sexta-feira, 11 de abril de 2014

Resenha: DUBAI, PALÁCIO DOS SONHOS


A construção do luxuoso hotel Burj Al Arab iniciou-se em 1994, em Dubai, e teve duração de 5 anos.  Ele foi projetado com o intuito de ser um ícone da transformação de Dubai e também, ser o hotel mais alto do mundo com 321 metros. 
Construído sobre uma ilha artificial, ele tem o formato de uma vela de barco.  Para suportarem os ventos fortes e terremotos, as paredes de concreto não seriam suficientes.  Assim, foi feita uma gigantesca estrutura de aço do lado externo do edifício principal.  Uma serie de grandes armações diagonais que ligam dois imensos arcos de aço ao centro de concreto na parte de trás do edifício.  Elas deveriam ser muito fortes para manter tudo no lugar.  O transporte delas foi complicado devido ao seu tamanho e peso. Cada armação pesa 165 toneladas e possui 85 metros de comprimento. 
Para a colocação dessas armações, elas deveriam ser levantadas por inteiro há uma altura de 200 metros. Outro problema encontrado na colocação foi a expansão térmica devido ao clima de Dubai. 
Para suportar as vibrações perigosas causadas pelo vento, foram instalados amortecedores de massa dentro da estrutura de aço externa.
Outro desafio foi a construção do restaurante que pareça estar suspenso no ar, sem qualquer tipo de sustentação visível.  Como ele seria preso fora do centro de gravidade da estrutura de suporte, foi necessário colocar 10 enormes vigas de aço para suporte.
Com o vídeo podemos perceber que o design do hotel Burj Al Arab só foi possível devido ao uso e inovações na parte de estruturas metálicas.

FONTE: Dubai, Palácio dos Sonhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário