segunda-feira, 14 de abril de 2014

Ponte de Millau
A Ponte de Millau, no sul da França, é uma obra co­nhecida mundialmente não só pela sua grandiosidade, mas também por sua elegância.
O viaduto de Milau como é conhecido na França, foi construído sobre o Rio Tarn, Projetada pelo arqui­teto inglês Norman Foster e pelo engenheiro francês Michel Virlogeux, a é a mais alta ponte rodoviá­ria do mundo, com 343 metros de altura, situada perto de Millau na França. É composta por pilares de concre­to armado, e por trechos de aço suportado por cabos estaiados. É a maior pista suportada por cabos no mundo, pesando 36 mil toneladas, com 32 metros de largura e 4,2 m de espessura. A segurança é reforçada com bar­reiras contra colisão e telas para proteger os motoristas dos violentos ventos locais. A construção do tabuleiro foi realizada em solo, e depois deslocada de torre em torre: ao todo oito torres temporárias foram construídas com aço, provendo sus­tentação adicional.
A colocação dos tabuleiros de aço foram feitas por um sis­tema hidráulico que empurrava lentamente as seções do tabuleiro. A atenção às condições climá­ticas foi crucial para realizar esta operação, já que o local podia sofrer ventos de até 130 km/h que prejudicariam o movimento das seções. Com o objetivo de assegurar a posição dos pilares a serem construídos de acordo com o que fora projetado, a equipe fez uso de um GPS que precisava as coordenadas de coloca­ção das formas com a mínima margem de erro possível, 4 mm.
O segundo pilar, o mais alto, foi construído a 245m do solo, 546m da extremidade norte da ponte e 1914m da sul. A fim de otimizar o tempo de obra, os pilares foram construídos todos ao mesmo tempo. A economia também aconteceu na utilização do concreto: os pilares são vazios, já que o concreto no centro destes tem participação mínima na resistência da estrutura. Por fim, foram montados os mastros para sustentarem os cabos de aço. Com 90m de altura, os mastros foram colocados a partir de uma técnica que faz o levantamento das estruturas por duas torres de aço equipadas com um sistema hidráulico.


Estádio Allianz Arena
Um dos mais novos estádios com a mais alta tecnologia e técnicas construtivas. O estádio Allianz Arena encontra-se em Munique, na Alemanha.
A capacidade do estádio para aglomeração de pessoas destaca-se entre o restante dos estádios de Munique. Visto que o mesmo há uma grande estrutura e atende aos requisitos para executar um evento a nível internacional, tais como copa do Mundo e olimpíadas.  Em decorrência disso, planejaram construir um estádio totalmente novo, como todas as tecnologias cabíveis em um tempo recorde, de dois anos.
Arquitetos do mundo todo disputaram pela oportunidade de produzir o projeto para tamanha obra, e os vencedores foram da cidade de Basileia, na Suíça, Jacques Herzog e Pierre de Meuron. Para os dois, construir um estádio para 66.000 mil pessoas com os requisitos estipulados é um grande desafio. 
A arquibancada foi projetada para que os espectadores ficassem praticamente dentro do campo, onde traz inovação e segurança nos quesitos de realização de eventos. Além disso, foram construídos lojas e restaurantes para funcionar durante todo o ano, não só em datas de jogos e eventos esportivos. Haverá sete níveis diferentes, entre eles um para os jogadores, imprensa e convidado, funcionários, segurança e torcedores terão seus espaços separados. A construção tinha até mesmo uma fábrica de concreto dentro do seu canteiro de obras.
Destaca-se também pelo preço pago na execução do estádio Alianz Arena, o projeto custou cerca de 412 milhões de dólares. Uma obra com alto custo projetado para ser executado em um tempo recorde no máximo 730 dias. 
A execução do mesmo teve um rigoroso sistema de acompanhamento da obra e concretos lançados na mesma, onde a cada lote de concreto produzido faz-se um estudo e teste para conferir se tudo está nas normas. De acordo com o projeto o peso do estádio inteiro, com todos os sete níveis, será sustentado por 350 pilares de concreto, para suportar uma carga pesada de 1000 toneladas por pilar o concreto é derramado em um molde e depois assentado em uma centrífuga, em seguida é comprimido por uma força nove vezes maior que a da gravidade. Como resultado obtém-se um concreto fortíssimo com superfície totalmente lisa. Foram usados 200.000 m³ de concreto. As equipes revezaram-se entre o dia e a noite, instalando-se, até mesmo em trailers no canteiro de obras.
A segurança das pessoas que vão ao estádio assistir aos jogos é fundamental. Tanto que foram duplicadas as vias que chegam ao mesmo, as linhas de trem também foram estendidas praticamente até a porta do estádio. O objetivo era menos carro e mais transporte público. Para isso, o intervalo entre um trem e outro antes e depois dos jogos é de 2 minutos, transportando, assim, 21.000 pessoas por hora.  Na onda de terrorismo internacional e intolerância de alguns pagantes, foi-se projetada uma grande área de evacuação. O Allianz Arena foi projetado para ser totalmente evacuado em precisos 15 minutos.
Como proposta inicial, o contato do telespectador deve ser máximo para com o campo. Então a arquibancada, subdividida em três níveis tornou-se inovadora.  A mais baixa fica a apenas 7,5 m do campo, e a mais alta, tem uma inclinação de 34°, o máximo conseguido pela engenharia.
Para a construção do teto de aço, houve uma série de desafios.  A mesma usa um intricado sistema de pilares e vigas de tamanhos diferentes.  Os operários que trabalharam na função ficaram içados a 50 metros de altura. Para tal trabalho, usaram um guindaste que tem 108 metros de altura e pesa 250 toneladas.  As maiores treliças têm 65 metros e pesam 100 toneladas. As vigas mestras são dispostas como os raios de uma roda de bicicleta.
O projeto de iluminação é outro marco do estádio. A concha translúcida do mesmo foi muito criticada no início, tratada como impraticável, mas provou o contrário. Ela é extremamente fina, com apenas 0,02 mm de espessura recobre 3000 painéis infláveis que cobrem o teto do estádio.  Seu índice de translucidez é de 98%, possibilitando, assim, que a luz natural entre no campo e o gramado cresça ao natural. São 25.000 lâmpadas fluorescentes ligadas em todo estádio, uma tecnologia faz com que o estádio fique da cor do time que estiver jogando.
Todas as cadeiras das arquibancadas tem o formato ergonômico, e foram instaladas uma a uma por operários. Os telões estão içados a 40 metros do chão, com o tamanho de um dormitório.
O gramado do Allianz Arena tem um tipo especial de grama. Ele tem três tipos de grama, de modo assim, que se uma morre com o frio as outras duas prosperam mesmo assim. Do lado de fora do estádio a esplanada torna-se uma área de segurança durante os eventos esportivos e um parque público quando não houver nada. Desse espaço aproveitaram para fazer um estacionamento que comportasse o fluxo de carros, nenhum espaço foi desperdiçado.  É o maior estacionamento da Europa, com capacidade para 10.000 vagas.
O Allianz Arena é a prova de que os sonhos de arquitetos e a ciência dos engenheiros e o esforço dos operários podem resultam em obras fantásticas e com tecnologia de ponta.

