sábado, 12 de abril de 2014

Resenha do Seriado Gigantes da Engenharia-Ponte Akashi Kaikyo

Gigante da Engenharia - Ponte Akashi Kaikyo


   A ponte Akashi Kaikyo é a maior ponte suspensa do mundo, contando com 4 km de extensão, este ambicioso feito da engenharia civil foi projetada para resistir a tufões, tsunamis e terremotos; é uma das obras mais ambiciosas e modernas no que se diz respeito a construções de pontes, onde ninguém teve a audácia e a coragem de tentar um feito tão revolucionário assim na história da engenharia civil. O Estreito de Akashi tem 4 km de largura no local da ponte com profundidades do mar de 100 metros e correntes de média 14 km/h. O Estreito de Akashi é uma das vias mais movimentadas do mar no mundo, com mais de mil navios por dia viajando com ele. Além disso, a ponte fica em uma região de tufão em que os ventos podem atingir velocidades de 290 km/h. Resumindo, para se construir uma ponde de tão grandiosidade, os engenheiros levaram a tecnologia ao limite. Voltando no tempo, podemos perceber que, desde a primeira ponte que foi fabricada no mundo com ferro fundido já se usavas chapas de ferros ligadas por parafusos ou soldadas umas nas outras, o que não é diferente nas estruturas de ferro atuais. Quando os engenheiros projetaram a maior ponte do mundo, tinham em mente que ela teria que ser o mais leve possível, sendo assim, a ponte Akashi Kaikyo teria que ser fabricada utilizando treliças de ferros pre-fabricadas, utilizando o mesmo principio da primeira ponte de ferro pré-fabricada no Mundo. Mesmo assim, esta superestrutura contém mais de 250.000 toneladas de ferro fundido, e este material tem um grande problema, é vulnerável a corrosão, onde os engenheiros criaram robôs que percorrem toda a ponte para localizar futuras corrosões para que se possa realizar a manutenção antes mesmo que a corrosão afete a estrutura da ponte. Abaixo da ponte Akashi Kaikyo existe três pórticos que permitem a execução da manutenção da ponte sema paralização do trafego. A construção de uma ponte suspensa envolve o uso de dois cabos principais que se estende entre duas torres. O tabuleiro da ponte está ligado aos cabos principais por cabos secundários mais finos. Para suportar o tabuleiro os cabos principais estão presos em cada extremidade por grandes blocos de ancoragem, na Akashi Kaikyo os blocos de ancoragem têm o peso de 350 000 toneladas. Neste tipo de ponte, a estabilidade aerodinâmica é uma característica essencial. Por esse motivo, foi escolhido um tabuleiro treliçado, pois além de proporcionar rigidez à ponte, impõe baixa resistência à passagem do vento. Além disso, foi decidido instalar, ao longo do piso treliçado, placas estabilizadoras para direcionar o vento e, com isso, reduzir a torção do tabuleiro. Más como o vão a ser vencido era muito grande tiveram que fazer pilares ,o que levou muito trabalho e o grande risco de se perder muitas vidas, pilares de aço maciço, com isso pilares mais resistentes e menos pesados, onde podemos notar claramente uma das principais características para se trabalhar com o aço.
   Assim, uma das maiores aplicações do aço na construção civil, e principalmente a utilização de treliças e outros componentes de aço, sem duvidas está na fabricação de galpões e principalmente em pontes e viadutos, pois estes requerem que sejam alcançados grandes vãos, e como todos nós sabemos, o aço é um elemento de fácil trabalhabilidade. A construção em aço e as suas diversas formas de aplicação são alternativas que garantem a evolução do conceito de qualidade, racionalidade e economia no processo da construção no Brasil. O desafio que se apresenta para o Brasil no campo da Arquitetura hoje é o de promover o desenvolvimento de uma indústria da construção relacionada com as tendências atuais, principalmente àquelas que buscam contribuir com a ampliação da utilização de sistemas racionalizados, sintonizados com o momento de preservação energética, ambiental e atendendo à rapidez e à qualidade exigidas pelo mercado, como é o caso da estrutura metálica.

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