domingo, 13 de abril de 2014



Mega Construções - Ponte de Hong Kong Stenecutters Bridge
                Uma das mais longas estruturas estaiadas do mundo o segundo maior vão do mundo de 1018 metros em aço inoxidável. Exigiu 65 seguimentos de Steel Deck de 400 a 600 toneladas. Uma ponte estaiada tem três elementos especiais, os tabuleiros, os dois suportes verticais amarrando tudo com cabos.
                São três os desafios de uma ponte, colisão com os navios, terremotos, e os ventos. Para dar vazão aos fortes ventos os tabuleiros foram projetadas vazadas entre as duas pistas
                Duas torres em forma de I por se menos estáveis que as outras formas foi instalado um pendulo Tuned Mass Damper que minimiza a instabilidade. Como é uma ponte estaiada tem cabos que seguram o tabuleiro e toda essa resistência a tração é anulada em dois simples módulos de depressões das torres que tem uma área construída mínima.
                A instalação dos seguimentos começa pelas extremidades até cada ponta se encontram duas vigas que dobram como se fosse dois trampolins para evitas que elas caem as pesadas vigas de concreto agem como contra peso. Mas fica faltando sete seguimentos.
                As junções dos seguimentos são feitas pelo soldador robótico, a maior força são vigas soldadas nas laterais dos seguimentos. Os ossos da ponte são chapas em forma de U que revestem o interior dos seguimentos que se conecta na ponte com um encaixe para fazer o encaixe e a ligação das lacunas quando essas 110 chapas agem como amarras de suportes que dão forças para resistir ao vento.
                Essa ponte foi projetada para resistir aos furacões da região.
Mega Construções - O Túnel Transatlântico
                Um dos Projetos mais ousados do mundo um túnel que liga os Estados Unidos a Inglaterra o trem que faz 8000 km/h seriam necessário recursos globais inimagináveis, cerca de 1 bilhão de toneladas de aço a produção de todas siderúrgicas do planeta reunidas durante 1 ano inteiro . Mais de 50000 seções de milhares de toneladas presa ao fundo do oceano o custo seria surpreendente 12 trilhões de dólares levaria um século para ser construído, mas se terminada mudaria a forma de viajar.
                Esse projeto vem inspirando visionários através dos tempos a construção do túnel apresentaria desafios em proporções incríveis um dos fatores seria as janelas climáticas, as grandes distâncias que seriam necessárias para o transporte de materiais, e o custos do projeto.
Mega Construções - Itaipu
                Um dos projetos mais ambiciosos do planeta uma hidrelétrica gerando mais energia do que qualquer outra no mundo a usina de Itaipu a mais potente do mundo produz 90000 giga watts por ano com 7 km de extensão e a altura que equivale a 65 andares de um prédio, o curso do rio sulamericano teve que ser bloqueado, milhares de equitares e casas foram inundado, 40 mil trabalhadores lutaram contra a força da natureza e as temperaturas altíssimas e as constantes ameaças de enchentes por traz de isso tudo a possibilidade de catástrofes essa construção leva 7 anos .
                O rio Paraná com 4000 km de comprimento segundo maior da América do sul em parte do seu percurso marca a fronteira do Brasil e o Paraguai o  melhor lugar para a construção da usina é na fronteira . Em 1966 começa a negociação com o Paraguai e o projeto fica congelado durante sete anos, mas a sedução do vasto suprimento de energia prova irresistível e em 1973 foi assinado o tratado entre o Brasil e Paraguai e em 1975 começa a construção.
                A ideia é fazer a estrutura tão pesado de modo que a agua não possa mover ela, a estrutura de concreto armado tem que ter o peso de 61 toneladas, mas a qualidade depende da sua fundação qualquer fraqueza pode fazer a estrutura ruir.

Poliana Gomes Teixeira
Engenharia Civil 7° período A

Nenhum comentário:

Postar um comentário