Obras Incríveis
VIADUTO MILLAU, O MAIS
ALTO DO MUNDO.
O Viaduto
de Millau é uma gigantesca ponte suspensa por cabos que
atravessa o vale do rio Tarn, próximo de Millau, no sudoeste
da França. Projetada pelo arquiteto inglês Norman Foster e pelo
engenheiro francês Michel Virlogeux, é a mais alta ponte aberta ao tráfego de
veículos do mundo, ela tem seus 2460 metros de comprimento e 343 metros de
altura o Viaduto Millau é o mais alto do mundo. A imensa construção foi a
solução encontrada para ligar as cidades de Clermont- Fernaud e Beziers, na
França Foi
inaugurada em 14 de dezembro de 2004 e aberta ao tráfego
dois dias depois.
Pude perceber também que , as maiores dificuldades encontradas pelo engenheiro foram: Deslizamentos de terras, ventos muitos fortes e grandes tempestades. A obra começou em dezembro de 2001, geólogos alertaram sobre deslizamentos de terras naquela área, porém a construção seguiu em frente. Logo no início da obra uma tempestade provocou um grande deslizamento de terra, alertando-os sobre esse perigo na região. A ponte foi construída para dar continuidade a via expressa que liga diretamente Franca e à Espanha, entretanto a via passava por dentro de Millau em função do grande vale do rio Tarn, causando grandes congestionamentos. Na construção da ponte foi necessário aproximadamente duzentas mil toneladas de concreto, uma quantidade absurdamente grande. Após a difícil construção dos gigantescos pilares, a próxima etapa foi a colocação das seções sobre os pilares. A cada etapa da obra as dificuldades iam aumentando e os desafios surgindo, a ponte de Millau em todas etapas de sua construção foi algo pioneiro na engenharia Civil. Após 3 anos a ponte seria testada para verificar se seus cálculos estavam corretos. Com 28 caminhões e um peso de novecentas toneladas a ponte é testada e passa com sobra nos testes.
Pude perceber também que , as maiores dificuldades encontradas pelo engenheiro foram: Deslizamentos de terras, ventos muitos fortes e grandes tempestades. A obra começou em dezembro de 2001, geólogos alertaram sobre deslizamentos de terras naquela área, porém a construção seguiu em frente. Logo no início da obra uma tempestade provocou um grande deslizamento de terra, alertando-os sobre esse perigo na região. A ponte foi construída para dar continuidade a via expressa que liga diretamente Franca e à Espanha, entretanto a via passava por dentro de Millau em função do grande vale do rio Tarn, causando grandes congestionamentos. Na construção da ponte foi necessário aproximadamente duzentas mil toneladas de concreto, uma quantidade absurdamente grande. Após a difícil construção dos gigantescos pilares, a próxima etapa foi a colocação das seções sobre os pilares. A cada etapa da obra as dificuldades iam aumentando e os desafios surgindo, a ponte de Millau em todas etapas de sua construção foi algo pioneiro na engenharia Civil. Após 3 anos a ponte seria testada para verificar se seus cálculos estavam corretos. Com 28 caminhões e um peso de novecentas toneladas a ponte é testada e passa com sobra nos testes.
A MAIOR PLATAFORMA DE
PETRÓLEO DO MUNDO
Troll A é uma
plataforma em alto mar de gás natural, localizada no campo de gás Troll, na
costa oeste da Noruega. É a mais alta construção que já foi transferida para
outra posição, em relação á superfície da Terra. Ela esta entre os projetos de
engenharia maiores e mais complexos da história. A quantidade de aço utilizada equivale a 14
torres Eiffel, 100 mil toneladas de aço, e 245 mil metros cúbicos de concreto.
A Troll A
esta á 303 metros de profundidade, e para estabiliza-la esta afundada no leito
marinho, 35 metros enterrado no fundo. Ela tem uma altura de 472 metros , tem
um peso de 656 mil toneladas. Percebi, que para se deslocar do convés principal
até sua base no fundo, o elevador gasta 9 minutos, sem falar que, as paredes
das colunas tem 1 metro de espessura de concreto. Durante toda sua construção ,
2000 mil operários trabalharam dia e noite, durante anos.
Esse tipo de projeto foi escolhido devido ás duras condições climáticas
do Mar da Noruega, como: O gelo, os ventos fortes e gelados e suas ondas monstruosas.
Esta construção e instalação, demandou custos de 16 bilhões de dólares. Foi
elaborada nos anos 90 e até então o maior projeto da indústria do petróleo.
A MAIOR PONTE SUSPENSA DO MUNDO SOBRE ÁGUA
A Ponte Qingdao Haiwan, na China, é a maior ponte
do mundo sobre a água, com 42,5 km de extensão. Localizada na República Popular
da China, foi construída em apenas quatro anos, com a construção iniciada em
2007 e posteriormente inaugurada em 30/06/2011. Essa ponte é suportada por mais
de 5.000 pilares, 35 metros de largura, transportando seis pistas. A ponte tem 42.500 metros de extensão,
superando a antiga recordista, Ponte do Lago Pontchartrain, nos Estados Unidos,
em aproximadamente quatro quilômetros . Custou cerca de, R$ 3,6 bilhões de
reais e pode aguentar grandes terremotos , tufões e até uma batida de navio de
ate 300.000 toneladas. Trabalharam nesta obra, pelo menos 10.000 pessoas. Foram
usados 450 mil toneladas de aço e 2,3 milhões de metros cúbicos de concreto.
Essa importante obra Qingdao Bridge teve a importante missão de ligar a cidade de Qingdao no leste da China
de Shandong província com o suburbano Huangdao Distrito através das águas da
parte norte da Baía de Kiauchau.
Nome: Wesley Kelsen de Morais Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário