sábado, 12 de abril de 2014

Resenha Crítica de Estruturas Metálicas



Nome: Dandara Carlos Veloso                       Curso: Engenharia Civil, 7° A.
Gigantes da Engenharia – Plataformas de Petróleo
Nas praias do golfo do México os engenheiros construirão uma obra prima tecnológica chamada Perdido onde 45 mil toneladas de aço foram transformadas na plataforma petrolífera mais avançada do mundo. Essa plataforma introduziu suas perfuratrizes a quase 3 km de profundidade no solo marinho. Perdido deve o seu sucesso a cinco plataformas petrolíferas que foram um marco na história: Grand Lake 3m, Grand Isle 14m, Beryl Alpha 120m, Cognac 310m, Auger 870m até chegar a Perdido com 2380m de profundidade. No centro de cada uma existe uma inovação tecnológica que permitiu que os engenheiros extraíssem petróleo em águas cada vez mais profundas.
Foi no dia 08 de Agosto de 2008, que levaram a metade da plataforma de petróleo que ficaria submersa do dique de construção no Texas para dentro do oceano, 18 Mil Toneladas de metal viajou 300 km para dentro do golfo do México formando nesse ponto a base da plataforma de petróleo flutuante de ultima geração que iria explorar três campos de petróleo.
1° Passo da construção água, os engenheiros precisavam de algo que perfurasse sobre a água. 2° Passo fundação, construir uma plataforma no raso é uma operação relativamente simples, mas introduzir pilares em águas profundas é mais desafiador. Na construção da plataforma de Grand Isle os engenheiros passaram da madeira para o aço, a solução foi construir essas grandes estruturas de aço de 22m de altura e 3m² de pernas ocas que foram levadas ao local sendo usadas como um guia bem preciso para introduzir esses pilares de aço dentro de solos macios. 3° Passo permanecendo no lugar, o tradicional material de construção o aço possui uma grande fraqueza, no raso uma plataforma de petróleo é forte o bastante para resistir ao ataque das ondas, mas em águas que as pernas precisam ser mais longas e o mar é mais agitado, as pernas de aço são tão flexíveis que o poder das ondas dobraria a plataforma pra frente e pra traz com o tempo desenvolvendo pontos fracos que iria se desgastando. Para resolver esse problema os engenheiros imaginaram fazer a plataforma de concreto. No golfo do México possui correntes muito fortes da ordem de 1,5m/s e 1,8m/s que fazem as barras de cilindro vibrar para resolver esse problema foi desenvolvido um aparelho simples uma fina tira de aço espiralando para baixo e pelas laterais chamada cinta. 4° Passo montagem foi levantado o deque de nove mil toneladas. 5° Passo flutuabilidade, plataformas flutuantes é a melhor maneira de explorar profundidades cada vez maiores.  6° Passo incêndio, o calor enfraquece o aço para evitar isso foi passada uma tinta intumescente. O aço sem proteção pode não suportar o calor.
Perdido alcançou o mais fundo no oceano usando a tecnologia para tentar reduzir impactos no meio ambiente.
Gigantes da Engenharia- Ponte Akashi Kaikyo.
A ponte Akashi Kaikyo no Japão é a mais longa ponte suspensa do mundo tendo 4 km de comprimento e foi projetada para resistir tufões, tsunamis, e terremotos, é o que há de mais moderno em construção de pontes. Deve o seu sucesso a sete invenções fundamentais encontradas em sete pontes históricas: Ironbridge 30m, Menai bridge 177m, Niagara Falls bridge 250m, brooklyn bridge 486m, Golden gate bridge 1280m, Verrazano narrows bridge1298m, até chegar a Akashi Kaikyo 1991m.
1° Passo materiais teria que ser leve e fácil de usar como o ferro fundido. Na ponte Akashi Kaikyo foi feita utilizando- se componentes pré- fabricados dispostos em forma de treliça ainda assim esta estrutura leve contêm 250 mil toneladas de aço o material, no entanto possui um problema é vulnerável a corrosão. 2° Passo a ponte suspensa, em vez de correntes foi utilizado na ponte Akashi cabos colossais. Na ancoragem foi escavado um buraco para as fundações para receber 230 mil mᶟ de concreto juntamente com gigantescas estruturas de metal que irão prender os cabos da ponte e devem ficar bem firmes no lugar envolvidas com concreto em cinco blocos separados para dissipar o calor para que não sofra fissuras em seguida os vãos são preenchidos formando uma estrutura sólida. 3° Passo correntes mais fortes. 4° Passo construindo sobre a água. 5° Passo torres mais altas. 6° Passo o vento, foi feita uma leve estrutura metálica chamada caixa aberta onde foram montadas barras de aço formando uma enorme treliça de aço permitindo que o vento passasse sem resistência pela estrutura. 7° Passo terremoto, as torres foram feitas de aço para serem flexíveis e dentro possuindo amortecedores.
Gigantes da Engenharia – Roda gigante
A roda gigante tem altura de um prédio de 42 andares oferece até 20 mil pessoas por dia uma vista sem igual de três países diferentes Cingapura, Malásia e Indonésia. É a ultima palavra em engenharia estrutural. Deve o seu sucesso a mais de 100 anos de inovação teve como exemplo a Ferris Wheel 80m, Earls Court Gigantic 94m, London Eye 135m, Star of Nanchang 160m até chegar a Singapore Flyer 165m.
1° Passo construção, da borda leve da roda gigante pendem 112 raios de aço cada um com apenas oito cm de espessura. 2° Passo movimento. 3° Passo cápsula. 4° Passo estabilidade. 5° Passo segurança.
Todos os três vídeos mostraram a grande importância de se estudar sobre estruturas metálicas onde mostrou que essas estruturas são indispensáveis na execução de projetos tão grandiosos.

Um comentário:

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