segunda-feira, 14 de abril de 2014

Resenha Estrutura Metálica Aislan D'lon

Obras incríveis - Viaduto Millau

O Viaduto Millau, é a mais alta ponte aberta de trafego de veículos do mundo, com 342m de altura, uma ponte suspensa por cabos que passa pelo Rio Tarn, muito próximo de Millau, na França. Projeto feito pelo ingês Norman Foster e pelo Engenheiro Michel Virlogeux.
O grande motivo da sua construção, foi pelo transito que ligava Paris e Barcelona, passando pela cidade de Millau, gerando pesados congestionamentos.
O viaduto Millau é formado por oito trechos construídos em aço, suportados por cabos estaiados escorados em sete pilares de concreto armado.
A pista pesa 36.000 toleradas e tem 2.460m, com 32 m de largura por 4,2 m de altura.
Seus pilares medem de 77,00m até 246m, com seção variando de deiametro de 24,5 m na base até 11,00m no alto. Cada um pesa 2.230,00 toneladas. Primeiro foram construídos os pilares.
No começo, o grande medo era os ventos de 135km/h, os desmoramentos as terras ao lado do viaduto.
Para a construção, foi construída uma fabrica de concreto no local, para fabricar 200 mil toneladas de concreto, para suportar o grande peso, sendo assim sua secagem não pode ser muito rápida.
Para que a ponte seja ligada, os pilares foram todos calculados no ar com a ajuda pelo GPS, com precisão de 4mm, com ajuda de 7 satélites.
A parte para fazer a estrutura de aço, foi a Grande Empresa Eifel, companhia de Aço que pegou para executar a Viaduto  Millau. Fazia todas as sessões para o viaduto no solo, todas as peças, foram medidas com laser, com erro igual a zero. Para levar essas sessões foram utilzados mais de 2.000 comboios, para serem soldadas e colocadas nos sobre os pilares.
O piso da ponte foi construído no solo, no final do viaduto e deslocado lentamente de uma torre até a outra, com oito torres temporárias, em aço, provendo sustentação adicional. O movimento era monitorado por um sistema controlado por computador, que acionava atuadores hidráulicos que se moviam numa seqüência pré-determinada.
Assim que a ponte encontrou no meio, aonde os passadisos se encontraram, com margem de erro de 1mm, cerca de 99,99%.
Com as 7 vigas no lugar, foram esticados os cabos, para o teste final, aonde colocaram 28 caminhões com 900 toneladas. A vergadura foi de 26 cm, aonde foi projetada para superar mais que o dobro disso. Ponte para durar mais de 120 anos. 




Dubai Palácio dos Sonhos (Burj Al Arab).- Obras Incríveis

 

Com mais de 320 metros de altura, o Burj Al Arab é o hotel mais alto e mais luxuoso do mundo, e fica situado no litoral de Dubai, contendo 202 suítes, com peso de 250.000 toneladas e construído sobre uma ilha artificial.

            Um dos mais fascinantes projetos, complexo e desafiador. O aço foi o material mais usado nessa construção, devido a sua flexibilidade e construtibilidade. O Burj Al-Arab é feito em uma construção de 28 pisos dos níveis de Split (56 andares) com 100.000m² de área útil. Foram utilizados 60.000m³ de concreto, 9.000 toneladas de aço de reforço, 12.000 toneladas de siderurgia estruturais, 80.000m² de revestimentos, 10.000m² de teflon.

Os construtores inseriram cabos de aço no solo a uma profundidade de 20 metros, criando uma enceradeira, e para selar a parede e manter a água do lado de fora, os construtores injetaram sob a areia cimento líquido.

Para a sustentação do edifício foram utilizadas 250 estacas de sustentação de concreto reforçadas com aço, colocadas em perfurações a uma grande profundidade na areia, valendo-se do atrito superficial.

Um exoesqueleto foi construído para sustentar as paredes do hotel com segurança contra ventos fortes e terremotos, com armações cada uma com 165 toneladas e 85 metros de comprimento. Para colocar a estrutura de aço em sua posição, foram utilizados cabos com uma força de resistência à ruptura de 225 toneladas, fixados nas extremidades da armação.

Na parte de trás do hotel, foram colocadas uma série de suportes de aço, os encaixes, para dar sustentação ao restaurante que se projeta para fora do edifício.

           O aço estrutural entrou em uma nova era. Hoje ele fornece não apenas força aos edifícios, mas também beleza e em muitos casos por sua estética e aparência. Projetos de diversos tipos, entre os quais o BURJ AL-ARAB teve a sorte de participar na estrutura de aço. Sua construção ilustra a versatilidade do aço e também sua utilização em diversas obras que exigem complexidade e beleza. 

Cerca de 100 toneladas de eletrodos foram queimadas em razão de defeito de soldagem, menos de 1% do material usado na soldagem geral.

As 350 toneladas de aço estrutural do restaurante Sky foi um dos mais complexos e potencialmente perigosos e erigir. O restaurante tem um tamanho de piso de 70m X 25m.                 A estrutura total é construída em oito seções e duas treliças finais a 200m acima do nível do solo.

O Burj Al Arab, um projeto ambicioso, tornou-se o símbolo internacional da cidade de Dubai. Surpresa, luxo e inovação são palavras que definem a realização do hotel, que com sua singularidade e magnetismo, atrai turistas de todo o mundo.

