domingo, 13 de abril de 2014


ENGENHARIA CIVIL 7º PERÍODO TURMA A

Anderson Lopes da Silva

Construção de túnel transatlântico

Sabemos que o planeta Terra, 70% da superfície da Terra é de água. O visionário Frank Davidson acredita que em um futuro não muito distante, pode existir uma forma radical para atravessar os oceanos do mundo, uma forma que transformará para sempre a maneira como concebemos nosso planeta. São mais de 5 mil km de oceano separam o antigo do novo mundo. Um túnel transatlântico é considerado um dos maiores projetos de construção já realizados. Seriam necessários recursos numa escala nunca antes imaginada, cerca de um milhão de toneladas de aço, a produção reunida de todas as siderúrgicas do mundo, durante o ano inteiro, mais de 50 mil sessões de tuneis, cada uma pesando milhões de toneladas, presos ao fundo do oceano, o curioso é que o custo seria surpreendentemente 12 trilhões de dólares, e levaria mais de um século pra completar em condições de trabalho das mais extremas do planeta. Mas terminado o túnel transatlântico mudaria para sempre nossa forma de viajar, uma pessoa poderia viver facilmente de um lado do oceano atlântico, e trabalhar do outro, praticamente um sonho impossível.
          Frank Davidson não pensa ser assim tão difícil, é apenas uma questão de se acostumar a novas realidades.

A ideia de um túnel transatlântico vem trazendo grandes inspirações aos visionários por mais de um século. Mas construir um túnel para levar passageiros através do atlântico apresentaria desafios de proporções inconcebíveis, pois existem vários fatores que tornam um projeto extremamente difícil, se não quase impossíveis. As limitadas lacunas  nas condições climáticas para a construção, as grandes distâncias que seriam atravessadas pra deslocar esses materiais e, é claro, o custo desse imenso projeto. Difícil, perigoso e monstruosamente caro, mas não para alguns visionários, o que consideram totalmente viáveis. O primeiro passo seria traçar a rota mais prática.

Um túnel transatlântico. Nada na terra pode se quer chegar perto de suas incríveis proporções. Tudo desde as grandes pirâmides até a muralha da China seriam brinquedos em comparação a ele pela sua grande movimentação e tempo de construção. E mesmo assim apesar de seu custo astronômico e seus desafios técnicos, visionários, como Frank Davidson, que acredita que um dia o túnel será uma realidade, apesar de ser um problema muito difícil, o projeto não é de modo algum tão perigoso quanto voar ate a lua. Se esse túnel for construído será uma das monarquias da engenharia mundial. O que nos esquecemos, é o quão longe já chegamos, coisas que são comuns hoje em dia eram consideradas inconcebíveis no passado.

 Viaduto de Millau

Obra da engenharia da Europa o viaduto de Millau é a ponte mais alta do mundo, sendo o elo que faltava na rodovia que liga Paris ao Mediterrâneo. O filme nos mostra que o momento final do viaduto é o mais delicado que liga os dois lados dessa obra, no vão central, após quatro anos e meio de trabalho. A construção utiliza um sistema inédito que desliza o que é construído em direção ao centro. Tudo é explicado detalhadamente e de maneira didática, sendo de fácil compreensão e aprendizado. Como um bônus, que adicionalmente nos mostra a construção do posto de pedágio que tem um teto muito interessante e de difícil construção.

 Hidrelétrica de três gargantas

 Iniciada a construção da Usina das Três Gargantas em 1993 até fins de 2004, 4 turbinas entraram em funcionamento.

A maior usina hidrelétrica do mundo é a mundialmente famosa Barragem das Três Gargantas, construída no rio Yang-tsé, o maior rio da China.

Em 2009, a usina de três gargantas conta com 26 turbinas instaladas, e sua capacidade concebida da barragem passou a ser de 18.200 megawatts, ultrapassando a potência de Itaipú. Diversas empresas brasileiras de consultoria participaram do projeto, tendo em vista a vasta experiência do Brasil com as grandes usinas de Itaipu e Tucuruí, dentre outras. Empresas brasileiras também participaram das obras civis. Com um rígido controle de qualidade, para garantir que a obra não tenha nenhum risco potencial na sua futura operação.

A obra das Três Gargantas tem como funções a prevenção de enchentes, a geração de energia e facilitar o transporte fluvial, por isso ela desempenha um papel importante no desenvolvimento socioeconômico da China. Sua construção implicou o realojamento de 1.300.000 pessoas em três fases (1997, 2003 e 2009).
 
Anderson Lopes da Silva, Engenharia Civil 7º Período Turma A.

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