segunda-feira, 14 de abril de 2014

Resenha: JÉSSICA RODRIGUES MIRANDA

NATGEO – Obras Incríveis – Ponte Millau

Millau é uma pequena cidade na França e uma via expressa que liga Paris a Barcelona, ao chegar a Millau os motoristas tinham que descer até o vale do rio Tarn, o que causava grandes congestionamentos, ainda maiores no verão. O governo então decidiu construir a ponte atravessando o vale e fazendo com que a travessia diminuísse o trajeto em mais de uma hora.
A construção da ponte enfrentaria grandes desafios: os pilares altos demais, ser a ponte de cabo fixa mais alta do mundo, colocar uma via expressa de 36.000 toneladas em cima dela, erguer sete torres de aço com 700 toneladas cada e tudo isso a 343 metros acima do solo. Durante a construção a equipe enfrentou ventos de 130 km/h, deslizamentos de terra, violentas tempestades, esta ponte levou a engenharia aos limites e além, tudo no projeto era exagerado, foi necessária a construção de uma fábrica de concreto no local para a grande demanda da ponte, que gastou 2.000 toneladas de concreto com grande força estrutural para suportar as enormes cargas que seriam postas sobre ele, concreto este que não poderia secar depressa demais pois seria derramado a centenas de metros de altura, 16 mil toneladas de barras de aço foram colocadas de uma extremidade a outra e assim foram construídos os sete pilares da ponte que juntamente com pilares temporários feitos em aço faziam com que os passadiços construídos também em aço pela fábrica Eiffel e a ajuda de macacos hidráulicos guiados por GPS faziam as rampas deslizarem por eles a uma velocidade de 600mm a cada quatro horas em direção ao centro do vale até se encontrarem sob o rio Tarn, depois foram instalados os pilares e posteriormente os cabos de sustentação que deram a estrutura força para suportar o tráfego. À medida que os cabos foram sendo colocados, as ondulações no passadiço foram corrigidas, fizeram então o pavimento asfáltico, os testes de segurança e em 14 de dezembro de 2004 a ponte foi inaugurada.

NATGEO – Gigantes da Engenharia – Palácio de sonhos em Dubai
Em 1994 tem início a construção do hotel que deverá ser o mais alto e luxuoso do mundo. O príncipe coroado de Dubai é o visionário por trás dessa incrível construção.Um futuro desaquecimento econômico faz com que o príncipe tome um a importante decisão: transformar seu país no "playground" para ricos no litoral do golfo pérsico, especula-se que ele tenha gasto mais de 1 bilhão de dólares o hotel que possui 7 estrelas. A equipe de arquitetos e engenheiro decidem fazer um hotel em formato de um barco a velas sobre uma ilha artificial, a primeira de dubai a 270 metros da costa. A estrutura tem 321 metros e pesa 250 mil toneladas, e tem que enfrentar terremotos e tempestades do golfo. No início de 1995 a equipe começa a trabalhar na construção de uma ilha usando pedras e blocos de concreto inovadores que como mostrados em testes provam funcionar como uma esponja. A fundação tem 250 colunas de concreto, com comprimento de mais de 10 quilometros, 35 vezes a altura do hotel. O hotel tem leves paredes de concreto incapazes de suportar os fenômenos da natureza, então o arquiteto projeta uma solução, uma gigantesca estrutura de aço do lado de fora do edifício principal, nessa estrutura as cantoneiras de fixação tem uma roela cuja abertura fica afastada do centro e ela gira até que se alinhe com a armação diagonal, etão um pino de aço fundido de certa de 30 cm de diâmetro é inserido através das duas aberturas travado-as em uma só peça. Em 1999 após muitos desafios, finalmente é inaugurado o hotel.



NATGEO - Obras Incríveis - Canal do Panamá

Há muitos anos atrás, antes da construção do canal do Panamá os navios tinham que atravessar todo o oceano Atlântico para chegar ao Pacífico, com a construção do canal, esse trajeto foi diminuído consideravelmente. O canal é considerado como um ponto importante para o comércio internacional devido à grande diminuição do percurso feito pelos navios. O canal começou a ser construído em 1880 e foi terminado em 1914. Os Estados Unidos e a China são os principais usuários do canal.
O valor deste projeto é de 5,25 bilhões de dólares, foi aprovado pelos habitantes do país o dia 22 de outubro de 2006 e depois que foi aprovado pelo governo, inicio-se oficialmente a obra em setembro de 2007.
Se conseguirem seguir com a obra sem atraso, e recuperarem o tempo perdido, é possível que a inauguração aconteça no último semestre de 2014, caso não aconteça, terá que esperar até o fim do primeiro semestre de 2015.


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