Edifício Burj Al - Arab
A cidade de Dubai conhecida mundialmente por sua forma arrojada de construir edifícios e monumentos históricos com alto nível de tecnologia e desafios para grandes engenheiros e arquitetos.
O edifício de Burj Al – Arlab foi projetado e construído de uma forma elegante e com grande estética, construído sobre o mar em uma ilha artificial, e com uma altura de cerca de 321m é considerado o maior edifício do mundo construído sobre o mar.
           O aço estrutural entrou em uma nova era. Hoje ele fornece não apenas força aos edifícios, mas também beleza e em muitos casos por sua estética e aparência. Projetos de diversos tipos, entre os quais o BURJ AL-ARAB teve a sorte de participar na estrutura de aço. Sua construção ilustra a versatilidade do aço e também sua utilização em diversas obras que exigem complexidade e beleza.  Projetado para parecer como uma vela ao vento, o Burj Al-Arab sobe a uma altura de 321m, dominando o litoral de Dubai.
        Um dos mais fascinantes projetos, complexo e desafiador. O aço foi o material mais usado nessa construção, devido a sua flexibilidade e construtibilidade. O Burj Al-Arab é feito em uma construção de 28 pisos dos níveis de Split (56 andares) com 100.000m² de área útil. Foram utilizados 60.000m³ de concreto, 9.000 toneladas de aço de reforço, 12.000 toneladas de siderurgia estruturais, 80.000m² de revestimentos, 10.000m² de teflon.
        Pano de fibra de vidro revestido assenta-se em 250 pilhas de 1,5m de tamanho, 45m sob o mar. As pilhas usam o atrito que existe apenas embutido na areia para manter o equilíbrio.
        Um elemento marcante de sua arquitetura é a beachward exterior de aço de parede do átrio, que é coberta com um tecido, fibra de vidro revestida de teflon. O burj Al-arab apresenta o átrio mais alto do mundo, altura 180m de pé direito. Este edifício é um hibrido V, estrutura em forma de construção em concreto até o topo de 209m e misturado com estrutura de aço, criando uma impressionante obra-prima da engenharia. Noventa por cento das estruturas de aço foram construídos fora do edifício. Três auto guindastes de torre de escaladas com uma capacidade máxima de elevação de 64 toneladas em 8.0m de raio foram usados. Alguns dos equipamentos pesavam 60 toneladas.

Cerca de 100 toneladas de eletrodos foram queimadas em razão de defeito de soldagem, menos de 1% do material usado na soldagem geral.
As 350 toneladas de aço estrutural do restaurante Sky foi um dos mais complexos e potencialmente perigosos e erigir. O restaurante tem um tamanho de piso de 70m X 25m.                 A estrutura total é construída em oito seções e duas treliças finais a 200m acima do nível do solo.
   
Abel Fernando Teixeira Malta

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