segunda-feira, 14 de abril de 2014

O Viaduto de Milau

O Viaduto de Milau,se resulta em uma das obras mais desafiantes,em questões de engenharia,nada mais é do que a ponte rodoviária mais alta do mundo,com 343 m de altura.Se localiza no sul da França,e seu projeto foi a solução para tranqüilizar o trafego na região que era intenso,principalmente nas férias de verão.Para construção da ponte,foram construídos 7 pilares de aço,com um peso de aproximadamente sete toneladas cada.O término da construção dos mesmos foi em novembro de 2003.Logo após,começou a construção,do enorme tabuleiro,conhecido como o passadiço da ponte,ele foi construído de aço,foram fabricadas,220 seções,pesando cerca de 90 toneladas.Depois do passadiço terminado,a equipe teria que colocar o mesmo sobre os pilares, e para isso os engenheiros: Obtiveram o passadiço em duas peças,e para recebê-lo, foram colocadas oito  torres de aço de sustentação provisória entre os pilares,para que reduzissem o risco  de ruptura graves.Para que o passadiço se movimentasse,sobre os pilares foi utilizado um sistema hidráulico,que o empurrava sobre os pilares de maneira segura.O encontro das extremidades do tabuleiro(passadiço),aconteceu com eficácia.Entretanto,as propriedades do aço,trouxeram também um problema:por ser flexível,houve umas ondulações na ponte,que poderiam comprometer sua integridade estrutural,a  solução foi fixar cabos em torres verticais,de modo que ao esticarem os cabos,as ondulações cediam,sendo reduzidas,não afetando a estética e a estrutura da ponte.O Viaduto,foi testado,com 28 caminhões, pesando aproximadamente 90 toneladas,em um ponto critico(analisado pelos engenheiros).Sua inauguração,foi  realizada no dia 14 de Dezembro de 2004.Em geral,essa obra,foi desafiante,vários fatores contribuíram para o seu merecido destaque mundial,como: flexibilidade do passadiço,força dos pilares temporários,e um sistema hidráulico pioneiro,entre outros,também,é importante mencionar,a competência da equipe,em executar um projeto desse porte em um prazo 4 anos, e envolver um projeto onde se é marcado pela sua estrutura,ora feito da engenharia e a beleza,parte  estética da arquitetura,em poucas palavras uma obra incrível.



Autor: Keila Meiriane Coelho da Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário