Resenhas-
Estruturas Metálicas. Bruna Marília-7º Período Eng. Civil
Obras Incríveis - Aldar HQ – O edifício
esférico
Aldar
HQ foi o primeiro arranha céu esférico construído no mundo, na cidade de Abu
Dhabi, nos emirados árabes unidos. O objetivo de sua construção foi fazer com
que Abu Dhabi fosse vista mundialmente, e assim ela pudesse se expandir e se
desenvolver.
Durante o processo de execução do
projeto do Aldar HQ, a equipe de construção passou por vários desafios, dentre
os quais a construção do terreno onde seria construído o edifício, já que o
local escolhido para a sua construção era no meio do mar, para isso foram
utilizados 3000 m³ de areia. Como o prazo de execução do prédio, era muito
curto, apenas 30 meses, a equipe de construção iniciou a execução das fundações
antes mesmo dos projetos ficarem prontos. Construíram uma barreira sólida,
chamada de muro D, para segurar a areia solta e a água que se formava,
garantindo que o solo dentro da barreira pudesse ser removido. Após a
construção dessa barreira, construíram as fundações com cerca de 400 pilares e
com um bloco de concreto, chamado plataforma flutuante, para criar uma barreira
contra a água e distribuir igualmente o peso do Aldar HQ. Além disso, foram
construídos dois centros iguais de concreto, reforçados com 65.000 toneladas de
aço, para suportar toda a carga da estrutura. Outro desafio enfrentado pela
equipe de construção, foi construir a casca externa do prédio, que tinha que
ter o formato de uma concha, janelas do piso até o teto e uma visão panorâmica
do golfo pérsio. Para isso, a solução encontrada foi a construção de um hexo
esqueleto especializado de aço, que se tratava de uma moldura forte de aço, que
daria ao Aldar HQ sua forma única e canalizaria suas forças através de seus
feixes e junções no centro. Foram cortados e soldados 2.500 toneladas de aço, e
construídas uma série de sessões de aço em formato de A, pesando até 30
toneladas cada uma, que foram conectadas formando as curvas da estrutura.
Durante o processo de execução da cobertura de vidros da estrutura, o teto de
aço teve que ficar temporariamente descoberto, para possibilitar a colocação dos
banheiros pré-moldados da obra, o que ocasionou o afundamento do aço do teto em
150 mm, e fez com que ele ficasse fora do formato de arco. Para solucionar o
problema a equipe de construção levantou todo o teto de 200 toneladas até 170
metros utilizando macacos hidráulicos e o encaixou na posição correta.
Assim, contra todas as expectativas,
após 30 meses, o Aldar HQ, ficou pronto, um triunfo da engenharia,
principalmente quanto às tecnologias empregadas em relação à estruturas de aço
e construção de terras. Uma obra de arte, que revelou Abu Dhabi para o mundo.
Obras Incríveis- Ponte de Millau
A
ponte de Millau, foi construída na cidade de Millau, na França, com o objetivo
de minimizar o engarrafamento e melhorar o trânsito daquela região,
principalmente na época do verão, já que nesta cidade passa a via expressa que
liga Paris diretamente à Espanha, portanto o trânsito em Millau era intenso.
