domingo, 13 de abril de 2014

RESENHAS ESTRUTURAS METÁLICAS

Resenhas- Estruturas Metálicas. Bruna Marília-7º Período Eng. Civil
Obras Incríveis - Aldar HQ – O edifício esférico
            Aldar HQ foi o primeiro arranha céu esférico construído no mundo, na cidade de Abu Dhabi, nos emirados árabes unidos. O objetivo de sua construção foi fazer com que Abu Dhabi fosse vista mundialmente, e assim ela pudesse se expandir e se desenvolver.
            Durante o processo de execução do projeto do Aldar HQ, a equipe de construção passou por vários desafios, dentre os quais a construção do terreno onde seria construído o edifício, já que o local escolhido para a sua construção era no meio do mar, para isso foram utilizados 3000 m³ de areia. Como o prazo de execução do prédio, era muito curto, apenas 30 meses, a equipe de construção iniciou a execução das fundações antes mesmo dos projetos ficarem prontos. Construíram uma barreira sólida, chamada de muro D, para segurar a areia solta e a água que se formava, garantindo que o solo dentro da barreira pudesse ser removido. Após a construção dessa barreira, construíram as fundações com cerca de 400 pilares e com um bloco de concreto, chamado plataforma flutuante, para criar uma barreira contra a água e distribuir igualmente o peso do Aldar HQ. Além disso, foram construídos dois centros iguais de concreto, reforçados com 65.000 toneladas de aço, para suportar toda a carga da estrutura. Outro desafio enfrentado pela equipe de construção, foi construir a casca externa do prédio, que tinha que ter o formato de uma concha, janelas do piso até o teto e uma visão panorâmica do golfo pérsio. Para isso, a solução encontrada foi a construção de um hexo esqueleto especializado de aço, que se tratava de uma moldura forte de aço, que daria ao Aldar HQ sua forma única e canalizaria suas forças através de seus feixes e junções no centro. Foram cortados e soldados 2.500 toneladas de aço, e construídas uma série de sessões de aço em formato de A, pesando até 30 toneladas cada uma, que foram conectadas formando as curvas da estrutura. Durante o processo de execução da cobertura de vidros da estrutura, o teto de aço teve que ficar temporariamente descoberto, para possibilitar a colocação dos banheiros pré-moldados da obra, o que ocasionou o afundamento do aço do teto em 150 mm, e fez com que ele ficasse fora do formato de arco. Para solucionar o problema a equipe de construção levantou todo o teto de 200 toneladas até 170 metros utilizando macacos hidráulicos e o encaixou na posição correta.
            Assim, contra todas as expectativas, após 30 meses, o Aldar HQ, ficou pronto, um triunfo da engenharia, principalmente quanto às tecnologias empregadas em relação à estruturas de aço e construção de terras. Uma obra de arte, que revelou Abu Dhabi para o mundo.
Obras Incríveis- Ponte de Millau
            A ponte de Millau, foi construída na cidade de Millau, na França, com o objetivo de minimizar o engarrafamento e melhorar o trânsito daquela região, principalmente na época do verão, já que nesta cidade passa a via expressa que liga Paris diretamente à Espanha, portanto o trânsito em Millau era intenso.
            A ponte tinha que ser projetada de modo à suportar as forças da natureza, o tráfego de veículos, o próprio peso e ainda tinha que ficar com uma paisagem bonita e delicada. O projeto do engenheiro foi o de uma ponte que tinha apenas um grupo de cabos de aço sustentando o passadiço, conseguindo com isso que a linha remanescente fosse forçada à fazer duas vezes o seu trabalho, e o mais dramático, em vez de uma única envergadura principal, os 2,5 km da ponte de Millau precisariam de uma série completa de 7 pilares para a sustentarem sobre o vale, e tudo isso tendo que ser construído à 700 metros acima do solo. A 1ª fase da construção da ponte foi a construção dos pilares, que tinham forma geométrica difícil, e foram feitos de concreto e reforçados