Mega Construções - Ponte de Hong Kong
A Ponte de Hong Kong ,
construída na entrada do Canal Rambler, em Hong Kong, foi projetada e calculada
para enfrentar condições adversas. È
considerada uma das mais longas estruturas
estaiadas do mundo, ou seja, Suspensa por cabos constituída de um ou
mais mastros, de onde partem cabos de sustentação para os tabuleiros. Uma ponte estaiada tem três elementos especiais, os tabuleiros, os dois
suportes verticais amarrando tudo com cabos. Considerada o segundo maior vão do
mundo de 1018 metros em aço inoxidável, exigiu 65 seguimentos de Steel Deck de
400 a 600 toneladas. Sendo a maior com tabuleiro duplo. Até a lâmina
d’água possui 73,5 metros de altura, para a passagem de navios
porta-contêiners.
Não
bastasse o intenso movimento do canal, a ponte está exposta aos ventos
extraordinários dos tufões, recorrentes na região. Essa condição acabou se
tornando o principal desafio da obra, exigindo rigoroso estudo aerodinâmico e
planejamento da construção.
A estrutura possui 224 cabos, sendo que o peso total alcança 7 mil toneladas
e o mais longo tem 540 m. Para acabamentos, um jato faz a limpeza de
toda ponte que vai receber cinco demãos de tinta para que seja evitada a
corrosão da estrutura metálica pois o
sal estará sempre em contato.
O design foi feito de forma sutil, com um par de
torres de concreto e aço inoxidável de trezentos metros que brilham a noite
através de enormes lâmpadas instaladas nas torres. Cada torre foi iluminada com
1512 painéis com lâmpadas led.
Obras
Incríveis - DUBAI, PALÁCIO DOS SONHOS
O Burj Al Arab é hotel luxuoso com 321 metros de
altura a
mais alta estrutura exclusivamente usada como hotel é
considerado uma das dez maravilhas da Engenharia ao redor do mundo, seu design
só foi possível devido ao uso e inovações na parte de estruturas metálicas, ele
está situado em Dubai, Emirados Árabes Unidos. Sua construção foi iniciada em
1994, com durabilidade de cinco anos sendo construído sobre uma ilha artificial
de areia.
É uma estrutura ícone, desenvolvida para
simbolizar a transformação urbana em Dubai, e para imitar a vela de um barco, para
que suportasse a ação dos ventos fortes, e terremotos, só as paredes com
concreto não seriam suficientes sendo necessário uma construção de estrutura de
aço do lado externo do edifício principal. Os dois imensos arcos de aço
que ligam ao centro de concreto na parte de trás do edifício estão ligados por
uma serie de armações diagonais. Sendo elas pesadas com 165 toneladas e grandes
possuindo 85 metros de comprimento o que dificultou transportá-las. Um dos
problemas que dificultou a colocação dessas peças em aço foi que eles teriam
que ser levantadas a uma altura de 200 metros, outro problema era a expansão
térmica das peças pois o clima de Dubai é muito quente.
Para que a estrutura resistisse ao efeito das
vibrações causadas pelo vento, vários amortecedores de massa foram instalados
dentro da estrutura de aço externa.
Obras Incriveis - Viaduto de Millau
O Viaduto de Millau foi construído para a travessia do
vale do rio Tam no sudoeste da França, perto da cidade de Millau.
È constituído por sete pilares que dividem a ponte em 8
secções. Os seis vãos centrais medem 342 metros, sendo que os da ponta medem
204 metros. A altura dos pilares varia de 77 metros a 246 metros de altura. A
ponte tem 2460 metros de comprimento e 32 metros de largura.
Essa Ponte foi feita para diminuir o Fluxo de veículos dentro de uma cidade do
interior da França. Teve inicio em outubro de 2001 e inaugurada em dezembro de
2004. Seu custo foi de 394 milhões de euros, contando com o
trabalho de 500 operários.
A estrutura, em betão armado e pré-esforçado, consumiu
127000 m3 de betão, 19000 toneladas de aço e 5000 toneladas de aço
pré-esforçado.
Para a construção desse viaduto foram encontradas muitas
dificuldades pois o vento era superior a
130 km/h e havia ocorrência de varias tempestades com isso o risco de
deslizamentos de terra era maior.
Mas um dos maiores desafios era manter os setes pilares
alinhados, pois o passadiços de aço teria que ser encaixado perfeitamente
em todos os pilares. Os passadiços foram deslocados cuidadosamente cada um de
uma das extremidades da ponte por soquetes hidráulicos, este monitorados por
computadores, afim do se obter perfeito alinhamento.
Maicon Rodrigo Silva Couto - Engenharia Civil turma B
Nenhum comentário:
Postar um comentário