A ponte tinha que ser projetada de
modo à suportar as forças da natureza, o tráfego de veículos, o próprio peso e
ainda tinha que ficar com uma paisagem bonita e delicada. O projeto do
engenheiro foi o de uma ponte que tinha apenas um grupo de cabos de aço
sustentando o passadiço, conseguindo com isso que a linha remanescente fosse
forçada à fazer duas vezes o seu trabalho, e o mais dramático, em vez de uma
única envergadura principal, os 2,5 km da ponte de Millau precisariam de uma
série completa de 7 pilares para a sustentarem sobre o vale, e tudo isso tendo
que ser construído à 700 metros acima do solo. A 1ª fase da construção da ponte
foi a construção dos pilares, que tinham forma geométrica difícil, e foram
feitos de concreto e reforçados com uma moldura de barras de aço. A 2ª fase foi
colocar sobre esses pilares uma rodovia de 2,5 km, pesando 36.000 toneladas e à
270 metros de altura. Como o risco de se construir à essa altura é muito
grande, a equipe de construção decidiu construir todo o passadiço em terra
firme, ou seja todo em aço. Foram construídas com enorme precisão cercas de
2.200 enormes sessões de aço, algumas com até 22 metros de comprimento, que
formaram o passadiço. Também foram construídos enormes tubos quadrados de aço,
que são a parte central que torna o passadiço rígido e painéis triangulares
laterais de aço, que foram soldados de cada lado para criar a largura de uma
rodovia de 4 pistas. As sessões do passadiço, foram soldadas uma parte de cada
lado da ponte e assim formaram duas metades de passadiço, onde cada metade do
passadiço foi colocada sobre o primeiro pilar de cada extremidade da ponte e à
partir daí empurraram cada metade do passadiço até o centro,por meio de um
sistema de lançamento em cima dos pilares, utilizando soquetes hidráulicos.
Para esse procedimento, foram construídas torres de aço provisórias, entre os
pilares, diminuindo o vão entre eles para 171 metros, uma distância mais fácil
de trabalhar. Após 14 meses de lançamento, os dois passadiços foram unidos, mas
a equipe de construção percebeu um problema: o aço flexível, teve várias
ondulações, e para solucionar o problema, a equipe recorreu à pilares e cabos
de aço, para empurrar o passadiço para frente, sendo que cada pilar tinha 90
metros e 700 toneladas.
Assim, após pouco mais de 3 anos a
ponte mais alta do mundo ficou pronta, e um dos pontos que deve ser mais
comemorado na sua construção, foi o fato de não ter acontecido nenhum acidente
grave durante a sua execução, apenas ferimentos leves. Além disso, a ponte mais
alta e mais longa do mundo se tornou um ponto turístico e melhorou o trânsito
da cidade de Millau, além de proporcionar ao motorista a incrível sensação de
estar voando sobre as nuvens.
Mega Construções- Expansão do Porto de
Rotterdam
A
expansão do Porto de Rotterdam, localizado na Holanda, foi o maior projeto de
construção de terra da Europa. O objetivo da expansão do porto foi o fato do
transporte de cargas ter triplicado nas últimas décadas e o tamanho dos navios
ter aumentado, chegando até 400 metros de comprimento. Com a expansão, o
tamanho do porto foi duplicado através da construção de 12 km de novas docas,
uma bacia de evolução grande suficiente para os maiores navios do mundo, e 7.000
m² de espaço para 14 milhões de containeres adicionais a cada ano.
Porém, Rotterdam não tinha mais uma
orla marítima para se construir, por isso os engenheiros precisaram construir
7.000 m² de terra, na qual foram utilizadas dragagens que moveram 500 milhões
de toneladas de areia do fundo do Mar do Norte para a margem do porto
existente, onde a equipe de construção posicionava tubos de aço de 9 metros de
comprimento, que bombeavam a areia para onde era necessário. Além disso,
escavadeiras abriam canais por onde a areia misturada com água passava, se
espalhando por toda a área. Também, construíram uma nova parede de cais no
porto, que possui 1,2 km de extensão e 42 metros de profundidade, totalmente
enterrada na areia. Para a sua construção foram utilizadas 150 sessões de
concreto e estruturas de vergalhões, que proporcionam à parede de cais sua
resistência à tração. Todas essas estruturas de vergalhões utilizadas, foram
feitas por centenas de seguimentos individuais de aço, onde cada junta de aço
foi precisamente soldada, para manter a segurança da estrutura.
A expansão do Porto de Rotterdam,
sem dúvida é uma obra incrível, onde a Holanda foi aumentada em 200.000 m² por
semana. Além de que com essa expansão o Porto de Rotterdam continuou sendo o
maior porto da Europa e a economia da Holanda foi aumentada significamente
Nenhum comentário:
Postar um comentário