domingo, 13 de abril de 2014

Estrutura Metalicas - Resenha Maicon Rodrigo



Mega Construções - Ponte de Hong Kong
(http://www.youtube.com/watch?v=mzNRlMJt6EM – acessado em 13 /04 /2014 )

A Ponte de Hong Kong , construída na entrada do Canal Rambler, em Hong Kong, foi projetada e calculada para enfrentar condições adversas.  È considerada uma das mais longas estruturas estaiadas do mundo, ou seja, Suspensa por cabos constituída de um ou mais mastros, de onde partem cabos de sustentação para os tabuleiros. Uma ponte estaiada tem três elementos especiais, os tabuleiros, os dois suportes verticais amarrando tudo com cabos. Considerada o segundo maior vão do mundo de 1018 metros em aço inoxidável, exigiu 65 seguimentos de Steel Deck de 400 a 600 toneladas. Sendo a maior com tabuleiro duplo. Até a lâmina d’água possui 73,5 metros de altura, para a passagem de navios porta-contêiners.
Não bastasse o intenso movimento do canal, a ponte está exposta aos ventos extraordinários dos tufões, recorrentes na região. Essa condição acabou se tornando o principal desafio da obra, exigindo rigoroso estudo aerodinâmico e planejamento da construção.
A estrutura possui 224 cabos, sendo que o peso total alcança 7 mil toneladas e o mais longo tem 540 m.  Para acabamentos, um jato faz a limpeza de toda ponte que vai receber cinco demãos de tinta para que seja evitada a corrosão  da estrutura metálica pois o sal estará sempre em contato.
O design foi feito de forma sutil, com um par de torres de concreto e aço inoxidável de trezentos metros que brilham a noite através de enormes lâmpadas instaladas nas torres. Cada torre foi iluminada com 1512 painéis com lâmpadas led.

Obras Incríveis - DUBAI, PALÁCIO DOS SONHOS
( http://www.youtube.com/watch?v=ZtHxVj8gaj8 acessado em 13/04/2014 )

O Burj Al Arab é hotel luxuoso com 321 metros de altura a mais alta estrutura exclusivamente usada como hotel é considerado uma das dez maravilhas da Engenharia ao redor do mundo, seu design só foi possível devido ao uso e inovações na parte de estruturas metálicas, ele está situado em Dubai, Emirados Árabes Unidos. Sua construção foi iniciada em 1994, com durabilidade de cinco anos sendo construído sobre uma ilha artificial de areia.
É uma estrutura ícone, desenvolvida para simbolizar a transformação urbana em Dubai, e para imitar a vela de um barco, para que suportasse a ação dos ventos fortes, e terremotos, só as paredes com concreto não seriam suficientes sendo necessário uma construção de estrutura de aço do lado externo do edifício principal. Os dois imensos arcos de aço que ligam ao centro de concreto na parte de trás do edifício estão ligados por uma serie de armações diagonais. Sendo elas pesadas com 165 toneladas e grandes possuindo 85 metros de comprimento o que dificultou transportá-las. Um dos problemas que dificultou a colocação dessas peças em aço foi que eles teriam que ser levantadas a uma altura de 200 metros, outro problema era a expansão térmica das peças pois o clima de Dubai é muito quente.
Para que a estrutura resistisse ao efeito das vibrações causadas pelo vento, vários amortecedores de massa foram instalados dentro da estrutura de aço externa.

Obras Incriveis  - Viaduto de Millau

O Viaduto de Millau foi construído para a travessia do vale do rio Tam no sudoeste da França, perto da cidade de  Millau.
È constituído por sete pilares que dividem a ponte em 8 secções. Os seis vãos centrais medem 342 metros, sendo que os da ponta medem 204 metros. A altura dos pilares varia de 77 metros a 246 metros de altura. A ponte tem 2460 metros de comprimento e 32 metros de largura.     Essa Ponte foi feita para diminuir o Fluxo de veículos dentro de uma cidade do interior da França. Teve inicio em outubro de 2001 e inaugurada em dezembro de 2004. Seu custo foi de 394 milhões de euros, contando com o trabalho de 500 operários.
A estrutura, em betão armado e pré-esforçado, consumiu 127000 m3 de betão, 19000 toneladas de aço e 5000 toneladas de aço pré-esforçado.
Para a construção desse viaduto foram encontradas muitas dificuldades pois  o vento era superior a 130 km/h e havia ocorrência de varias tempestades com isso o risco de deslizamentos de terra era maior.
Mas um dos maiores desafios era manter os setes pilares alinhados, pois o passadiços de aço teria que ser encaixado perfeitamente em todos os pilares. Os passadiços foram deslocados cuidadosamente cada um de uma das extremidades da ponte por soquetes hidráulicos, este monitorados por computadores, afim do se obter perfeito alinhamento.

 Maicon Rodrigo Silva Couto - Engenharia Civil turma B

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