sábado, 12 de abril de 2014

Resenha da série Mega Construções - Viaduto de Millau



   Millau, uma cidade no sul da França, sofria com o grande congestionamento principalmente no período de verão, por ligar Paris às praias do mediterrâneo. O governo francês para agilizar o percurso e acabar com esse congestionamento decidiu criar uma ponte que faz a travessia o rio Tarn, criando o projeto visionário, um viaduto com mais 343 metros de altura.

   Para vencer a licitação uma empresa se propôs em executar em tempo recorde de quatro anos, a mais alta ponte de cabo fixo, tendo que qualquer atraso seria cobrado um valor de penalidade de 30 mil dólares por dia. Os desafios não param em apenas no tempo, a equipe teve de sobreviver deslizamentos de terra, ventos com mais de 130 Km/h e violentas tempestades, enquanto a ponte simplesmente se equilibrava no ar.

  O arquiteto Norman Foster, foi responsável por dar uma beleza a mais no projeto do engenheiro Michel Virlogeux, com uma geometria inovadora, o arquiteto visava deixá-lo com uma certa “delicadeza”. Complicando a vida dos engenheiros e dos operários, que para atender toda geometria do projeto montaram e desmontaram as enormes, formas de aço, mais 250 vezes, sendo que cada forma pesa aproximadamente, 15 toneladas.

   A obra com mais de 343 metros de altura, com uma via de 36 mil toneladas e em cima delas 7 torres de aço cada uma pesando 700 toneladas, usando aproximadamente 200 mil toneladas de concreto. Era necessária uma grande precisão nos cálculos para que cada um dos 9 pilares estejam devidamente no prumo, e com a altura correspondente ao projeto, qualquer erro seria um desastre.

   Tendo de enfrentar mais um problema quer era passar a pista sem que ela derrube os pilares, definiram que se usariam soquetes hidráulicos em cima do pilares. Tendo isso a pista foi construída no solo, visando à segurança dos operários, e levada para o final do viaduto e deslocado lentamente de uma torre a outra, com 8 torres temporárias em aço, provendo sustentação adicional. O movimento era controlado por computador para que todos os soquetes hidráulicos funcionem juntamente se movimentando em uma sequência pré-determinada caso isso não ocorresse, a força poderá ir separando os pilares ate que eles caíssem.

  No dia 14 de dezembro de 2004, termina a obra, e um novo marco para a engenharia pelo seu tamanho e beleza. É impressionante a tecnologia usada para execução, a precisão dos cálculos e ainda terminar uma obra desse padrão sem nenhum acidente fatal, e um período tão curto, mesmo com todos os contratempos.

 

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