 


Gigantes da Engenharia - A 380


O Airbus A380, desenvolvido e construído pela Airbus S.A.S. (EADS Systems), é o maior avião comercial de passageiros da história. O avião, chamado frequentemente de Superjumbo, fez seu primeiro voo experimental em 27 de abril de 2005 em Toulouse, França.
O A380F é uma variação cargueira do A380. Uma curiosidade sobre a aeronave é que apesar do A380 ser o maior avião comercial de passageiros, o A380F não é o maior cargueiro, porque o Antonov 225, por exemplo, é o maior avião da história! Até maior que o A380. A aeronave encontra-se em desenvolvimento, com entrada prevista para 2014. Seu concorrente direto é o Boeing 747-8F
O A380 vem equipado com quatro motores Turbofan Rolls-Royce Trent 900, produzindo um esforço de 320 kN (mais precisamente 20.271956298) (72 000 lbf) cada um dos 4, ou Engine Alliance GP7200 340 kN (76 500 lbf).
Para que fosse possível a fabricação do avião, a Airbus teve de construir novas instalações. Foram preparadas centrais de trabalho em quinze cidades, três delas na Espanha, seis na Alemanha, quatro na França e duas no Reino Unido. Na maioria dos casos, foi necessária a construção de novos edifícios para receber as modernas linhas de produção. O último prédio a ser inaugurado foi o de Hamburgo, na Alemanha, onde foi realizada a montagem de componentes.
Localizado em uma área de 140 hectares ao lado do rio Elba, o edifício tem 27.000 metros quadrados de superfície e 35 metros de altura. Para se ter uma ideia da magnitude da obra, em sua construção foram utilizadas 4800 toneladas de aço. Além da montagem de componentes e sistemas avançados, a sede alemã também ficará responsável por alguns testes de voo e pela entrega das aeronaves para os clientes da Ásia.
Na cidade de St. Nazaire, na França, foi erguido um hangar destinado à instalação de interiores e à pintura das aeronaves. Com 370 metros de comprimento e 32 metros de altura, é um dos maiores do mundo. O lugar poderá abrigar até 4 A380 ao mesmo tempo. Em alguns casos, construções antigas tiveram de ser derrubadas. Em Broughton, cidade vizinha de Liverpool, na Inglaterra, parte do prédio original foi colocada no chão e, depois, reconstruída para que se pudesse construir as asas do gigante da Airbus. O principal hangar de construção do A380 fica em Toulouse, na França, onde será feita a montagem final dos aviões. Como ocorreu com o A340 e o A330, as instalações existentes não eram suficientes. Mais uma vez, a Airbus teve de ampliar a sede (há quem brinque que, se no futuro a empresa decidir fazer uma aeronave ainda maior, não haverá espaço suficiente no mundo). A linha de montagem do A380 foi construída em uma área de 200 hectares perto do aeroporto local
Para a construção de sua mais ambiciosa aeronave, a Airbus decidiu fazer uso dos mais modernos e confiáveis materiais disponíveis no mercado. Em função dessa preocupação, foram amplamente utilizados materiais como fibra de carbono e alguns tipos de plásticos reforçados. Fabricadas pela Eads-Casa, as superfícies traseiras de controle serão de fibra especial, assim como partes da asa. Tudo isso diminuirá consideravelmente o peso final da aeronave, permitindo que seu tamanho descomunal não prejudique o seu desempenho. Em relação às asas, novos tipos de ligas metálicas também estão sendo utilizadas, de forma a baratear e, ao mesmo tempo, conferir maior leveza, resistência e segurança aos equipamentos. Segundo a Airbus, cerca de 40% do A380 será de fibra de carbono e novas ligas metálicas.
A parte superior da fuselagem será feita, pela primeira vez na história da aviação, de um novo material chamado GLARE, que consiste em finas lâminas de liga de alumínio combinadas com fibras de vidro. O resultado é um composto 20% menos denso que o alumínio, que irá assegurar uma redução de incríveis 800 kg no peso final do avião. Além disso, o Glare é mais resistente à corrosão, ao fogo e à fadiga por excesso de uso.
Outro importante avanço desenvolvido pelos engenheiros da Airbus é a mudança do centro de gravidade do avião, que passou a ser 6% mais atrás do que normalmente é feito na fabricação de aviões. Somada ao novo sistema fly-by-wire, a mudança permite um melhor controle aerodinâmico e, como consequência, o aumento do desempenho da aeronave.
Os motores do A380 também contribuíram decisivamente para a diminuição do peso do avião. A Airbus aumentou em 60% a pressão dos sistemas hidráulicos, o que equivale à utilizada na aviação militar. Além disso, os engenheiros conseguiram reduzir o diâmetro dos motores sem prejudicar o seu desempenho final. Com todas essas medidas, foi possível reduzir em aproximadamente uma tonelada o peso do avião. De acordo com os engenheiros responsáveis pela construção do Airbus A380, se novas técnicas não tivessem sido utilizadas, incluindo uma inovadora forma de soldar a fuselagem, a aeronave seria pelo menos 15 toneladas mais pesada, o que comprometeria por completo a execução do projeto, tornando-o caro demais para os padrões atuais.

 

 

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