Casa em Steel Frame
YOUTUBE. Programa Construção Dinâmica na TV. 2012. #090 - A construção civil na televisão brasileira. Online. Visto em 12/04/2014. Proveniente da
Wold Wide Web: <http://www.youtube.com/watch?v=2SQLOROXIO4>.
O vídeo mostra como é construída uma casa pelo sistema construtivo Steel Frame,
que é feito através de perfis metálicos e painéis de OSB. São desenvolvidos os
projetos de montagens para serem feitas todas as estruturas, a partir disso os
perfis de aço galvanizado a frio, são comprados prontos para realizar a
montagem das estruturas, simultaneamente a etapa de fundação. Os painéis são
fixados ao chão, através de parafusos que os chumbam no concreto, o que impedem
eles de se movimentarem, apesar de a casa ser leve. Logo após é realizada se dará
inicio a etapa de fechamento externo e de cobertura, como chapas de OSB
(madeira resinada e prensada) de 11 mm de espessura, são auto cortantes, e
parafusados na estrutura. Logo após, serão colocados painéis de cimento e gesso
pra dar acabamento externo e interno, deixando a casa com acabamento perfeito,
como uma casa de alvenaria. O espaço vazio entre as duas chapas, cria uma
passagem de ar que cria um conforto térmico e acústico que se equivale a
alvenaria convencional, mas ainda haverá uma passagem de som e frio ou calor,
que pode ser eliminado com o preenchimento de isopor, lã de vidro ou rocha. É
uma construção muito forte, resistente e leve, com preço acessível e muito
limpa, apesar de estar chegando ao Brasil agora, já foi largamente testada e comprovada
em outros países, nos estados unidos já é usada a década, tem 10 tipos de
parafusos diferentes, um para cada processo de montagem e exige mão de obra
especializada, sua manutenção é simples, necessitando apenas retirar a placa
pra fazer a manutenção.
Singapure Flyer
YOUTUBE. Gigante da Engenharia – Roda gigante. 2013. Singapore Flyer. Online. Visto em 12/04/2014. Proveniente da Wold
Wide Web: <http://www.youtube.com/watch?v=XwwAqfr2ovo>. Em Singapura
foi construída a maior roda gigante do mundo com 165m de altura, possibilita
uma vista de 3 países, baseada na roda gigante de Chicago é constituída por um
grande suporte de aços interligados que forma a borda externa raios de que
ligam a borda ao eixo da roda, por serem finos deixa a roda mais leve que uma
tradicional,Quando a roda gira de um ponto ao meio, aplica uma pressão nos
raios esticados, então se decidiu mover a roda através da borda externa à
modelo da roda gigante de Londres, usando pneus de borracha posicionados de
baixo da roda, movidos por motores. Sua capsula construída seguindo o modelo da
London Eye em Londres foi colocada do lado de fora da roda para proporcionar
melhor visão, colocadas dentro de dois anéis presos a borda da roda, para que
possam girar. Mas a esta altura o vento faz com que suas colunas oscilarem
então foi colocado dentro da coluna um oscilador harmônico, na forma de pendulo
pra absorver esse efeito. Uma obra desse tamanho requer estudos para
proporcionar conforto e segurança aos passageiros, e resistir aos efeitos da
tração, compressão sofrida pelas barras, na montagem e na utilização da roda.
Ponte Akashi Kaikyo
YOUTUBE. Gigante da Engenharia - Ponte Akashi Kaikyo. 2013. Ponte Akashi Kaikyo.
Online. Visto em 12/04/2014. Proveniente da Wold Wide Web: <http://www.youtube.com/watch?v=8nFKBatzu5c>.
A ponte akashi Kaikyo, construída no japão é a ponte mais longa do mundo com
cerca de 4km de extensão, para ser criada foi usadas técnicas de sete pontes
construídas anteriormente, o material utilizado foi o ferro fundido, por ser um
material forte e leve, sua suspensão feita através de correntes de cabos de aço
com mais de um metro de diâmetro feito de milhares de fios de aço entrelaçados
ancorados em um túnel feito na rocha e suspensas por torres construídas sobre
estruturas chamadas caixão, estruturas de aço em forma circular, preenchidas de
concreto submersa na agua, estas torres, como precisavam ser muito altas por
causa do comprimento desmoronariam sob seu próprio peso, então foram usadas
placas de aço reunidas em células, cada torre é com posta de 30 seções de aço
unidas por solda e parafusos o aço é mais leve e permite que elas flexionem em
vez de partirem sob a tensão dos cabos, para evitar a torção causada pelo
vento, foi criado um modelo aerodinâmico, em um deck duplo com treliças de aço,
permitindo que o vento passe pelo centro. As torres feitas de aço são
flexíveis, se houver tremores as torres se moveis, amortecendo o efeito, dentro
de cada torre existem 20 pêndulos que praticamente anulam o efeito dos
tremores.
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