domingo, 13 de abril de 2014

Resenha da série Obras Incríveis



OBRAS INCRÍVEIS: A TORRE INCLINADA DE ABU DHABI
         A torre de Pisa, Itália, é uma estrutura mundialmente conhecida pela sua inclinação, mesmo que isto não tenha se projetado. Mas na cidade de Abu Dhabi, um edifício foi projetado com este objetivo, o edifício Capital Gate, destinado a ramo de hotelaria e comercial, a torre apresenta uma inclinação quatro vezes maior que a torre de Pisa.
        Entregue no final de 2010, o edifício de 160 metros de altura conta com 35 andares, em uma área de 53.100 metros quadrados. Mas para construir uma estrutura de tal porte, não foi fácil, foram necessárias quase 400 estacas de concreto. Que para vencer a gravidade lidam de dois modos diferentes, do lado inclinado metades das estacas trabalham empurrando as forças para o chão, do lado oposto o restante das estacas estão mais profundas no solo a fim de impedir as forças que puxam o prédio do solo.
         Para o apoio do edifício foi necessário à construção de um núcleo inovador, este apresentando uma curvatura de 350 mm à direção oposta para a inclinação do prédio. Necessitando de maior reforço 146 tendões de aço foram passados verticalmente pelo concreto, onde depois de esticados, o estresse anula o empuxo ocasionado pela forte inclinação, e assim evitando o rompimento da estrutura. Envolvendo o núcleo foi utilizada uma gigantesca malha de aço em formas de vigas que se conectam originando uma seção cruciforme, com 720 seções interligadas.
        Nesta obra pode-se constatar que independentes dos obstáculos a serem vencidos não a limites para inovações na engenharia. E a cada dia novas estruturas são projetas para serem únicas e revolucionarias.

OBRAS INCRÍVEIS: BURJ KHALIFA, O EDIFÍCIO MAIS ALTO DO MUNDO
       Na cidade de Dubai, Emirados Árabes, localiza-se o edifício Burj Khalifa o alto do mundo. Com 828 metros de altura, 160 andares estão dispostos sobre uma área de 334.000 metros quadrados, sua construção custou mais de um bilhão de dólares.
       Para suportar tal estrutura, foram necessárias 192 estacas de concreto de 50 metros de profundidade, que trabalham com principio de atrito de suas laterais com o solo. Procurando maior rapidez na execução foi utilizado o concreto armado, sob o método de formas deslizantes.  Sendo o sistema estrutural constituído por um núcleo
central reforçado de forma hexagonal, partindo dele três asas em diferentes direções em formas de corredores, melhorando a iluminação interna e a fim de reduzir o torque e as forças de torção. Para levar o concreto até o edifício foram usadas três bombas de alta potencia. Três melhorias aerodinâmicas foram projetadas para suportar as forças do vento, problema comum em grandes edificações.
        O documentário revela o poder da engenharia na sociedade, onde grandiosas obras podem mudar o perfil de algumas regiões, como o edifício Burj Khalifa, que consolida a cidade de Dubai em dos maiores centros comerciais e de negócios do mundo.      

OBRAS INCRÍVEIS: VIADUTO MILLAU, O MAIS AUTA DO MUNDO
         Encontra-se na França o viaduto mais auto do mundo, o Viaduto Millau, projetado para acabar com o congestionamento na cidade de Millau, o viaduto ligando as cidades de Clermont e Ferraud, e atravessando o vale do rio Tarn, um dos maiores da França.
         Com 343 metros de altura, o viaduto é composto de quatro vias expressas de aproximadamente 36 mil toneladas. Para suportar tamanho peso foram necessários sete pilares, construídos através de formas de aço de mais de 15 toneladas. Acima dos pilares foi projetado 7 torres de aço, cada uma pesando mais 700 toneladas.
        Para cumprir com os objetivo foi necessário superar desafios da natureza, como deslizamentos de terra, ventos superiores a 130 km/h e tempestades. E também desafios da engenharia, como manter todos os setes pilares alinhados, como no projeto, além de construir todo o passadiço de aço sobre o solo, este trazendo maior segurança aos operários. Os passadiços foram deslocados cuidadosamente cada um de uma das extremidades da ponte por soquetes hidráulicos, este monitorados por computadores, afim do se obter perfeito alinhamento.
        Construída em menos de quatro anos, o Viaduto Millau alia beleza e tecnologia a serviço da sociedade. Consagrando a importância de trabalho em equipe, entre arquitetos e engenheiros.
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário