sexta-feira, 11 de abril de 2014



RESENHA DE ESTRUTURA METÁLICA
Nome: Rodnei de oliveira Trindade     Data: 12/04?2014
Curso: Engenharia civil     Turma: 7º Período  - A

TUNEL FERROVIÁRIO DE GOTHAR
Localizado nos Alpes Suíços, onde o desafio é para completar de contruir um túnel ferroviário para resolver o problema de tráfego central , ligando Zurique a Milão no norte da Itália. De 2017 em diante trens de alta velocidade faram viagens de 200Km mais rápido que um avião, mas tem-se um desafio de passar de Gothar, uma cadeia de montanas a mais de 2Km acima.
Cavar um túnel é muito perigoso, pois o solo é muito traiçoeiro. O defafio do túnel é escavar onde haja um terreno bom(Argiloso). A ideia de Brunely é usada no túnel de Gothar, a equipe que trabalha fortalece as paredes do túnel usando spray de concreto que endurece rapidamente, chamado de Spray Creto formando um tubo duro que evita que caia sobre os trabalhadores, mas; as vezes cavando no solo traiçoeiro o spray creto não consegue segura-lo sozinho, então fortalece com arcos de aço e para sobreviver a força da montanha precionando para baixo esses aços precisam ser muito especiais. Arcos de segmentos curtos usados, cada um sobrepondo-se a seu vizinho, presos por braçadeiras evitando que um se deslize sobre outro. A medida que a força da montanha espreme os arcos para baixo, a fricção entre o segmento do aço vai ficando mis forte até eles finalmente se travarem. Os engenheiros aprenderam que a chave para evitar que seu túnel caia, não é lutar contra o movimento da montanha, mas se mover com ela.
A maneira de se escavar tuneis era através de explosões através de uma máquina chamada Jumbo com três braços perfuradores guiados a laser, controlados por computador. Com esta invenção, para construir o túnel de Gothar esta máquina passou por algumas melhorias e agora tem um tamanho de 4 campos de futebol com um cabeçote corta fresa de quase 10 metros que consegue mastigar 30 metros de rochas por dia. Na frente, pás raspam a parte da frente do túnel, baldes nas bordas recolhem os pedaços de rochas e as expulsa em uma esteira que os levam para reciclagem. Por trás os cabeçotes cortam as fresas, braços mecânicos predem uma malha de aço nas paredes do túnel, em seguida um robô cimenta a rede no lugar com o spray Creto. Pés hidráulicos impulsionam a máquina para frente, depois os trabalhadores assentam a camada de concreto para base do trilho. No final da linha de produção o produto final emerge.
Levar ventilação para dentro do túnel era outro desafio. Tubos de ventilação são usados. O túnel tem dois tubos ligados por uma passagem em cruz que direciona o ar onde os funcionários estão trabalhando. Agora é preciso resolver o problema do calor nas viagens. O túnel é esquentado pelo calor do centro da terra que chega 45°. Os engenheiros instalam enormes refrigeradores que geram ar fresco para os trabalhadores.
Para resolver o problema da segurança, contruiram duas estações de trem de emergência no coração da montanha.
O túnel esta preste a ser terminado e quando concluído será o túnel do mundo.



RESENHA DE ESTRUTURA METÁLICA
Nome: Rodnei de oliveira Trindade     Data: 12/04?2014
Curso: Engenharia civil     Turma: 7º Período  - A

PONTE AKASHI KAIKYO
A maior e a mais longa ponte suspensa do mundo com 4 KM de comprimento feita para resistir a tufões terremotos e tsunamys.
 Em 1779 foi feita a primeira ponte de ferro fundido com 1700 peças pré-moldadas, 5 vigas semi-circular que formava o arco central de 30 metros, composta de treliças e com peso de 300 toneladas. Baseada nesta ponte a ponte Akashi Kaikyo tinha que ser projetada mais leve possível. Usando componentes pré-fabricados em forma de treliça, ainda sim ela tem o peso de 25000 toneladas de aço, o problema é que o material é vulnerável a corrosão o que é uma grande preocupação para estrutura. Para proteger a ponte, cabos guiados por controle remoto procuram sinais de corrosão. Embaixo da ponte existem 3 pórticos que permite o trabalho de manutenção sem romper o tráfego.
No passado pontes de cordas eram usadas para para pontes suspensas e o mais importante desta ponte é a ancoragem. As cordas inferiores suportam o peso e as superiores para segurar. Elas são amarradas formando ponte pencil rudimentar. Na ponte Akashi perfuraram a rocha criando um túnel de 18metros no final do túnel foi criada estruturas de ferro , as extremidades da corrente foram presas a estrutura com barras de 3metros de comprimento. Braçadeiras metálicas predem a estrutura e cabos colossais. Foi construido ponte de ancoragem na margem escavando um grande para receber 230.000m³ de concreto. Em seguida gigantes estruturas de metal prendem os cabos nas pontes para firme no lugar. Os vãos são preenchidos para formar um bloco sólido de mais de 50M de altura e se estende por 60m abaixo do solo.
Cabos de sustenção foram usados para sustentar o peso da ponte.  Para levar os cabos de uma margem a outra foi preciso a ajuda de helicóptero, cabos mais fortes permitem construções de pontes com vãos maiores, mas; em locais que não se consegue fazer um único vão, é preciso construir torres e apoio no leito do rio.
A fundação da ponte foi feita com caixões de 70 M de altura e 80 m de largura e o vão entre as paredes formam refletores de ar que impede de afundar. Depois de afundar o compartimento o vão é preenchido com com concreto.
Foi preciso fazer torres muito altas com placas de aço, 4 placas justas postas formaram o pilar de 11M , tornando mais leve.; reunida em células formaram uma rígida estrutura. Para a torre não torcer, criaram um perfil aero dinâmico para as laterais do dec que corta o vento sem criar problemas acima e abaixo dela. Usando o modelo de caixa aberta com geometria tiangular com peças de aço na forma de treliça que o protege de torcer.
A primeira linha de defesa contra terremotos são as torres, elas são feitas de aço para serem flexíveis, se houver um terremoto as torres se movem com a terra absorvendo o choque.
Em 17 de janeiro de 1995 um terremoto de magnitude 7, devastou Kobi,cituado as margens da ponte Akashi, ela não caiu graças aos amortecedores. No terremoto abriu-se uma falha geológicano leito do mar. As torres e o solo se afastaram 1 metro foi preciso acrescentar uma seção para unir a ponte a margem.


