RESENHA DE ESTRUTURA METÁLICA
Nome: Rodnei de oliveira Trindade Data: 12/04?2014
Curso: Engenharia civil
Turma: 7º Período - A
TUNEL FERROVIÁRIO DE GOTHAR
Localizado nos Alpes Suíços, onde o desafio é para completar
de contruir um túnel ferroviário para resolver o problema de tráfego central ,
ligando Zurique a Milão no norte da Itália. De 2017 em diante trens de alta
velocidade faram viagens de 200Km mais rápido que um avião, mas tem-se um
desafio de passar de Gothar, uma cadeia de montanas a mais de 2Km acima.
Cavar um túnel é muito perigoso, pois o solo é muito
traiçoeiro. O defafio do túnel é escavar onde haja um terreno bom(Argiloso). A
ideia de Brunely é usada no túnel de Gothar, a equipe que trabalha fortalece as
paredes do túnel usando spray de concreto que endurece rapidamente, chamado de
Spray Creto formando um tubo duro que evita que caia sobre os trabalhadores,
mas; as vezes cavando no solo traiçoeiro o spray creto não consegue segura-lo
sozinho, então fortalece com arcos de aço e para sobreviver a força da montanha
precionando para baixo esses aços precisam ser muito especiais. Arcos de
segmentos curtos usados, cada um sobrepondo-se a seu vizinho, presos por
braçadeiras evitando que um se deslize sobre outro. A medida que a força da
montanha espreme os arcos para baixo, a fricção entre o segmento do aço vai
ficando mis forte até eles finalmente se travarem. Os engenheiros aprenderam
que a chave para evitar que seu túnel caia, não é lutar contra o movimento da
montanha, mas se mover com ela.
A maneira de se escavar tuneis era através de explosões
através de uma máquina chamada Jumbo com três braços perfuradores guiados a
laser, controlados por computador. Com esta invenção, para construir o túnel de
Gothar esta máquina passou por algumas melhorias e agora tem um tamanho de 4
campos de futebol com um cabeçote corta fresa de quase 10 metros que consegue
mastigar 30 metros de rochas por dia. Na frente, pás raspam a parte da frente
do túnel, baldes nas bordas recolhem os pedaços de rochas e as expulsa em uma
esteira que os levam para reciclagem. Por trás os cabeçotes cortam as fresas,
braços mecânicos predem uma malha de aço nas paredes do túnel, em seguida um
robô cimenta a rede no lugar com o spray Creto. Pés hidráulicos impulsionam a
máquina para frente, depois os trabalhadores assentam a camada de concreto para
base do trilho. No final da linha de produção o produto final emerge.
Levar ventilação para dentro do túnel era outro desafio.
Tubos de ventilação são usados. O túnel tem dois tubos ligados por uma passagem
em cruz que direciona o ar onde os funcionários estão trabalhando. Agora é
preciso resolver o problema do calor nas viagens. O túnel é esquentado pelo
calor do centro da terra que chega 45°. Os engenheiros instalam enormes
refrigeradores que geram ar fresco para os trabalhadores.
Para resolver o problema da segurança, contruiram duas
estações de trem de emergência no coração da montanha.
O túnel esta preste a ser terminado e quando concluído será
o túnel do mundo.
RESENHA DE ESTRUTURA METÁLICA
Nome: Rodnei de oliveira Trindade Data: 12/04?2014
Curso: Engenharia civil
Turma: 7º Período - A
PONTE AKASHI KAIKYO
A maior e a mais longa ponte suspensa do mundo com 4 KM de
comprimento feita para resistir a tufões terremotos e tsunamys.
Em 1779 foi feita a
primeira ponte de ferro fundido com 1700 peças pré-moldadas, 5 vigas
semi-circular que formava o arco central de 30 metros, composta de treliças e
com peso de 300 toneladas. Baseada nesta ponte a ponte Akashi Kaikyo tinha que
ser projetada mais leve possível. Usando componentes pré-fabricados em forma de
treliça, ainda sim ela tem o peso de 25000 toneladas de aço, o problema é que o
material é vulnerável a corrosão o que é uma grande preocupação para estrutura.
Para proteger a ponte, cabos guiados por controle remoto procuram sinais de
corrosão. Embaixo da ponte existem 3 pórticos que permite o trabalho de
manutenção sem romper o tráfego.
No passado pontes de cordas eram usadas para para pontes
suspensas e o mais importante desta ponte é a ancoragem. As cordas inferiores
suportam o peso e as superiores para segurar. Elas são amarradas formando ponte
pencil rudimentar. Na ponte Akashi perfuraram a rocha criando um túnel de
18metros no final do túnel foi criada estruturas de ferro , as extremidades da
corrente foram presas a estrutura com barras de 3metros de comprimento.
Braçadeiras metálicas predem a estrutura e cabos colossais. Foi construido
ponte de ancoragem na margem escavando um grande para receber 230.000m³ de
concreto. Em seguida gigantes estruturas de metal prendem os cabos nas pontes
para firme no lugar. Os vãos são preenchidos para formar um bloco sólido de mais
de 50M de altura e se estende por 60m abaixo do solo.
