National Geographic – Obras Incríveis,
Burj Al Arab
O edifício Burj Al Arab, em
Dubai, é um dos mais altos de todo o mundo, com mais de 320 metros de altura. É
o hotel mais alto e mais luxuoso de todo o mundo. Seu nome significa torre
árabe. Uma equipe de jovens da grã Bretanha foi responsável pelo planejamento e
pela execução da obra do edifício.
O primeiro passo foi a
construção de uma ilha artificial para a sustentação do prédio. 250 estacas de
concreto foram usadas para sustentar a edificação. O prédio foi feito no meio
do mar, há 270 metros da costa. Seu peso é de 250 milhões de toneladas.
Dubai está localizado em um
lugar com alta incidência de tempestades e outros ataques da natureza, e esse
foi o maior desafio para os engenheiros responsáveis pela obra. O objetivo da construção foi tornar Dubai um
lugar altamente visado pelos turistas de alta classe. A intenção era deixar o
hotel o mais baixo possível na ilha, e para isso foram usadas pedras e blocos
inovadores de concreto para diminuir e absorver a força das ondas sobre a ilha.
Na segunda etapa da obra,
foram inseridos cabos de aço no solo do centro da ilha, há uma profundidade de
20 metros, criando assim uma parede triangular de aço no solo conhecida como
ensecadeira, que é a parte exterior da base do hotel e sofre uma pressão de
7500 toneladas da água do mar. Para impedir que o mar penetrasse por baixo da
ilha, destruindo a obra, foi injetado cimento líquido na areia para selar a
parede de aço, sendo construída assim uma vedação de cimento. Aproximadamente 70.000
metros cúbicos de concreto e 9.000 toneladas de aço foram
usados para erguer a torre.
Em torno do prédio foi feito
um exoesqueleto de estrutura metálica formado por pilastras de 85 metros cada
para proteger o edifício da ação dos ventos. O edifício tem a forma de uma
vela.
A obra teve duração de 5
anos, sendo inaugurada em dezembro de 1999.
Ponte Akashi-Kaikyo
A ponte Akashi-Kaikyo no Japão
é a maior ponte suspensa do mundo. São 4km de comprimento. Foi projetada para
resistir a terremotos, tsunamis e outras ações da natureza. Sua construção teve
duração de 10 anos, sendo inaugurada em 1998.
Na obra da ponte foram
usadas 1,4 milhões de metros cúbicos de
betão e 181 mil toneladas de aço. Os cabos de aço utilizados na obra correspondem
ao círculo do mundo sete vezes. Durante os dez anos de construção, nunca houve nenhum
acidente fatal na ponte.
Os blocos de ancoragem da
ponte têm o peso de 350.000 toneladas. A estabilidade aerodinâmica é uma
característica essencial em pontes suspensas, e por isso, usou-se um tabuleiro
treliçado, pois proporciona rigidez à ponte e impõe baixa resistência à
passagem do vento. Foram instaladas também placas estabilizadoras no piso para
direcionar o vento, e assim, consequentemente, reduzir a torção do tabuleiro.
A ponte foi criada para
resistir a terremotos com até 8,5 graus na escala Richter há até 150 km da
ponte, e também há terremotos com um período de ocorrência de 150 anos com
epicentro dentro de um raio de 300km em torno da ponte.
Mega Construções - O Viaduto Milau
O viaduto de Milau, no
sudoeste da França, é considerado a ponte mais alta do mundo aberta ao tráfego.
Sua obra teve duração de aproximadamente 3 anos, sendo inaugurada em 14 de
dezembro de 2004. A construção está há 343 metros de altura.
A estrutura, que foi feita em
betão armado e pré-esforçado, consumiu quase 128000 m³ de betão, 19000
toneladas de aço e 5000 toneladas de aço pré-esforçado.
A obra é constituída por
sete pilares que dividem a ponte em 8 seções. Os 6 vãos centrais medem 342
metros, e os vãos da ponta medem 204 metros. A altura dos pilares varia de 77
metros a 246 metros de altura. A ponte tem 2,4km de comprimento e 32 metros de
largura.
Alexander de Oliveira Valadares, 7º A
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