RESENHA DE ESTRUTURA METÁLICA
Nome: Rodnei de oliveira Trindade     Data: 12/04?2014
Curso: Engenharia civil     Turma: 7º Período  - A
RODA GIGANTE- SIGA FORFLYERS
A maior Roda gigante do mundo com altura de um prédio de 42 andares, oferece até 20.000 pessoas por dia. Com vista para 3 países diferentes: Singapura, Malásia e Hindonésia, ultima palavra em engenharia estrutural, se deve a mais de 100 de estudo em engenharia e centro de inovação tecnológica. A idéia veio a muitos anos atrás de uma roda de bicicleta.
Da borda, peso leve tendem 112 raios de aço de cada um , com 8cm de espessura, esses ráios muitos finos só conseguem sustentar a borda externa depois que a roda esta montada, isto apresentou problema na construção desta Roda Gigante. Uma roda por si só é uma roda tensão. Os raios estão sobre muita tensão, o raio é como se fosse um pedaço de fio, quando você puxa ele fica duro e esticado e se comprimi-lo ele dobra sobre seu próprio peso, estão pensou-se em algo para segurar a borda externa no lugar a medida que iam construindo pedaço por pedaço.
O primeiro passo dos engenheiros foi pendurar suporte suportes temporários a partir do eixo. Prenderam a primeira seção da borda externa e os raios, depois macacos hidráulicos empurraram esta seção para frente, em seguida prederam a próxima seção da borda e fixaram a segunda em sua posição, este processo foi se repetindo seção por seção até que a roda  foi crescendo. Usando este método eles conseguiram construír toda em fatias sem a necessidade de nenhum andaime. Depois da roda pronta removeram as vigas temporárias e a roda se sustentou sozinha.
No segundo passo a roda não podia ser movida do centro, então ; para mover a roda os engenheiros adotam a formula da “força borracha”, usando pneus de borracha sólidos do tipo de caminhão levantadores de carga e os posicionam na  base da roda, sobre este primeiro conjunto de pneus colocaram outro igual, esses pneus aderem as bordas externas da roda e movidos por motores elétricos á fazem girar vagarosamente, os pneus movem a roda devagar( um ciclo completo a cada 30 minutos).
A capsula da roda gigante foi montada do lado de fora de suas bordas externas, só que as altas temperaturas de Singapura é um problema, pois; se colocar 28 pessoas dentro de uma capsula seria como coloca-las em uma estufa, para evitar que pessoas sofressem com este calor os projetistas instalam 4 ar condicionados em cada capsula, amedida que as unidades sugam o calor da cabine e as resfriam o vapor de água no ar condensa e se transforma em líquido e o ar seco e frio e levado para parte de cima da capsula esfriando os passageiros.
Para garantir que a Roda Gigante não pegasse ventos fortes os engenheiros constroem um modelo de computador e a sujeitam a uma tempestade virtual. Eles observam como cada uma das várias vigas reagem sobre ventos fortes então alteram as demissões de cada uma delas de acordo com esses dados. Para fazer com que as vigas da Roda gigante não fossem para frente e para trás com a força do vento adaptaram “Absorverdor Armônico de Choque”no alto das vigas para que elas parassem de se movimentar.
Para tornar a Roda Gigante segura, instalaram um suprimento de energia de apoio separado e passa por fora da sala de controle e é direcionada diretamente ao motor de Roda Gigante e em caso de de ambos os suprimentos de energia falhassem os engenheiros instalaram um sistema de alta tecnologia com uma manivela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário