domingo, 13 de abril de 2014

Resenha de Estruturas Metalicas

Obras incríveis – A ferrovia Qinghai-Tibet a mais alta do mundo  
            Na china localizada na região autônoma construiu a ferrovia mais alta do mundo, a ferrovia Qinghai-Tibet que liga Xining, província de Qinghai, a Lhasa foi uma incrível ferrovia que enfrentava a mãe natureza dificilmente construída por causa da temperatura e o ambiente por onde ela passava,  comprimento da estrada de ferro é de 1,956 km. A construção dos 815 km 815, no trecho entre Xining e Golmud foi concluída em 1984 e a seção de 1,142 km entre Golmud e Lhasa foi inaugurada em julho de 2006, por todo esse tempo engenheiros estudaram para conseguir instalar a ferrovia passando por varias cidades.
            Na época as pessoas que trafegavam pela ferrovia tinham dificuldades para respirar, que ate criaram um fornecedor de oxigênio dentro do vagão para os passageiros por causa da altitude elevada acima do mar, dificilmente para os trabalhadores daquele local, que mal conseguiam executar as obras, foi um desafio enfrentar o frio e a pouca quantidade de oxigênio.
A construção foi um grande desafio para assentar mais de 1000 km de trilhos em lugares remotos, escavar 7 túneis e construir 675 pontes e 45 estações em uma altitude acima dos 4000 m.
            Foi incrível como que os engenheiros na época conseguiram vencer esse desafio utilizando partes de metal, ferro e outros materiais através de grandes pesquisas, cálculos e estudos para a execução da ferrovia mais alta do mundo, mesmo com os problemas que a região apresentava uma região que a terra ficava congelada no inverno e no verão derretia formando um pântano por causa da umidade.
 Mas por todo esse tempo eles conseguiram concluir a ferrovia, e hoje ela traz conforto e praticidade por meio de locomover com alta velocidade dos vagões passando de uma cidade para outra.

Gigantes da Engenharia – Maior túnel do mundo Gotthard Base
            Localizado na Suíça batizado de Gotthard Base onde se inicia em Zurique e termina em Milão na Itália deverá cair das atuais quatro horas para duas horas e meio construídas por uma estação de trem dentro da montanha de 57 km de extensão e totalmente plano e cerca de US$ 10 bilhões em investimentos do túnel.
            Com base de grandes estudos e pesquisas dos engenheiros, construíram uma maquina por partes de metais e ferros para a facilitação e praticidade para os operários, por locais subterrâneos onde seria construído o túnel, através de uma potente maquina de escavação guiada à lise dentro dos tuneis colocando concreto e aço para a sustentação, evitando que o túnel caia. No maior túnel do mundo oito homens morreram na construção que quase foi abandonada diante de uma perigosa instabilidade nas rochas.
            A construção foi genial ela passa por montanhas e rochas escavadas pela maquina, em julho de 2005 a máquina de furar túnel, conhecido como Gobi II, ficou preso quando inesperadamente encontrou um ponto de rock, soft instável. O túnel desmoronou rapidamente na frente da cabeça de corte da potente maquina, mas mesmo assim os engenheiros conseguiram prosseguir a execução fazendo novas aberturas de tuneis com maquinas com estruturas metálicas jogando concreto e perfurando no local, os primeiros trens só devem atravessar a construção em 2017 no maior túnel do mundo já existente.

 Obras incríveis – A Torre inclinada de Adu Dhabi
            A torre de Adu Dhabi é o arranha-céu mais inclinado do mundo chamado de Capital Gate, revestida com a fachada toda de vidro, com uma inclinação de 18 graus a oeste e 35 andares foi incrivelmente que os engenheiros conseguiram executar esta obra por pouco tempo exigida pelo governo.
O edifício situa-se em cima de uma base de concreto de 7 metros de profundidade, com uma densa malha de aço reforçado, exoesqueleto de aço conhecido como o diagrid fica acima de uma distribuição ampla de 490 estacas que foram perfuradas 100 pés subterrâneos para acomodar a gravitacional, vento e pressões causadas por carne magra do edifício.
 Revestida por varias vigas de aço, foi contruido um nucleo dentro do edifio formado por malha de aço e concreto, o edificio da Capital Gate é constituido por varias conecções por estruturas de aço que ligam no nucleo, com isso a sobre carga é transmitida para o nucleo tendo total equilibrio do edificio, sendo assim uma grande fassanha da engenharia construida.

Thálison Fernando Caetano        Engenharia Civil 7ºA

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