domingo, 13 de abril de 2014

RESENHA DE ESTRUTURAS METÁLICAS


Ponte de Hong Kong

    Uma das mais longas estruturas estaiadas do mundo.  A ponte Stonecutters é  o segundo maior vão livre do mundo com 1018 metros. Sendo a maior com tabuleiro duplo. Até a lâmina d’água possui 73,5 metros de altura, para a passagem de navios porta-contêiners.
    A ponte foi feita para suportar condições adversas, como os tufões, cuja velocidade pode chegar a 95 m/s. A ponte foi montada a partir de segmentos um a um. Quando o segmento é colocado ela se dobra um pouco quando se coloca o cabo de sustentação ela volta ao normal. O vão pode curval até 60 cm durante o içamento dos segmentos.
    Além da dificuldade do trânsito com os navios que passam pelo local. Os engenheiros também tiveram dificuldades em conseguir fazer a fundação das torres da ponte. O melhor foi utilizar a menor área possível de solo.
    A ponte possui três elementos essenciais: o vão horizontal (tabuleiro), os dois suportes verticais (torres) e amarrando tudo isso os cabos de tensão. A ponte no total possui 224 estais segurando o tabuleiro às torres.
    As pontes são construídas há milhares de anos e cada uma é um desafio para a engenharia. As pontes normalmente caem por colisão com navios, abalos sísmicos ou ação do vento. Em Hong Kong não possui terremotos e para combater a ação do vento o tabuleiro foi projetado com uma abertura ao meio para dar vazão à força dos ventos diminuindo assim a vibração deixando a ponte estável e segura.
    A ligação de um segmento ao outro é feita através de uma solda robótica, para que fique seguro. Além disso, possui vigas de aço soldadas no centro do tabuleiro para dar mais estabilidade.
    Além de tudo isso a ponte será iluminada por lâmpadas LED. Para acabamentos, um jato faz a limpeza de toda ponte. Onde depois serão dadas cinco demãos de tinta. Para que o aço não corroa nem o sal do mar comprometa a estrutura.



O Estádio Olímpico de Londres

            Londres, a cidade onde sediou os jogos olímpicos de 2012 enfrentou alguns desafios para ganhar a candidatura de sede. Com um projeto ecológico e totalmente desmontável, em uma área relativamente pequena em relação a outros estádios do mundo, Londres saiu como vencedora.
            A equipe de construção do Estádio Olímpico de Londres era constituída por arquitetos, engenheiros, designers, urbanistas, construtores e milhares de colaboradores. Foram muitos obstáculos enfrentados por toda esta equipe ao longo dos 4 anos de construção do estádio, como condições atmosféricas imprevisíveis, engenharia radical, e uma crise financeira inesperada.
            Ao norte do Rio Tâmisa, coração da zona oeste de Londres, em uma área de 2,5 km² de terreno baldio começa a construção do primeiro estádio que pode ser desmontado no mundo. O terreno estava muito infectado devido às indústrias químicas que existiam no local e contaminaram o solo, todas essas indústrias foram demolidas para dar início aos trabalhos e o solo foi descontaminado através de uma central de biorremediação. Foram escavados de 20 a 30m de profundidade para colocar os alicerces da construção.
            A área inferior, única parte não desmontável, com capacidade para 25000 lugares foi toda construída em concreto armado. Na segunda fase de construção já começou a ser feita por estruturas metálicas recicladas aparafusadas com capacidade para 55000 espectadores. A cobertura do estádio foi a parte mais difícil de ser concluída devido à grande altura e às condições atmosféricas do local que não ajudavam. E por fim, depois da crise econômica na qual o governo retirou grande parte da verba destinada para a construção do revestimento do estádio, uma empresa entrou como patrocinadora para que os idealizadores do projeto pudessem fazer o revestimento tão sonhado para os espectadores, todo iluminado.
            O Estádio Olímpico de Londres ficou pronto 1 ano antes das Olimpíadas de 2012, é um dos estádios mais leves e compactos do mundo e que possui a melhor visão para os espectadores, além de ser um dos mais ecológicos também. É uma obra de engenharia descomunal, um desafio e tanto até mesmo para os mais experientes da área.



Viaduto de Millau

    Na cidade de Millau em 2001 se da inicio a um Projeto que pra muitos seria impossível, esse projeto é Viaduto de Millau. A maior ponte de cabos do mundo, com 7 pilares de 343m cada pilar.
    Essa Ponte foi feita para diminuir o Fluxo de veículos dentro de uma cidade do interior da França , logo  Michel Virlogeux pensou na solução da construção da Ponte. Então foi feito um consórcio entre outros engenheiros para ajudar na construção. O Arquiteto de renome escolhido foi Lord Norman Foster onde o projeto teria tempo recorde de 4 anos para se construir a Ponte, com 2,5 Km.
        Em outubro de 2001 o trabalho se deu início. Após a construção dos pilares foram feitos reforços de aço pela empresa Eiffel, a ponte teve alguns obstáculos ate ser construída, mais seu Final foi de sucesso, com menos de 4 anos o Viaduto de Millau já estava concluído.



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