sábado, 12 de abril de 2014

Resenha do seriado Obras Incríveis – Aldar HQ

Obras Incríveis – Aldar HQ - National Geographic
   O príncipe de Dubai, querendo mais uma vez surpreender todo o mundo, coloca em pratica uma das construções mais incríveis da arquitetura civil, A criação de um prédio que deixasse todos boquiabertos, fazendo assim com que os arquitetos projetassem o Aldar HQ, um prédio que fugiu totalmente do padrão quadrado dos prédios que estamos acostumados a ver. O Aldar HQ chama a atenção do mundo pela sua forma arredondada, construído em Abu Dhabi nos Emirados Árabes, o prédio de 23 escritórios tem 110 metros de altura e é considerada por muitos críticos uma nova forma de pensarmos perante grandes construções. O Aldar HQ é um projeto simples, mais muito ousado, um arranha-céu redondo, mais alto do que a estátua da liberdade, com uma área de vidro curvo cobrindo o equivalente a quatro campos de futebol. O projeto foi inspirado em duas paredes de vidros curvos, gigantes e circulares, abertas no meio como se fosse uma concha, o que faz cada vez mais, nós engenheiros aceitarem que a arquitetura nada mais é do que a imitação da natureza.
   Quando os engenheiros começaram a execução das obras do Aldar HQ, começaram a surgir os problemas, como o Aldar HQ era muito parecido com uma moeda, os engenheiros começaram a ter que tomas difíceis decisões ,pois como uma moeda não consegue parar em pé sozinha, o Aldar HQ certamente passaria por estes mesmos problemas, pois a tendência do mesmo era de não conseguir sua inércia na posição vertical, sem que fosse preciso um reforço em toda a sua estrutura, pois o circulo precisaria ser equilibrado. Sendo assim os engenheiros se voltam para antiga escola de geometria, utilizando o principio da proporção para a construção do mesmo. Más o arranha-céu em si não é um dos maiores desafios, mais sim o local proposto para sua construção, um arranha-céu no meio do oceano. Com o local já definido em projeto, os engenheiros se voltaram para a construção de uma ilha artificial que fosse capaz de aguentar o enorme peso deste edifício composto basicamente de concreto, vidro e aço. Apos 8 meses ininterruptos a ilha para a construção do Aldar HQ está pronta e o mesmo já pode ser construído.
   Contando com apenas 30 meses para a construção do Aldar HQ.os engenheiros lutam contra o relógio para a entrega do projeto, mas a planta ainda está em fase de acabamento, o que fez os engenheiros começarem sua execução antes mesmo dos projetos prontos.Com sua fundação extremamente especial, por atrito ao solo, foram cravas inúmeras estacas que se fixavam ao mesmo. E também preocupados com os fortes ventos que incidiam frontalmente com as enormes paredes de vidro, foram realizados inúmeros ensaios em laboratórios para saber se o Aldar HQ suportaria a fúria da mãe natureza.Com todos os testes dando positivo icicia-se a construção de uma das mais modernas obras de engenharia civil; utilizando um concreto altamente especial, o Aldar HQ começa a surgir no horizonte desta cidade que quer ser reconhecida mundialmente pelas suas fantásticas construções. O Aldar HQ precisará de dois centros de concreto para ter uma estabilidade extra, as espinhas dorsais gêmeas irão se erguer simultaneamente atingindo impressionantes 125 metros de altura, desde o primeiro bloco de concreto até o nível 23, e reforçadas com 6,500 toneladas de aço, estes centros transferirão as cargas para os pilares, onde serão todas descarregadas nas super fundações.  
    Após 1 ano de construção dos dois esqueletos do prédio começa a construção da fachada do prédio, o qual seria todo revestido com vidro, onde enormes painéis curvos de vidros seriam encaixados um por um fazendo com que o Aldar HQ se tornasse uma das obras mais lindas da engenharia civil. Após meses de grandes problemas, como o retorção do aço devido ao sol forte do deserto, os engenheiros conseguem entregar o Aldar HQ no tempo programado.
    Sempre que vejo imagens das construções erguidas no meio do deserto dos Emirados Árabes Unidos, geralmente em Dubai, fico na dúvida se são reais ou projetos criados no computador. Olhar esses edifícios nos coloca num filme de ficção científica futurista,

Um comentário: