segunda-feira, 14 de abril de 2014

Resenha Estruturas Metálicas



Resenha Estruturas Metálicas
Mega Construções - O Viaduto Milau
Mais do que uma solução para o transito local, a ponte de Milau, no sul da França, é uma obra conhecida mundialmente não só pela sua grandiosidade, mas também por sua elegância, é o maior projeto de engenharia da Europa e a ponte mais alta do mundo.
A ponte situa-se perto de Milau, foi construída devido ao constante trafego de veículos entre Paris e Barcelona, no qual causava grandes congestionamentos, principalmente na época de férias de verão. Por ter a existência de vales profundos não possibilitou as técnicas normais de construções de pontes.
Sua construção exigiu uma técnica nova, o plano foi colocar 6 pistas e quase 3km de aço em pleno ar, sobre sete pilares com cabo de aço. O tabuleiro foi realizado em solo e depois deslocado de torre em torre por um sistema hidráulico que lentamente emperrava as sessões do tabuleiro.
Para construção dessa obra de arte foram gastos mais de 700 bilhões, quantia financiada pela Construtora Eiffage. Em troca a empresa obteve concessão de recolher pedágio por 75 anos. A travessia custará 6 euros. Sua inauguração foi em tempo recorde, gastando apenas quatro anos e meio.

Mega Construções - Túnel Transatlântico
A construção do Tunel seria um dos maiores projetos já realizados, mas são necessários recursos globais, nunca vistos. Uma pessoa poderia viver de um lado do oceano Atlântico e trabalhar de outro, um sonho impossível.
Para a sua construção gastaria a produção reunida de todas as siderúrgicas do mundo durante um ano inteiro, mas de 50 sessões de tuneis, cada um pesando milhares de toneladas presas ao fundo do oceano, o custo seria mais de 12 trilhões de dólares e levaria quase um século para completar, em algumas das maios extremas condições de trabalho do planeta, mas se terminado o túnel mudaria completamente nossa forma de viajar. Seria um trecho de 5.000 Km no total, no qual seria difícil perigoso e caro. O primeiro passo é traçar a reta mais pratica, pois o custo é aproximadamente 6 milhões por quilometro.
Se viajar de Nova York a Paris a mais de 8 mil Km/h através de um túnel subterrâneo no Oceano  Atlântico um dia se tornar realidade, existe grandes obstáculos cientifico e tecnológicos a serem superados. Mas recentemente os engenheiros estão considerando esses obstáculos possíveis, encontrando algumas soluções.

Gigantes Da Engenharia - O Arranha-céu Burj-Dubai
O Burj, localizado na cidade-emirado de Dubai, é o maior arranha-céu já construído pelo homem, com seus 828 metros de altura. A construção conta com 160 andares habitáveis, área construída de aproximadamente 334.000 m2 e possui o topo localizado a mais de 844 metros acima do nível do mar, graças
Á altitude do local em que se encontra.
 Sua construção ilustra a versatilidade do aço e também sua utilização em diversas obras que exigem complexidade e beleza. O prédio de dimensões impressionantes foi construído ao longo de mais de 4 anos, entre 2004 e 2009. Sua estrutura foi feita em concreto armado de alto desempenho até o andar 156, sendo que acima, aplicou-se principalmente aço estrutural, o steel frame. Além disso, reforços pré-moldados foram utilizados nas paredes para fins de simplificação do processo construtivo. A fachada é constituída por uma mescla de pele de alumínio e vidros de alto desempenho, os chamados cristais de revestimento, responsáveis por um isolamento térmico eficaz da edificação. Foi necessária a aplicação de cerca de 26 mil painéis, totalizando aproximadamente 170.000 m2.
O maior arranha-céu do mundo é um símbolo da capacidade humana de vencer limitações através de criatividade e esforço. Tudo o que representa e a forma como foi capaz de fazer uso da tecnologia sem deixar de lado a tradição


Luiza Fernanda Alvarenga Silva, Engenharia Civil 7ºA

Nenhum comentário:

Postar um comentário