Nome: Dandara Carlos
Veloso Curso: Engenharia Civil, 7° A.
Gigantes da Engenharia – Plataformas de
Petróleo
Nas
praias do golfo do México os engenheiros construirão uma obra prima tecnológica
chamada Perdido onde 45 mil toneladas de aço foram transformadas na plataforma
petrolífera mais avançada do mundo. Essa plataforma introduziu suas
perfuratrizes a quase 3 km de profundidade no solo marinho. Perdido deve o seu
sucesso a cinco plataformas petrolíferas que foram um marco na história: Grand
Lake 3m, Grand Isle 14m, Beryl Alpha 120m, Cognac 310m, Auger 870m até chegar a
Perdido com 2380m de profundidade. No centro de cada uma existe uma inovação
tecnológica que permitiu que os engenheiros extraíssem petróleo em águas cada
vez mais profundas.
Foi
no dia 08 de Agosto de 2008, que levaram a metade da plataforma de petróleo que
ficaria submersa do dique de construção no Texas para dentro do oceano, 18 Mil
Toneladas de metal viajou 300 km para dentro do golfo do México formando nesse
ponto a base da plataforma de petróleo flutuante de ultima geração que iria
explorar três campos de petróleo.
1°
Passo da construção água, os engenheiros precisavam de algo que perfurasse
sobre a água. 2° Passo fundação, construir uma plataforma no raso é uma operação
relativamente simples, mas introduzir pilares em águas profundas é mais
desafiador. Na construção da plataforma de Grand Isle os engenheiros passaram
da madeira para o aço, a solução foi construir essas grandes estruturas de aço
de 22m de altura e 3m² de pernas ocas que foram levadas ao local sendo usadas
como um guia bem preciso para introduzir esses pilares de aço dentro de solos
macios. 3° Passo permanecendo no lugar, o tradicional material de construção o
aço possui uma grande fraqueza, no raso uma plataforma de petróleo é forte o
bastante para resistir ao ataque das ondas, mas em águas que as pernas precisam
ser mais longas e o mar é mais agitado, as pernas de aço são tão flexíveis que
o poder das ondas dobraria a plataforma pra frente e pra traz com o tempo
desenvolvendo pontos fracos que iria se desgastando. Para resolver esse
problema os engenheiros imaginaram fazer a plataforma de concreto. No golfo do
México possui correntes muito fortes da ordem de 1,5m/s e 1,8m/s que fazem as
barras de cilindro vibrar para resolver esse problema foi desenvolvido um
aparelho simples uma fina tira de aço espiralando para baixo e pelas laterais
chamada cinta. 4° Passo montagem foi levantado o deque de nove mil toneladas. 5°
Passo flutuabilidade, plataformas flutuantes é a melhor maneira de explorar
profundidades cada vez maiores. 6° Passo
incêndio, o calor enfraquece o aço para evitar isso foi passada uma tinta intumescente.
O aço sem proteção pode não suportar o calor.
Perdido
alcançou o mais fundo no oceano usando a tecnologia para tentar reduzir
impactos no meio ambiente.
Gigantes da Engenharia- Ponte Akashi
Kaikyo.
A
ponte Akashi Kaikyo no Japão é a mais longa ponte suspensa do mundo tendo 4 km
de comprimento e foi projetada para resistir tufões, tsunamis, e terremotos, é
o que há de mais moderno em construção de pontes. Deve o seu sucesso a sete
invenções fundamentais encontradas em sete pontes históricas: Ironbridge 30m,
Menai bridge 177m, Niagara Falls bridge 250m, brooklyn bridge 486m, Golden gate
bridge 1280m, Verrazano narrows bridge1298m, até chegar a Akashi Kaikyo 1991m.
1°
Passo materiais teria que ser leve e fácil de usar como o ferro fundido. Na
ponte Akashi Kaikyo foi feita utilizando- se componentes pré- fabricados dispostos
em forma de treliça ainda assim esta estrutura leve contêm 250 mil toneladas de
aço o material, no entanto possui um problema é vulnerável a corrosão. 2° Passo
a ponte suspensa, em vez de correntes foi utilizado na ponte Akashi cabos
colossais. Na ancoragem foi escavado um buraco para as fundações para receber
230 mil mᶟ de concreto juntamente com gigantescas estruturas de metal que irão
prender os cabos da ponte e devem ficar bem firmes no lugar envolvidas com
concreto em cinco blocos separados para dissipar o calor para que não sofra
fissuras em seguida os vãos são preenchidos formando uma estrutura sólida. 3°
Passo correntes mais fortes. 4° Passo construindo sobre a água. 5° Passo torres
mais altas. 6° Passo o vento, foi feita uma leve estrutura metálica chamada
caixa aberta onde foram montadas barras de aço formando uma enorme treliça de
aço permitindo que o vento passasse sem resistência pela estrutura. 7° Passo
terremoto, as torres foram feitas de aço para serem flexíveis e dentro
possuindo amortecedores.
Gigantes da Engenharia – Roda gigante
A
roda gigante tem altura de um prédio de 42 andares oferece até 20 mil pessoas
por dia uma vista sem igual de três países diferentes Cingapura, Malásia e
Indonésia. É a ultima palavra em engenharia estrutural. Deve o seu sucesso a
mais de 100 anos de inovação teve como exemplo a Ferris Wheel 80m, Earls Court
Gigantic 94m, London Eye 135m, Star of Nanchang 160m até chegar a Singapore
Flyer 165m.
1°
Passo construção, da borda leve da roda gigante pendem 112 raios de aço cada um
com apenas oito cm de espessura. 2° Passo movimento. 3° Passo cápsula. 4° Passo
estabilidade. 5° Passo segurança.
Todos
os três vídeos mostraram a grande importância de se estudar sobre estruturas
metálicas onde mostrou que essas estruturas são indispensáveis na execução de
projetos tão grandiosos.
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