DUBAI, PALÁCIO DOS SONHOS (BURJ AL ARAB)
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O incrível hotel Burj Al-Arab erguido em Dubai foi projetado por Tom
Wright com 321 metros de altura e 212 suítes, tornou-se o mais alto e luxuoso hotel.
Construído em 5 anos (de 1995 à dezembro
de 1999) para dar início a transformação do novo investimento de Dubai, o
turismo de luxo, que via seu maior investimento sendo escasso.
O conceito do hotel veio do formato de uma vela de barco, tudo isso
sobre uma ilha artificial a 270 metros da costa. O maior desafio estava em
fazer com que esta grandiosa obra suportasse terremotos e tempestades.Para
isso, foi projetado gigantescas estruturas metálicas colocadas externamente,
fixadas por arruelas e pinos de aço.
Para a colocação destas estruturas de 165 toneladas, foram necessárias guindastes especiais trazidos de Cingapura. Com a
intensidade do vento sobre as estruturas de aço, foi necessário a colocação de
11 blocos de concreto, que impedem as vibrações e a formação de mini tornados.
Para o restaurante suspenso em forma de asa,
que dá aos visitantes a impressão de estar flutuando no ar, foi necessário a
colocação de 10 enormes vigas, que chegam a suportar um vento de 160 km/h.
Em dezembro de 1999 quando as portas do
luxuoso hotel se abriram os detalhes de todo a obra pode ser visto. Desde a
parte estrutural até a parte arquitetônica. Todo investimento e estudos
empregados na construção do Burj Al-Arab, fez com que este fosse classificado
com 7 estrelas e torna-se o sinônimo de Dubai.
VIADUTO DE MILLAU
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O viaduto de Millau situado no sul da França
é uma grandiosa ponte suspensa por cabos de aço que deram fim ao
congestionamento e gerando economia de tempo. Sua construção começou em outubro de 2001, sendo
inaugurada em dezembro de 2004. Tempo recorde para uma obra tão extensa,
atravessando 2,5 km e uma altura média de 343 metros.
Formado por
oito trechos construídos em aço, suportados
por cabos escorados em sete pilares de concreto armado, sendo a maior pista suportada por cabos do mundo e
suportando duas faixas de tráfego de cada lado. A exatidão das peças foi medida a laser, e o transporte
estrategicamente traçado, foi realizado em comboios, assegurados pela polícia
francesa. Os pilares medem de 77 metros até
245 metros, sendo o segundo o mais alto, estes foram construídos primeiro,
juntamente com pilares adicionais e temporários em aço, então as rampas
deslizaram por eles a uma velocidade de 600mm a cada quatro horas, pela força
de macacos hidráulicos guiados.
Na construção dos pilares também houve
desafios, um desses era o deslizamento de terra, que podia atrasar a obra
delicadamente planejada. Um primeiro deslizamento ocorreu no começo e houve um
desmoronamento de 4.000 m³ de rocha, atrasando. A fim de minimizar o tempo da
obra e entregá-la a tempo todos os pilares eram feitos ao mesmo tempo e uma
usina de concreto mobilizada para perto. O cuidado também era necessário na cor
dos pilares para saísse de acordo com o projeto do arquiteto Norman Foster. Foram gastos 16000 toneladas de barro de aço,
sendo necessária a colocação das partes por macacos hidráulicos, cada uma
costada individualmente.
A finalização da obra no tempo previsto
gerou uma grande felicidade nos envolvidos e na população. Sendo um atrativo
turístico.
AEROPORTO DE KANSAI
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O Aeroporto Internacional de Kansai foi uma
obra fascinante e inusitada, foi uma grande desafio, pois foram construída em
uma ilha flutuante de 1,7 metros de comprimento, 530 hectares de aterro e
capacidade de cem mil passageiros por dia, em apenas 38 meses. Sendo a maior
obra pública do século XX.
O primeiro desafio era fazer com que o
aeroporto aguenta-se toda a pressão sem afundar, para isso foi utilizado uma técnica
de drenagem. A base da estrutura é composta por 1000 estacas, que atravessam 30
metros através da água, mais 20 metros de lama, até se fixarem firmemente em 40
metros de rocha. Cada estaca está equipada com um sistema de calibração que
opera por meio de poderosos macacos hidráulicos, sendo projetado para ser capaz
de resistir a um terremoto
A cobertura é formada por 82.000 painéis
de aço inoxidável e possuem colunas de sustentação cada uma com 8 metros, visto
em corte transversal, a cobertura é uma arco irregular.
A cada etapa da obra a empresa corrigia
transtornos causados á natureza, demonstrando sua preocupação. Após sua inauguração era notável que o
aeroporto estava afundando, foram precisos testes para encontrar a causa e a
solução. Foram instalados sensores computadorizados nas colunas, para que fosse
visto onde e quanto o aeroporto afundava. Com isso, os macacos hidráulicos eram
posicionados para erguer o local.
Entretanto, o nível de afundamento é de
sete cm anualmente. O aeroporto de Kansai foi uma obra desafiadora e ousada.
Manutenções e testes são feitos frequentemente para manter esta obra sobre
perfeito estado.
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