagara Falls Bridge com seus 250m de vão não aguentaria as correntes de Menai Bridge, pois como diz o ditado uma corrente é tão forte quanto o seu elo mais fraco, e a corrente iria ceder com seu próprio peso. Daí veio a ideia de alinhar as fibras do ferro, assim criando uma cabo que aguentaria a muito mais tensões do que uma corrente criando a primeira ponte suspensa com cabos. Em Akashi-Kaikyo graças aos métodos usados na ancoragem de Menai Bridge e os cabos de Niagara Falls pode ser construída com cabos colossais e pontos de ancoragens gigantes para suportar sua imensa estrutura.
Brooklyn Bridge foi um desafio e tanto devido aos 486m de obstaculo, com uma distancia tão grande precisaria de pilares de sustentação no meio do Rio East. Mas como trabalhar a 24m abaixo da superfície da água? Sua solução veio com o método de caixão, que consistia em construir uma caixa gigante que seria mergulhada ate fundo do rio, que quando encontra-se sua base toda a agua em seu interior seria drenada com bombas pneumáticas assim os trabalhadores podendo realizar a escavação ate a rocha. Em Akashi-Kaikyo teve um desafio ainda maior, com suas águas muito mais profundas foram feitos caixões de metal com um tamanho extraordinário de 60 m de altura. Eles eram construídos com duas paredes uma interna e outra externa assim criando um vão entre elas que continha ar para os caixões poderem flutuar, depois de posicionados estes vão seriam liberados para a entrada de água do mar, assim afundando ate o fundo e depois seu vão central era preenchido com concreto assim formando os imensos pilares de sustentação de Akashi-Kaikyo.
A famosa Golden Gate de São Francisco tinha um grande problema, o tamanho do seu vão suspenso era absurdamente grande com 1280m e os cabos de sustentação deveriam ter um ângulo especifico, para aumentar a tensão de rompimento e preservar o formato foi preciso aumentar o tamanho de suas torres sobre os pilares de escoragem, assim consequentemente as dimensões dos pilares e torres aumentariam em grande escala, já que fossem muito finas o seu próprio peso a destruiria. A inovação fez seu trabalho mais uma vez como solução dos problemas, foi utilizado placas de aço para formarem pilares e juntando esses pilares em alvéolos colocando camada em cima de camada diminuindo a quantidade de pilares em cada camada formando um pilar flexível e extremamente leve, assim conseguindo uma estética melhor e menor espaço ocupado ajudando embarcações passarem por debaixo da ponte.
Com decks mais longos e torres mais altas as pontes ficaram mais expostas a forças da natureza, portando que um desastre aconteceu no estreito de Tacoma, ventos considerados leves fez que a Ponte Tacoma Narrows oscilasse e depois começou a torcer e que por final veio a cair. Esse acontecido fez com que a engenharia pensasse em uma solução, já que quando o vento encontra-se com o formato da fonte causa-se pertubações até formarem redemoinhos causando suas oscilações. A engenharia veio com a solução de criar perfis mais aerodinâmicos feitos para cortar o vento e evitar essas pertubações, e assim foi criando a ponte Verrazano Narrows, quem em vez de uma perfil continuo por todo o deck foi criada uma treliça de aço toda aberta permitindo que o vento passe por entre a treliça sem causar grandes pertubações na estrutura. O conceito de caixa aberta foi tão bem aceito que foi usado na grandiosa Akashi-Kaikyo.
Mas não é só ventos que são as preocupações que a natureza pode oferecer, no Japão o alto índice de atividades sísmicas assombra a população. Mas sua solução foi tanto quanto simples, utilizando a própria tecnologia usada em arranha-céus do país. Como as torres já ajudam pela sua flexibilidade devido aos seus alvéolos de placas de aço, foi adicionado amortecedores que agem como contra peso. Quando uma torre se inclina para uma lado o amortecedor tende deslocar para o outro lado amortecendo sua oscilação, diminuindo assim suas chances de ruptura.

A ponte Akashi-Kaikyo provou não só como ser a maior ponte suspensa do mundo mas também como a historia e experiencia de outras obras menores influencia no progresso da engenharia, usando tudo aquilo que foi aprendido anteriormente até ali, desde pequenas pontes mas que foram o começo até as pontes colossais pontes do mundo moderno, mostrando o tão longe o homem pode chegar. Akashi-Kaikyo tornou-se oque há de mais tecnológico na área de pontes suspensas, virando assim modelo para grandes estruturas futuras e orgulho de ser visto como tal ícone da engenharia.

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