Ponte
de Hong Kong
Uma das mais longas estruturas estaiadas do
mundo. A ponte Stonecutters é o segundo maior vão livre do mundo com 1018
metros. Sendo a maior com tabuleiro duplo. Até a lâmina d’água possui 73,5
metros de altura, para a passagem de navios porta-contêiners.
A ponte foi feita para suportar condições
adversas, como os tufões, cuja velocidade pode chegar a 95 m/s. A ponte foi
montada a partir de segmentos um a um. Quando o segmento é colocado ela se
dobra um pouco quando se coloca o cabo de sustentação ela volta ao normal. O
vão pode curval até 60 cm durante o içamento dos segmentos.
Além da dificuldade do trânsito com os
navios que passam pelo local. Os engenheiros também tiveram dificuldades em
conseguir fazer a fundação das torres da ponte. O melhor foi utilizar a menor
área possível de solo.
A ponte possui três elementos essenciais: o
vão horizontal (tabuleiro), os dois suportes verticais (torres) e amarrando
tudo isso os cabos de tensão. A ponte no total possui 224 estais segurando o
tabuleiro às torres.
As pontes são construídas há milhares de
anos e cada uma é um desafio para a engenharia. As pontes normalmente caem por
colisão com navios, abalos sísmicos ou ação do vento. Em Hong Kong não possui
terremotos e para combater a ação do vento o tabuleiro foi projetado com uma
abertura ao meio para dar vazão à força dos ventos diminuindo assim a vibração
deixando a ponte estável e segura.
A ligação de um segmento ao outro é feita
através de uma solda robótica, para que fique seguro. Além disso, possui vigas
de aço soldadas no centro do tabuleiro para dar mais estabilidade.
Além de tudo isso a ponte será iluminada
por lâmpadas LED. Para acabamentos, um jato faz a limpeza de toda ponte. Onde
depois serão dadas cinco demãos de tinta. Para que o aço não corroa nem o sal
do mar comprometa a estrutura.
O
Estádio Olímpico de Londres
Londres, a cidade onde sediou os
jogos olímpicos de 2012 enfrentou alguns desafios para ganhar a candidatura de
sede. Com um projeto ecológico e totalmente desmontável, em uma área
relativamente pequena em relação a outros estádios do mundo, Londres saiu como
vencedora.
A equipe de construção do Estádio
Olímpico de Londres era constituída por arquitetos, engenheiros, designers,
urbanistas, construtores e milhares de colaboradores. Foram muitos obstáculos
enfrentados por toda esta equipe ao longo dos 4 anos de construção do estádio,
como condições atmosféricas imprevisíveis, engenharia radical, e uma crise
financeira inesperada.
Ao norte do Rio Tâmisa, coração da
zona oeste de Londres, em uma área de 2,5 km² de terreno baldio começa a construção
do primeiro estádio que pode ser desmontado no mundo. O terreno estava muito
infectado devido às indústrias químicas que existiam no local e contaminaram o
solo, todas essas indústrias foram demolidas para dar início aos trabalhos e o
solo foi descontaminado através de uma central de biorremediação. Foram
escavados de 20 a
30m de profundidade para colocar os alicerces da construção.
A área inferior, única parte não
desmontável, com capacidade para 25000 lugares foi toda construída em concreto
armado. Na segunda fase de construção já começou a ser feita por estruturas
metálicas recicladas aparafusadas com capacidade para 55000 espectadores. A
cobertura do estádio foi a parte mais difícil de ser concluída devido à grande
altura e às condições atmosféricas do local que não ajudavam. E por fim, depois
da crise econômica na qual o governo retirou grande parte da verba destinada
para a construção do revestimento do estádio, uma empresa entrou como
patrocinadora para que os idealizadores do projeto pudessem fazer o
revestimento tão sonhado para os espectadores, todo iluminado.
O Estádio Olímpico de Londres ficou
pronto 1 ano antes das Olimpíadas de 2012, é um dos estádios mais leves e
compactos do mundo e que possui a melhor visão para os espectadores, além de
ser um dos mais ecológicos também. É uma obra de engenharia descomunal, um
desafio e tanto até mesmo para os mais experientes da área.
Viaduto
de Millau
Na cidade de Millau em 2001 se da inicio a
um Projeto que pra muitos seria impossível, esse projeto é Viaduto de Millau. A
maior ponte de cabos do mundo, com 7 pilares de 343m cada pilar.
Essa Ponte foi feita para diminuir o Fluxo
de veículos dentro de uma cidade do interior da França , logo Michel Virlogeux pensou na solução da construção
da Ponte. Então foi feito um consórcio entre outros engenheiros para ajudar na
construção. O Arquiteto de renome escolhido foi Lord Norman Foster onde o projeto
teria tempo recorde de 4 anos para se construir a Ponte, com 2,5 Km.
Em outubro de 2001 o trabalho se deu
início. Após a construção dos pilares foram feitos reforços de aço pela empresa
Eiffel, a ponte teve alguns obstáculos ate ser construída, mais seu Final foi
de sucesso, com menos de 4 anos o Viaduto de Millau já estava concluído.
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