segunda-feira, 14 de abril de 2014

Resenhas de Estruturas Metálicas - Guilherme Ferreira Knischewski



National Geographic – Obras Incríveis, Aldar HQ
Abu Dhabi é uma das cidades mais ricas do mundo, e lá foi construído um grandioso edifício, o Aldar HQ, que foi encomendado por Mohamed Al Mubarak ao arquiteto Marwan Zgheib, que propôs a criação de uma ilha artificial para abrigar o edifício em formato esférico.
A criação do terreno exigiu a utilização de mais de 03 bilhões de metros cúbicos de areia provinda do oceano, retirada com o auxílio de dragas cortadoras equipadas com garras com 48 dentes de aço. A areia é recolhida e depois é bombeada até o local da obra por um cano flutuante.
Para a execução das fundações, os construtores tiveram de construir um muro diafragma, composto por painéis de concreto que são inseridos a uma profundidade de 16 metros e contendo 400 pilares. Os centros do prédio foram construídos utilizando-se uma técnica denominada slip-form, em que o concreto é inserido em um molde com a forma da estrutura que vai sendo erguido lentamente para a construção do próximo pavimento.
Um exoesqueleto composto por 2500 toneladas de aço foi construído para dar a forma esférica ao Aldar HQ, e para canalizar as forças atuantes através de seus feixes e junções no centro. Simultaneamente à execução do exoesqueleto, foram colocados os 85 banheiros pré fabricados com um guindaste.
Com seu formato esférico, o Aldar HQ alcança 125 metros de altura, e atrai olhares para a cidade de Abu Dhabi. A obra foi concluída com êxito, dentro do prazo e valor previsto.
National Geographic – Obras Incríveis, Burj Al Arab
Com mais de 320 metros de altura, o Burj Al Arab é o hotel mais alto e mais luxuoso do mundo, e fica situado no litoral de Dubai, contendo 202 suítes, com peso de 250.000 toneladas e construído sobre uma ilha artificial.
Os construtores inseriram cabos de aço no solo a uma profundidade de 20 metros, criando uma ensecadeira, e para selar a parede e manter a água do lado de fora, os construtores injetaram sob a areia cimento líquido.
Para a sustentação do edifício foram utilizadas 250 estacas de sustentação de concreto reforçadas com aço, colocadas em perfurações a uma grande profundidade na areia, valendo-se do atrito superficial.
Um exoesqueleto foi construído para sustentar as paredes do hotel com segurança contra ventos fortes e terremotos, com armações cada uma com 165 toneladas e 85 metros de comprimento. Para colocar a estrutura de aço em sua posição, foram utilizados cabos com uma força de resistência à ruptura de 225 toneladas, fixados nas extremidades da armação.
Na parte de trás do hotel, foram colocadas uma série de suportes de aço, os encaixes, para dar sustentação ao restaurante que se projeta para fora do edifício.
O Burj Al Arab, um projeto ambicioso, tornou-se o símbolo internacional da cidade de Dubai. Surpresa, luxo e inovação são palavras que definem a realização do hotel, que com sua singularidade e magnetismo, atrai turistas de todo o mundo.
National Geographic – Obras Incríveis, Ponte Millau
A ponte Millau é a ponte mais alta do mundo, e possui uma via expressa de 2,5 quilômetros de extensão, construída sobre o vale do rio Tarn, na França. Com custo de 478 milhões de dólares e pesando 36.000 toneladas, a ponte é sustentada por sete grandes pilares.
Para construir a fundação, a equipe de construtores utilizou 20.000 toneladas de concreto, despejados em um molde temporário preenchido com barras de aço para proporcionar resistência à tração. Com a necessidade de precisão milimétrica na construção da ponte, os responsáveis optaram pela utilização de equipamento GPS, com precisão de 04 milímetros.
           O passadiço foi construído em aço em terra firme, e depois colocado em seu lugar. Com o auxílio de um sistema hidráulico, cada uma das 2.200 seções com 90 toneladas cada e 22 metros de comprimento foi devidamente posicionada. Um conjunto de soquetes hidráulicos bombeou o passadiço de um lado para outro. A equipe ligou cento e cinqüenta e quatro cabos feitos de 91 feixes individuais de aço, com uma força de quebra de 15.000 toneladas.
           A ponte Millau foi inaugurada em 14 de Dezembro de 2004, e tornou-se um grande atrativo turístico com seus 343 metros de altura, e propiciando significativa melhora no trânsito da França. A obra foi concluída com êxito dentro do prazo e orçamento previsto em projeto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário