Ponte de Millau
A
Ponte de Millau, no sul da França, é uma obra conhecida mundialmente não só
pela sua grandiosidade, mas também por sua elegância.
O
viaduto de Milau como é conhecido na França, foi construído sobre o Rio Tarn, Projetada
pelo arquiteto inglês Norman Foster e pelo engenheiro francês Michel
Virlogeux, a é a mais alta ponte rodoviária do mundo, com 343 metros de
altura, situada perto de Millau na
França. É composta por pilares de concreto armado, e por trechos de aço
suportado por cabos estaiados. É a maior pista suportada por cabos no mundo,
pesando 36 mil toneladas, com 32 metros de largura e 4,2 m de espessura. A
segurança é reforçada com barreiras contra colisão e telas para proteger os
motoristas dos violentos ventos locais. A
construção do tabuleiro foi realizada em solo, e depois deslocada de torre em
torre: ao todo oito torres temporárias foram construídas com aço, provendo sustentação
adicional.
A colocação dos tabuleiros de aço foram feitas por um sistema
hidráulico que empurrava lentamente as seções do tabuleiro. A atenção às
condições climáticas foi crucial para realizar esta operação, já que o local
podia sofrer ventos de até 130 km/h que prejudicariam o movimento das seções. Com o objetivo de assegurar a posição dos pilares a
serem construídos de acordo com o que fora projetado, a equipe fez uso de um
GPS que precisava as coordenadas de colocação das formas com a mínima margem
de erro possível, 4 mm.
O segundo pilar, o mais alto, foi construído a
245m do solo, 546m da extremidade norte da ponte e 1914m da sul. A fim de otimizar o tempo
de obra, os pilares foram construídos todos ao mesmo tempo. A economia também
aconteceu na utilização do concreto: os pilares são vazios, já que o concreto
no centro destes tem participação mínima na resistência da estrutura. Por fim,
foram montados os mastros para sustentarem os cabos de aço. Com 90m de altura,
os mastros foram colocados a partir de uma técnica que faz o levantamento das
estruturas por duas torres de aço equipadas com um sistema hidráulico.
Estádio
Allianz Arena
Um dos mais novos estádios com a mais alta tecnologia e
técnicas construtivas. O estádio Allianz Arena encontra-se em Munique, na
Alemanha.
A capacidade do estádio para aglomeração de pessoas
destaca-se entre o restante dos estádios de Munique. Visto que o mesmo há uma
grande estrutura e atende aos requisitos para executar um evento a nível
internacional, tais como copa do Mundo e olimpíadas. Em decorrência disso, planejaram construir um
estádio totalmente novo, como todas as tecnologias cabíveis em um tempo
recorde, de dois anos.
Arquitetos do mundo todo disputaram pela oportunidade de
produzir o projeto para tamanha obra, e os vencedores foram da cidade de
Basileia, na Suíça, Jacques Herzog e Pierre de Meuron. Para os dois, construir
um estádio para 66.000 mil pessoas com os requisitos estipulados é um grande
desafio.
A arquibancada foi projetada para que os espectadores
ficassem praticamente dentro do campo, onde traz inovação e segurança nos
quesitos de realização de eventos. Além disso, foram construídos lojas e
restaurantes para funcionar durante todo o ano, não só em datas de jogos e
eventos esportivos. Haverá sete níveis diferentes, entre eles um para os
jogadores, imprensa e convidado, funcionários, segurança e torcedores terão
seus espaços separados. A construção tinha até mesmo uma fábrica de concreto
dentro do seu canteiro de obras.
Destaca-se também pelo preço pago na execução do estádio
Alianz Arena, o projeto custou cerca de 412 milhões de dólares. Uma obra com
alto custo projetado para ser executado em um tempo recorde no máximo 730 dias.
A execução do mesmo teve um rigoroso sistema de
acompanhamento da obra e concretos lançados na mesma, onde a cada lote de concreto
produzido faz-se um estudo e teste para conferir se tudo está nas normas. De
acordo com o projeto o peso do estádio inteiro, com todos os sete níveis, será
sustentado por 350 pilares de concreto, para suportar uma carga pesada de 1000
toneladas por pilar o concreto é derramado em um molde e depois assentado em
uma centrífuga, em seguida é comprimido por uma força nove vezes maior que a da
gravidade. Como resultado obtém-se um concreto fortíssimo com superfície
totalmente lisa. Foram usados 200.000 m³ de concreto. As equipes revezaram-se
entre o dia e a noite, instalando-se, até mesmo em trailers no canteiro de
obras.
A segurança das pessoas que vão ao estádio assistir aos
jogos é fundamental. Tanto que foram duplicadas as vias que chegam ao mesmo, as
linhas de trem também foram estendidas praticamente até a porta do estádio. O
objetivo era menos carro e mais transporte público. Para isso, o intervalo
entre um trem e outro antes e depois dos jogos é de 2 minutos, transportando,
assim, 21.000 pessoas por hora. Na onda
de terrorismo internacional e intolerância de alguns pagantes, foi-se projetada
uma grande área de evacuação. O Allianz Arena foi projetado para ser totalmente
evacuado em precisos 15 minutos.
Como proposta inicial, o contato do telespectador deve
ser máximo para com o campo. Então a arquibancada, subdividida em três níveis
tornou-se inovadora. A mais baixa fica a
apenas 7,5 m do campo, e a mais alta, tem uma inclinação de 34°, o máximo
conseguido pela engenharia.
Para a construção do teto de aço, houve uma série de
desafios. A mesma usa um intricado
sistema de pilares e vigas de tamanhos diferentes. Os operários que trabalharam na função
ficaram içados a 50 metros de altura. Para tal trabalho, usaram um guindaste
que tem 108 metros de altura e pesa 250 toneladas. As maiores treliças têm 65 metros e pesam 100
toneladas. As vigas mestras são dispostas como os raios de uma roda de
bicicleta.
O projeto de iluminação é outro marco do estádio. A
concha translúcida do mesmo foi muito criticada no início, tratada como
impraticável, mas provou o contrário. Ela é extremamente fina, com apenas 0,02
mm de espessura recobre 3000 painéis infláveis que cobrem o teto do
estádio. Seu índice de translucidez é de
98%, possibilitando, assim, que a luz natural entre no campo e o gramado cresça
ao natural. São 25.000 lâmpadas fluorescentes ligadas em todo estádio, uma
tecnologia faz com que o estádio fique da cor do time que estiver jogando.
Todas as cadeiras das arquibancadas tem o formato
ergonômico, e foram instaladas uma a uma por operários. Os telões estão içados
a 40 metros do chão, com o tamanho de um dormitório.
O gramado do Allianz Arena tem um tipo especial de grama.
Ele tem três tipos de grama, de modo assim, que se uma morre com o frio as
outras duas prosperam mesmo assim. Do lado de fora do estádio a esplanada
torna-se uma área de segurança durante os eventos esportivos e um parque
público quando não houver nada. Desse espaço aproveitaram para fazer um
estacionamento que comportasse o fluxo de carros, nenhum espaço foi
desperdiçado. É o maior estacionamento
da Europa, com capacidade para 10.000 vagas.
O Allianz Arena é a prova de que os sonhos de arquitetos
e a ciência dos engenheiros e o esforço dos operários podem resultam em obras
fantásticas e com tecnologia de ponta.
Edifício Burj Al - Arab
A cidade de Dubai conhecida mundialmente
por sua forma arrojada de construir edifícios e monumentos históricos com alto
nível de tecnologia e desafios para grandes engenheiros e arquitetos.
O edifício de Burj Al – Arlab foi
projetado e construído de uma forma elegante e com grande estética, construído
sobre o mar em uma ilha artificial, e com uma altura de cerca de 321m é
considerado o maior edifício do mundo construído sobre o mar.
O aço
estrutural entrou em uma nova era. Hoje ele fornece não apenas força aos
edifícios, mas também beleza e em muitos casos por sua estética e aparência. Projetos de diversos tipos, entre os quais o BURJ
AL-ARAB teve a sorte de participar na estrutura de aço. Sua construção ilustra
a versatilidade do aço e também sua utilização em diversas obras que exigem
complexidade e beleza. Projetado para
parecer como uma vela ao vento, o Burj Al-Arab sobe a uma altura de 321m,
dominando o litoral de Dubai.
Um dos mais fascinantes projetos, complexo e desafiador. O aço foi o material mais usado nessa construção, devido a sua flexibilidade e construtibilidade. O Burj Al-Arab é feito em uma construção de 28 pisos dos níveis de Split (56 andares) com 100.000m² de área útil. Foram utilizados 60.000m³ de concreto, 9.000 toneladas de aço de reforço, 12.000 toneladas de siderurgia estruturais, 80.000m² de revestimentos, 10.000m² de teflon.
Pano de fibra de vidro revestido assenta-se em 250 pilhas de 1,5m de tamanho, 45m sob o mar. As pilhas usam o atrito que existe apenas embutido na areia para manter o equilíbrio.
Um elemento marcante de sua arquitetura é a beachward exterior de aço de parede do átrio, que é coberta com um tecido, fibra de vidro revestida de teflon. O burj Al-arab apresenta o átrio mais alto do mundo, altura 180m de pé direito. Este edifício é um hibrido V, estrutura em forma de construção em concreto até o topo de 209m e misturado com estrutura de aço, criando uma impressionante obra-prima da engenharia. Noventa por cento das estruturas de aço foram construídos fora do edifício. Três auto guindastes de torre de escaladas com uma capacidade máxima de elevação de 64 toneladas em 8.0m de raio foram usados. Alguns dos equipamentos pesavam 60 toneladas.
Um dos mais fascinantes projetos, complexo e desafiador. O aço foi o material mais usado nessa construção, devido a sua flexibilidade e construtibilidade. O Burj Al-Arab é feito em uma construção de 28 pisos dos níveis de Split (56 andares) com 100.000m² de área útil. Foram utilizados 60.000m³ de concreto, 9.000 toneladas de aço de reforço, 12.000 toneladas de siderurgia estruturais, 80.000m² de revestimentos, 10.000m² de teflon.
Pano de fibra de vidro revestido assenta-se em 250 pilhas de 1,5m de tamanho, 45m sob o mar. As pilhas usam o atrito que existe apenas embutido na areia para manter o equilíbrio.
Um elemento marcante de sua arquitetura é a beachward exterior de aço de parede do átrio, que é coberta com um tecido, fibra de vidro revestida de teflon. O burj Al-arab apresenta o átrio mais alto do mundo, altura 180m de pé direito. Este edifício é um hibrido V, estrutura em forma de construção em concreto até o topo de 209m e misturado com estrutura de aço, criando uma impressionante obra-prima da engenharia. Noventa por cento das estruturas de aço foram construídos fora do edifício. Três auto guindastes de torre de escaladas com uma capacidade máxima de elevação de 64 toneladas em 8.0m de raio foram usados. Alguns dos equipamentos pesavam 60 toneladas.
Cerca de 100 toneladas de eletrodos
foram queimadas em razão de defeito de soldagem, menos de 1% do material usado
na soldagem geral.
As 350 toneladas de aço estrutural do restaurante Sky foi um dos mais complexos e potencialmente perigosos e erigir. O restaurante tem um tamanho de piso de 70m X 25m. A estrutura total é construída em oito seções e duas treliças finais a 200m acima do nível do solo.
As 350 toneladas de aço estrutural do restaurante Sky foi um dos mais complexos e potencialmente perigosos e erigir. O restaurante tem um tamanho de piso de 70m X 25m. A estrutura total é construída em oito seções e duas treliças finais a 200m acima do nível do solo.
Abel Fernando Teixeira Malta
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