Ponte
Akashi-Kaikyo
A Ponte Akashi-Kaikyo é a
maior ponte suspensa do mundo.
É a mais moderna construção
de pontes. Ela possui um comprimento de 4 km. O mar no local da ponte possui
profundidades de 100 metros e correntes de média 14 km/h, o mais movimentado do
mundo.
A ponte fica em uma região
de tufão em que os ventos podem atingir velocidades de 290 km/h. Além de
resistir a tufões, ela resiste a tsunami e terremotos. Graças a estes cuidados,
a ponte resistiu ao terremoto Hyogo-ken Nanbu em 1995, que teve como
única consequência para a ponte o facto de esta ter deslocado os seus pilares,
aumentando em 1 m a distância entre eles.
Foram usadas 181 mil
toneladas de aço e 1.4 milhões de metros cúbicos de betão para a construção da
ponte que iniciou em 1988 e foi aberta ao publico em 1998. Os cabos de aço
utilizados correspondem ao círculo do mundo sete vezes.
A construção de uma ponte
suspensa envolve o uso de dois cabos principais que se estende entre duas
torres. O tabuleiro treliçado da ponte está ligado aos cabos principais por
cabos secundários mais finos. Para suportar o tabuleiro os cabos
principais estão presos em cada extremidade por grandes blocos de ancoragem que
têm o peso de 350 000 toneladas. Além disso, foi decidido instalar, ao longo do
piso treliçado, placas estabilizadoras para direcionar o vento e, com isso,
reduzir a torção do tabuleiro.
Cobertura
do engenhão
A cobertura de 3000 mil
toneladas de aço será construída em quatro setores, leste, oeste, norte e sul.
Quando estiver terminado, quatro arcos tubulares gigantescos se estenderão
sobre o estádio. Os arcos são a espinha dorsal de um sistema inteligente de
sustentação de carga. O teto treliçado ficará suspenso pelos arcos assim dará a
sensação de estar flutuando, desta forma não haverá grandes pilares no meio das
arquibancadas que atrapalham a visão dos torcedores. As pontas de cada arco serão
ancoradas em pilastras de concreto. Mas nem tudo correu como era pretendido. Em
um laudo realizado foi constatado instabilidade na coberura.
As estruturas metálicas,
como arcos, tirantes e tesouras apresentavam deformações. Estruturas que
deveriam ser retas estavam retorcidas e algumas apresentavam calombos chamados
de flambagem, considerados danos graves e que colocavam a estrutura em risco.
Para fazer um reforça na
cobertura foi definido o projeto que consiste na instalação de dois cabos
estaiados nos lados oeste e leste do estádio, que vão "pinçar" a
cobertura, distribuindo a carga das estruturas comprometidas. De acordo com a
Empresa Municipal de Urbanização (RioUrbe), o projeto oferece a vantagem da
redução do tempo das intervenções no estádio, que poderia ser liberado aos
torcedores, atendendo todos os requisitos de segurança.
Roda
gigante Singapore Flyer
Ela tem uma altura de um
prédio de 42 andares. A Flyer compreende a um círculo
de 150 metros de diâmetro, dando-lhe uma altura total de 165 metros. Ela é 5
metros mais alta que a The Star of Nanchang e 30 metros a mais
que a London Eye.
Cada uma das 28 cápsulas com
ar-condicionado é capaz de transportar 28 passageiros cada, e uma rotação
completa da roda demora aproximadamente 30 minutos. Oferece uma vista sem igual
de três países diferentes, Singapura, Malásia e Indonésia, para até 20000 mil
pessoas por dia.
No centro dela está uma
incrível inovação tecnológica que permitiu que os engenheiros alcançassem casa
vez mais alto.
A roda gigante de Singapore
Flyer é movimentada pela simples força da borracha. São usados pneus de
borrachas sólidos posicionados na base. Sobre um conjunto eles colocam outro
igual. Estes pneus aderem à borda externa da roda e movidos por motor elétrico a
fazem girar lentamente.para Singapura, a Flyer não é apenas uma atração turística,
ela é um símbolo de prosperidade.
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