Cabos de sustenção foram usados para sustentar o peso da
ponte. Para levar os cabos de uma margem
a outra foi preciso a ajuda de helicóptero, cabos mais fortes permitem
construções de pontes com vãos maiores, mas; em locais que não se consegue
fazer um único vão, é preciso construir torres e apoio no leito do rio.
A fundação da ponte foi feita com caixões de 70 M de altura
e 80 m de largura e o vão entre as paredes formam refletores de ar que impede
de afundar. Depois de afundar o compartimento o vão é preenchido com com
concreto.
Foi preciso fazer torres muito altas com placas de aço, 4
placas justas postas formaram o pilar de 11M , tornando mais leve.; reunida em
células formaram uma rígida estrutura. Para a torre não torcer, criaram um
perfil aero dinâmico para as laterais do dec que corta o vento sem criar
problemas acima e abaixo dela. Usando o modelo de caixa aberta com geometria
tiangular com peças de aço na forma de treliça que o protege de torcer.
A primeira linha de defesa contra terremotos são as torres,
elas são feitas de aço para serem flexíveis, se houver um terremoto as torres
se movem com a terra absorvendo o choque.
Em 17 de janeiro de 1995 um terremoto de magnitude 7,
devastou Kobi,cituado as margens da ponte Akashi, ela não caiu graças aos
amortecedores. No terremoto abriu-se uma falha geológicano leito do mar. As
torres e o solo se afastaram 1 metro foi preciso acrescentar uma seção para
unir a ponte a margem.
RESENHA DE ESTRUTURA METÁLICA
Nome: Rodnei de oliveira Trindade Data: 12/04?2014
Curso: Engenharia civil
Turma: 7º Período - A
RODA GIGANTE- SIGA FORFLYERS
A maior Roda gigante do mundo com altura de um prédio de 42
andares, oferece até 20.000 pessoas por dia. Com vista para 3 países
diferentes: Singapura, Malásia e Hindonésia, ultima palavra em engenharia
estrutural, se deve a mais de 100 de estudo em engenharia e centro de inovação
tecnológica. A idéia veio a muitos anos atrás de uma roda de bicicleta.
Da borda, peso leve tendem 112 raios de aço de cada um , com
8cm de espessura, esses ráios muitos finos só conseguem sustentar a borda
externa depois que a roda esta montada, isto apresentou problema na construção
desta Roda Gigante. Uma roda por si só é uma roda tensão. Os raios estão sobre
muita tensão, o raio é como se fosse um pedaço de fio, quando você puxa ele
fica duro e esticado e se comprimi-lo ele dobra sobre seu próprio peso, estão
pensou-se em algo para segurar a borda externa no lugar a medida que iam
construindo pedaço por pedaço.
O primeiro passo dos engenheiros foi pendurar suporte
suportes temporários a partir do eixo. Prenderam a primeira seção da borda
externa e os raios, depois macacos hidráulicos empurraram esta seção para
frente, em seguida prederam a próxima seção da borda e fixaram a segunda em sua
posição, este processo foi se repetindo seção por seção até que a roda foi crescendo. Usando este método eles
conseguiram construír toda em fatias sem a necessidade de nenhum andaime.
Depois da roda pronta removeram as vigas temporárias e a roda se sustentou
sozinha.
No segundo passo a roda não podia ser movida do centro,
então ; para mover a roda os engenheiros adotam a formula da “força borracha”,
usando pneus de borracha sólidos do tipo de caminhão levantadores de carga e os
posicionam na base da roda, sobre este
primeiro conjunto de pneus colocaram outro igual, esses pneus aderem as bordas externas
da roda e movidos por motores elétricos á fazem girar vagarosamente, os pneus
movem a roda devagar( um ciclo completo a cada 30 minutos).
A capsula da roda gigante foi montada do lado de fora de
suas bordas externas, só que as altas temperaturas de Singapura é um problema,
pois; se colocar 28 pessoas dentro de uma capsula seria como coloca-las em uma
estufa, para evitar que pessoas sofressem com este calor os projetistas
instalam 4 ar condicionados em cada capsula, amedida que as unidades sugam o calor
da cabine e as resfriam o vapor de água no ar condensa e se transforma em
líquido e o ar seco e frio e levado para parte de cima da capsula esfriando os
passageiros.
Para garantir que a Roda Gigante não pegasse ventos fortes
os engenheiros constroem um modelo de computador e a sujeitam a uma tempestade
virtual. Eles observam como cada uma das várias vigas reagem sobre ventos
fortes então alteram as demissões de cada uma delas de acordo com esses dados.
Para fazer com que as vigas da Roda gigante não fossem para frente e para trás
com a força do vento adaptaram “Absorverdor Armônico de Choque”no alto das
vigas para que elas parassem de se movimentar.
Para tornar a Roda Gigante segura, instalaram um suprimento
de energia de apoio separado e passa por fora da sala de controle e é
direcionada diretamente ao motor de Roda Gigante e em caso de de ambos os
suprimentos de energia falhassem os engenheiros instalaram um sistema de alta
tecnologia com uma manivela.
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