segunda-feira, 14 de abril de 2014



Ponte Akashi-Kaikyo

A Ponte Akashi-Kaikyo é a maior ponte suspensa do mundo.
É a mais moderna construção de pontes. Ela possui um comprimento de 4 km. O mar no local da ponte possui profundidades de 100 metros e correntes de média 14 km/h, o mais movimentado do mundo.
A ponte fica em uma região de tufão em que os ventos podem atingir velocidades de 290 km/h. Além de resistir a tufões, ela resiste a tsunami e terremotos. Graças a estes cuidados, a ponte  resistiu ao terremoto Hyogo-ken Nanbu em 1995, que teve como única consequência para a ponte o facto de esta ter deslocado os seus pilares, aumentando em 1 m a distância entre eles.
Foram usadas 181 mil toneladas de aço e 1.4 milhões de metros cúbicos de betão para a construção da ponte que iniciou em 1988 e foi aberta ao publico em 1998. Os cabos de aço utilizados correspondem ao círculo do mundo sete vezes.
A construção de uma ponte suspensa envolve o uso de dois cabos principais que se estende entre duas torres. O tabuleiro treliçado da ponte está ligado aos cabos principais por cabos secundários mais finos.  Para suportar o tabuleiro os cabos principais estão presos em cada extremidade por grandes blocos de ancoragem que têm o peso de 350 000 toneladas. Além disso, foi decidido instalar, ao longo do piso treliçado, placas estabilizadoras para direcionar o vento e, com isso, reduzir a torção do tabuleiro.

Cobertura do engenhão

A cobertura de 3000 mil toneladas de aço será construída em quatro setores, leste, oeste, norte e sul. Quando estiver terminado, quatro arcos tubulares gigantescos se estenderão sobre o estádio. Os arcos são a espinha dorsal de um sistema inteligente de sustentação de carga. O teto treliçado ficará suspenso pelos arcos assim dará a sensação de estar flutuando, desta forma não haverá grandes pilares no meio das arquibancadas que atrapalham a visão dos torcedores. As pontas de cada arco serão ancoradas em pilastras de concreto. Mas nem tudo correu como era pretendido. Em um laudo realizado foi constatado instabilidade na coberura.
As estruturas metálicas, como arcos, tirantes e tesouras apresentavam deformações. Estruturas que deveriam ser retas estavam retorcidas e algumas apresentavam calombos chamados de flambagem, considerados danos graves e que colocavam a estrutura em risco.
Para fazer um reforça na cobertura foi definido o projeto que consiste na instalação de dois cabos estaiados nos lados oeste e leste do estádio, que vão "pinçar" a cobertura, distribuindo a carga das estruturas comprometidas. De acordo com a Empresa Municipal de Urbanização (RioUrbe), o projeto oferece a vantagem da redução do tempo das intervenções no estádio, que poderia ser liberado aos torcedores, atendendo todos os requisitos de segurança.

Roda gigante Singapore Flyer

Ela tem uma altura de um prédio de 42 andares. A Flyer compreende a um círculo de 150 metros de diâmetro, dando-lhe uma altura total de 165 metros. Ela é 5 metros mais alta que a The Star of Nanchang e 30 metros a mais que a London Eye.
Cada uma das 28 cápsulas com ar-condicionado é capaz de transportar 28 passageiros cada, e uma rotação completa da roda demora aproximadamente 30 minutos. Oferece uma vista sem igual de três países diferentes, Singapura, Malásia e Indonésia, para até 20000 mil pessoas por dia.
No centro dela está uma incrível inovação tecnológica que permitiu que os engenheiros alcançassem casa vez mais alto.
A roda gigante de Singapore Flyer é movimentada pela simples força da borracha. São usados pneus de borrachas sólidos posicionados na base. Sobre um conjunto eles colocam outro igual. Estes pneus aderem à borda externa da roda e movidos por motor elétrico a fazem girar lentamente.para Singapura, a Flyer não é apenas uma atração turística, ela é um símbolo de prosperidade.

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