segunda-feira, 14 de abril de 2014

RESENHA ;Raul Fábio



RAUL FÁBIO JUSTINO

O Canal do Panamá
O Canal do Panamá é um canal marítimo com 81 quilômetros de extensão, que corta o istmo do Panamá, ligando assim o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico, no Panamá. O canal é considerado como um ponto importante para o comércio internacional devido à grande diminuição do percurso feito pelos navios. O canal começou a ser construído em 1880 e foi terminado em 1914. Os Estados Unidos e a China são os principais usuários do canal.
O canal do panamá possui dois grupos de eclusas no lado do Pacífico e outro grupo no lado do Atlântico. Neste último, as portas maciças de aço das eclusas triplas de Gatún têm 140 metros de altura e pesa 745 toneladas cada uma, mas são tão bem contrabalançadas que um motor de 56kw é suficiente para abri-las e reabri-las. Os navios são dirigidos ao interior das eclusas por pequenos aparelhos ferroviários.  Por ano passam pelo canal cerca de 20 mil navios. As principais trajetórias saem do litoral leste norte-americano com destino, principalmente, à costa oeste da América do Sul, há também fluxo da origem europeia para a costa oeste dos EUA e do Canadá. Concluídas as obras complementares, quando o canal entrou finalmente em atividade, a 15 de agosto de 1994 constituía-se numa maravilha tecnológica.
Esta em curso um projeto de ampliação do canal do Panamá, com a construção de uma nova hidrovia, que permitirá a passagem de navios muito maiores que os atuais, serão chamados: post-panamax. Segundo o projeto o novo canal do panamá será inaugurado durante as festividades dos 100 anos do primeiro canal. O plano de expansão consiste em criar um novo conjunto de comportas paralelo às existentes, para ser operado simultaneamente junto às comportas atuais. As novas comportas estão projetadas para entrar em funcionamento em 2014, aniversário de centenário das comportas atuais.

Túnel Transatlântico
 Um sonho bem ambicioso num futuro próximo, em meados do ano 2200 poderá haver outra maneira de atravessar o oceano Atlântico. O túnel Transatlântico seria um dos projetos mais ambiciosos levados a cabo de todo o sempre. Atingindo a velocidade assustadora de 8000K/h o túnel conseguia concretizar a viagem de Nova Iorque/ Londres em apenas 40min. No futuro se existir o tal túnel seria possível viver nos Estados Unidos e ter um emprego em Londres e vice-versa. Frank Davidson, engenheiro civil e pesquisador de túneis, diz que seria possível fazê-lo (ao túnel). Frank Davidson afirma que o túnel transatlântico esta dentro do alcance da tecnologia e engenheira e que é só a questão de nos habituarmos há idéia. Mas voltando á atualidade, outro engenheiro chamado Walt Mcanne, afirma que existem muitos fatores que tornam este projeto muito difícil para não dizer impossível. O clima do oceano atlântico, as distancias que seriam transportados os materiais e o custo, seriam os principais contratempos. O primeiro passo a tomar, diz Walt, seria fazer uma trajetória mais simples, pratica e curta , já que cada quilometro de túnel iria custar 6 milhões de euros.



Viaduto de millau

Grande ponte suspensa por cabos que facilita a travessia do vale dório tarn, próximo de Millau no sudoeste da França. Atravessando quase 2.5km no Rio Tarn no Sul da França, o viaduto de Millau está programado para se transformar na ponte mais alta do mundo. Desenvolvido pelo arquiteto Lord Norman Foster, a ponte de cabo fixa de seis pistas. Sustentado por dois pontos de âncora nos dois lados, e sete pilares, a travessia passa pelo Vale Tarn a uma altura de 245m. No total, o projeto consumiu 19.000 toneladas de aço reforçado de concreto, 5.000 toneladas de aço reforçado para cabos, e 85.000 metros cúbicos de concreto – o suficiente para encher o Hall Albert de Londres.
Durante a construção, sete pilares intermediárias temporárias foram necessárias entre os pilares permanentes de concreto para que o de que fosse ‘lançado’ através do desfiladeiro de coluna a coluna. Cada uma das sete seções atravessa 350 metros.
Para compensar a expansão e contração, cada coluna divide-se em duas colunas mais finas e flexíveis debaixo da pista de rodovia. Isso cria uma estrutura em forma de A sobre o nível do de que, afinando a silhueta da ponte, reduzindo seu impacto na paisagem ao redor. Desenvolvido para suportar as mais extremas condições do tempo e atividade sísmica, o viaduto Millau tem uma garantia de 120 anos. Para proteger motoristas de ventos violentos, a estrutura foi equipada com telas protetoras e fortes barreiras de colisão.

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