segunda-feira, 14 de abril de 2014

Resenha - Bárbara Silvana Aparecida

DUBAI, PALÁCIO DOS SONHOS (BURJ AL ARAB)
OBRAS INCRÍVEIS - NATIONAL GEOGRAPHIC CHANNEL

   O incrível hotel Burj Al-Arab erguido em Dubai foi projetado por Tom Wright com 321 metros de altura e 212 suítes, tornou-se o mais alto e luxuoso hotel. Construído em 5 anos (de 1995  à dezembro de 1999) para dar início a transformação do novo investimento de Dubai, o turismo de luxo, que via seu maior investimento sendo escasso.
   O conceito do hotel veio do formato de uma vela de barco, tudo isso sobre uma ilha artificial a 270 metros da costa. O maior desafio estava em fazer com que esta grandiosa obra suportasse terremotos e tempestades.Para isso, foi projetado gigantescas estruturas metálicas colocadas externamente, fixadas por arruelas e pinos de aço.
     Para a colocação destas estruturas de 165 toneladas, foram necessárias guindastes especiais trazidos de Cingapura. Com a intensidade do vento sobre as estruturas de aço, foi necessário a colocação de 11 blocos de concreto, que impedem as vibrações e a formação de mini tornados.
   Para o restaurante suspenso em forma de asa, que dá aos visitantes a impressão de estar flutuando no ar, foi necessário a colocação de 10 enormes vigas, que chegam a suportar um vento de 160 km/h.
   Em dezembro de 1999 quando as portas do luxuoso hotel se abriram os detalhes de todo a obra pode ser visto. Desde a parte estrutural até a parte arquitetônica. Todo investimento e estudos empregados na construção do Burj Al-Arab, fez com que este fosse classificado com 7 estrelas e torna-se o sinônimo de Dubai.

  

VIADUTO DE MILLAU
OBRAS INCRÍVEIS - NATIONAL GEOGRAPHIC CHANNEL

     O viaduto de Millau situado no sul da França é uma grandiosa ponte suspensa por cabos de aço que deram fim ao congestionamento e gerando economia de tempo. Sua construção começou em outubro de 2001, sendo inaugurada em dezembro de 2004. Tempo recorde para uma obra tão extensa, atravessando 2,5 km e uma altura média de 343 metros.
      Formado por oito trechos construídos em aço, suportados por cabos escorados em sete pilares de concreto armado, sendo a maior pista suportada por cabos do mundo e suportando duas faixas de tráfego de cada lado. A exatidão das peças foi medida a laser, e o transporte estrategicamente traçado, foi realizado em comboios, assegurados pela polícia francesa. Os pilares medem de 77 metros até 245 metros, sendo o segundo o mais alto, estes foram construídos primeiro, juntamente com pilares adicionais e temporários em aço, então as rampas deslizaram por eles a uma velocidade de 600mm a cada quatro horas, pela força de macacos hidráulicos guiados.
    Na construção dos pilares também houve desafios, um desses era o deslizamento de terra, que podia atrasar a obra delicadamente planejada. Um primeiro deslizamento ocorreu no começo e houve um desmoronamento de 4.000 m³ de rocha, atrasando. A fim de minimizar o tempo da obra e entregá-la a tempo todos os pilares eram feitos ao mesmo tempo e uma usina de concreto mobilizada para perto. O cuidado também era necessário na cor dos pilares para saísse de acordo com o projeto do arquiteto Norman Foster. Foram gastos 16000 toneladas de barro de aço, sendo necessária a colocação das partes por macacos hidráulicos, cada uma costada individualmente.
    A finalização da obra no tempo previsto gerou uma grande felicidade nos envolvidos e na população. Sendo um atrativo turístico.

AEROPORTO DE KANSAI
OBRAS INCRÍVEIS - NATIONAL GEOGRAPHIC CHANNEL

    O Aeroporto Internacional de Kansai foi uma obra fascinante e inusitada, foi uma grande desafio, pois foram construída em uma ilha flutuante de 1,7 metros de comprimento, 530 hectares de aterro e capacidade de cem mil passageiros por dia, em apenas 38 meses. Sendo a maior obra pública do século XX.
    O primeiro desafio era fazer com que o aeroporto aguenta-se toda a pressão sem afundar, para isso foi utilizado uma técnica de drenagem. A base da estrutura é composta por 1000 estacas, que atravessam 30 metros através da água, mais 20 metros de lama, até se fixarem firmemente em 40 metros de rocha. Cada estaca está equipada com um sistema de calibração que opera por meio de poderosos macacos hidráulicos, sendo projetado para ser capaz de resistir a um terremoto
      A cobertura é formada por 82.000 painéis de aço inoxidável e possuem colunas de sustentação cada uma com 8 metros, visto em corte transversal, a cobertura é uma arco irregular.
     A cada etapa da obra a empresa corrigia transtornos causados á natureza, demonstrando sua preocupação.  Após sua inauguração era notável que o aeroporto estava afundando, foram precisos testes para encontrar a causa e a solução. Foram instalados sensores computadorizados nas colunas, para que fosse visto onde e quanto o aeroporto afundava. Com isso, os macacos hidráulicos eram posicionados para erguer o local.
     Entretanto, o nível de afundamento é de sete cm anualmente. O aeroporto de Kansai foi uma obra desafiadora e ousada. Manutenções e testes são feitos frequentemente para manter esta obra sobre perfeito estado.


 Bárbara Silvana Ap. Silva, 7° A

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