com uma moldura de barras de aço. A 2ª fase foi colocar sobre esses pilares uma rodovia de 2,5 km, pesando 36.000 toneladas e à 270 metros de altura. Como o risco de se construir à essa altura é muito grande, a equipe de construção decidiu construir todo o passadiço em terra firme, ou seja todo em aço. Foram construídas com enorme precisão cercas de 2.200 enormes sessões de aço, algumas com até 22 metros de comprimento, que formaram o passadiço. Também foram construídos enormes tubos quadrados de aço, que são a parte central que torna o passadiço rígido e painéis triangulares laterais de aço, que foram soldados de cada lado para criar a largura de uma rodovia de 4 pistas. As sessões do passadiço, foram soldadas uma parte de cada lado da ponte e assim formaram duas metades de passadiço, onde cada metade do passadiço foi colocada sobre o primeiro pilar de cada extremidade da ponte e à partir daí empurraram cada metade do passadiço até o centro,por meio de um sistema de lançamento em cima dos pilares, utilizando soquetes hidráulicos. Para esse procedimento, foram construídas torres de aço provisórias, entre os pilares, diminuindo o vão entre eles para 171 metros, uma distância mais fácil de trabalhar. Após 14 meses de lançamento, os dois passadiços foram unidos, mas a equipe de construção percebeu um problema: o aço flexível, teve várias ondulações, e para solucionar o problema, a equipe recorreu à pilares e cabos de aço, para empurrar o passadiço para frente, sendo que cada pilar tinha 90 metros e 700 toneladas.
            Assim, após pouco mais de 3 anos a ponte mais alta do mundo ficou pronta, e um dos pontos que deve ser mais comemorado na sua construção, foi o fato de não ter acontecido nenhum acidente grave durante a sua execução, apenas ferimentos leves. Além disso, a ponte mais alta e mais longa do mundo se tornou um ponto turístico e melhorou o trânsito da cidade de Millau, além de proporcionar ao motorista a incrível sensação de estar voando sobre as nuvens.
Mega Construções- Expansão do Porto de Rotterdam
            A expansão do Porto de Rotterdam, localizado na Holanda, foi o maior projeto de construção de terra da Europa. O objetivo da expansão do porto foi o fato do transporte de cargas ter triplicado nas últimas décadas e o tamanho dos navios ter aumentado, chegando até 400 metros de comprimento. Com a expansão, o tamanho do porto foi duplicado através da construção de 12 km de novas docas, uma bacia de evolução grande suficiente para os maiores navios do mundo, e 7.000 m² de espaço para 14 milhões de containeres adicionais a cada ano.
            Porém, Rotterdam não tinha mais uma orla marítima para se construir, por isso os engenheiros precisaram construir 7.000 m² de terra, na qual foram utilizadas dragagens que moveram 500 milhões de toneladas de areia do fundo do Mar do Norte para a margem do porto existente, onde a equipe de construção posicionava tubos de aço de 9 metros de comprimento, que bombeavam a areia para onde era necessário. Além disso, escavadeiras abriam canais por onde a areia misturada com água passava, se espalhando por toda a área. Também, construíram uma nova parede de cais no porto, que possui 1,2 km de extensão e 42 metros de profundidade, totalmente enterrada na areia. Para a sua construção foram utilizadas 150 sessões de concreto e estruturas de vergalhões, que proporcionam à parede de cais sua resistência à tração. Todas essas estruturas de vergalhões utilizadas, foram feitas por centenas de seguimentos individuais de aço, onde cada junta de aço foi precisamente soldada, para manter a segurança da estrutura.
            A expansão do Porto de Rotterdam, sem dúvida é uma obra incrível, onde a Holanda foi aumentada em 200.000 m² por semana. Além de que com essa expansão o Porto de Rotterdam continuou sendo o maior porto da Europa e a economia da Holanda foi aumentada significamente


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