ENGENHARIA CIVIL
7º PERÍODO TURMA A
Anderson Lopes
da Silva
Construção de
túnel transatlântico
Sabemos que o
planeta Terra, 70% da superfície da Terra é de água. O visionário Frank
Davidson acredita que em um futuro não muito distante, pode existir uma forma
radical para atravessar os oceanos do mundo, uma forma que transformará para
sempre a maneira como concebemos nosso planeta. São mais de 5 mil km de oceano
separam o antigo do novo mundo. Um túnel transatlântico é considerado um dos
maiores projetos de construção já realizados. Seriam necessários recursos numa
escala nunca antes imaginada, cerca de um milhão de toneladas de aço, a
produção reunida de todas as siderúrgicas do mundo, durante o ano inteiro, mais
de 50 mil sessões de tuneis, cada uma pesando milhões de toneladas, presos ao
fundo do oceano, o curioso é que o custo seria surpreendentemente 12 trilhões
de dólares, e levaria mais de um século pra completar em condições de trabalho
das mais extremas do planeta. Mas terminado o túnel transatlântico mudaria para
sempre nossa forma de viajar, uma pessoa poderia viver facilmente de um lado do
oceano atlântico, e trabalhar do outro, praticamente um sonho impossível.
Frank Davidson não pensa ser assim tão difícil, é apenas uma questão de se acostumar a novas realidades.
Frank Davidson não pensa ser assim tão difícil, é apenas uma questão de se acostumar a novas realidades.
A ideia de um
túnel transatlântico vem trazendo grandes inspirações aos visionários por mais
de um século. Mas construir um túnel para levar passageiros através do
atlântico apresentaria desafios de proporções inconcebíveis, pois existem
vários fatores que tornam um projeto extremamente difícil, se não quase
impossíveis. As limitadas lacunas nas
condições climáticas para a construção, as grandes distâncias que seriam
atravessadas pra deslocar esses materiais e, é claro, o custo desse imenso
projeto. Difícil, perigoso e monstruosamente caro, mas não para alguns
visionários, o que consideram totalmente viáveis. O primeiro passo seria traçar
a rota mais prática.
Um túnel
transatlântico. Nada na terra pode se quer chegar perto de suas incríveis
proporções. Tudo desde as grandes pirâmides até a muralha da China seriam brinquedos
em comparação a ele pela sua grande movimentação e tempo de construção. E mesmo
assim apesar de seu custo astronômico e seus desafios técnicos, visionários,
como Frank Davidson, que acredita que um dia o túnel será uma realidade, apesar
de ser um problema muito difícil, o projeto não é de modo algum tão perigoso
quanto voar ate a lua. Se esse túnel for construído será uma das monarquias da
engenharia mundial. O que nos esquecemos, é o quão longe já chegamos, coisas
que são comuns hoje em dia eram consideradas inconcebíveis no passado.
Obra da engenharia
da Europa o viaduto de Millau é a ponte mais alta do mundo, sendo o elo que faltava
na rodovia que liga Paris ao Mediterrâneo. O filme nos mostra que o momento
final do viaduto é o mais delicado que liga os dois lados dessa obra, no vão
central, após quatro anos e meio de trabalho. A construção utiliza um sistema
inédito que desliza o que é construído em direção ao centro. Tudo é explicado
detalhadamente e de maneira didática, sendo de fácil compreensão e aprendizado.
Como um bônus, que adicionalmente nos mostra a construção do posto de pedágio
que tem um teto muito interessante e de difícil construção.
A maior usina
hidrelétrica do mundo é a mundialmente famosa Barragem das Três Gargantas,
construída no rio Yang-tsé, o maior rio da China.
Em 2009, a usina
de três gargantas conta com 26 turbinas instaladas, e sua capacidade concebida
da barragem passou a ser de 18.200 megawatts, ultrapassando a potência de Itaipú.
Diversas empresas brasileiras de consultoria participaram do projeto, tendo em
vista a vasta experiência do Brasil com as grandes usinas de Itaipu e Tucuruí,
dentre outras. Empresas brasileiras também participaram das obras civis. Com um
rígido controle de qualidade, para garantir que a obra não tenha
nenhum risco potencial na sua futura operação.
A obra das Três
Gargantas tem como funções a prevenção de enchentes, a geração de energia e
facilitar o transporte fluvial, por isso ela desempenha um papel importante no
desenvolvimento socioeconômico da China. Sua construção implicou o realojamento
de 1.300.000 pessoas em três fases (1997, 2003 e 2009).
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