Obras incríveis – A ferrovia Qinghai-Tibet
a mais alta do mundo
Na china
localizada na região autônoma construiu a ferrovia mais alta do mundo, a
ferrovia Qinghai-Tibet que liga Xining, província de Qinghai, a Lhasa foi uma
incrível ferrovia que enfrentava a mãe natureza dificilmente construída por
causa da temperatura e o ambiente por onde ela passava, comprimento da
estrada de ferro é de 1,956 km. A construção dos 815 km 815, no trecho entre
Xining e Golmud foi concluída em 1984 e a seção de 1,142 km entre Golmud e
Lhasa foi inaugurada em julho de 2006, por todo esse tempo engenheiros
estudaram para conseguir instalar a ferrovia passando por varias cidades.
Na época as pessoas que trafegavam
pela ferrovia tinham dificuldades para respirar, que ate criaram um fornecedor
de oxigênio dentro do vagão para os passageiros por causa da altitude elevada
acima do mar, dificilmente para os trabalhadores daquele local, que mal
conseguiam executar as obras, foi um desafio enfrentar o frio e a pouca quantidade
de oxigênio.
A
construção foi um grande desafio para assentar mais de 1000 km de trilhos em
lugares remotos, escavar 7 túneis e construir 675 pontes e 45 estações em uma
altitude acima dos 4000 m.
Foi incrível como que os engenheiros
na época conseguiram vencer esse desafio utilizando partes de metal, ferro e
outros materiais através de grandes pesquisas, cálculos e estudos para a
execução da ferrovia mais alta do mundo, mesmo com os problemas que a região apresentava
uma região que a terra ficava congelada no inverno e no verão derretia formando
um pântano por causa da umidade.
Mas por todo esse tempo eles conseguiram
concluir a ferrovia, e hoje ela traz conforto e praticidade por meio de
locomover com alta velocidade dos vagões passando de uma cidade para outra.
Gigantes da Engenharia – Maior túnel do
mundo Gotthard Base
Localizado
na Suíça batizado de Gotthard Base onde se inicia em Zurique e termina em Milão
na Itália deverá cair das atuais quatro horas para duas horas e meio
construídas por uma estação de trem dentro da montanha de 57 km de extensão e
totalmente plano e cerca de US$ 10 bilhões em investimentos do túnel.
Com base de grandes estudos e
pesquisas dos engenheiros, construíram uma maquina por partes de metais e
ferros para a facilitação e praticidade para os operários, por locais
subterrâneos onde seria construído o túnel, através de uma potente maquina de
escavação guiada à lise dentro dos tuneis colocando concreto e aço para a
sustentação, evitando que o túnel caia. No maior túnel do mundo oito homens
morreram na construção que quase foi abandonada diante de uma perigosa
instabilidade nas rochas.
A construção foi genial ela passa
por montanhas e rochas escavadas pela maquina, em julho de 2005 a máquina de
furar túnel, conhecido como Gobi II, ficou preso quando inesperadamente
encontrou um ponto de rock, soft instável. O túnel desmoronou rapidamente na frente
da cabeça de corte da potente maquina, mas mesmo assim os engenheiros
conseguiram prosseguir a execução fazendo novas aberturas de tuneis com
maquinas com estruturas metálicas jogando concreto e perfurando no local, os
primeiros trens só devem atravessar a construção em 2017 no maior túnel do
mundo já existente.
Obras
incríveis – A Torre inclinada de Adu Dhabi
A torre
de Adu Dhabi é o arranha-céu mais inclinado do mundo chamado de Capital Gate,
revestida com a fachada toda de vidro, com uma inclinação de 18 graus a oeste e
35 andares foi incrivelmente que os engenheiros conseguiram executar esta obra
por pouco tempo exigida pelo governo.
O edifício situa-se em cima de uma base de concreto de 7
metros de profundidade, com uma densa malha de aço reforçado, exoesqueleto de
aço conhecido como o diagrid fica acima de uma distribuição ampla de 490
estacas que foram perfuradas 100 pés subterrâneos para acomodar a
gravitacional, vento e pressões causadas por carne magra do edifício.
Revestida por
varias vigas de aço, foi contruido um nucleo dentro do edifio formado por malha
de aço e concreto, o edificio da Capital Gate é constituido por varias conecções
por estruturas de aço que ligam no nucleo, com isso a sobre carga é transmitida
para o nucleo tendo total equilibrio do edificio, sendo assim uma grande fassanha
da engenharia construida.
Thálison Fernando
Caetano Engenharia Civil 7ºA
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