Mega Construções - Discovery Channel - Hidrelétrica
Deriner
A
hidrelétrica Deriner é uma barragem de concreto curvado com arco duplo, apoiada
em duas montanhas, construída no Rio Çoruh, 5 km a leste de Artvin, na Turquia.
É um projeto que custou cerca de 1,6 mil milhões de dólares, é também uma das
barragens mais altas do mundo, com mais de 245 metros de altura e 800 metros de
largura, sustentando 2 bilhões litros de água, criando 2 gigawatt/hora de energia
por ano.
A barragem de Deriner tem 60 m de
espessura, isso graças a sua forma de arco, que divida a força da água e a
transfere através de seu corpo para a sua fundação, fixada nas 2 montanhas. Ela
foi construída em blocos de betão, escalonando em blocos superiores e
inferiores, até que no fim ela tenha um topo liso. As junções dos blocos são
testadas injetando água pressurizada, assim sabendo aonde a água pode chegar a
vazar e prejudicar os blocos, levando a barragem à ruína, esses locas tem de ser
selados á mão. Para vedar a fuga, a barragem é perfurada na diagonal e logo em
seguida é preenchida com argamassa de trás para frente, a argamassa feita de
uma mistura de cimento e água tem a capacidade de preencher rachaduras com 0,25
mm de espessura. Quando a argamassa borbulhar para fora da rachadura significa
que esta foi preenchida, então é vedada a rachadura com uma camada de 2,5 cm de
cimento cola de secagem rápida.
Para que a barragem transfira suas
forças para as montanhas, a rocha é perfurada em 12 metros e depois é injetada
argamassa de alta resistência na junção entre a barragem e a montanha, fundindo
as duas; ao todo são cerca de 4000 pontos de contato a cada 3 metros ao longo
da barragem.
Os tuneis utilizados para transportar
o volume de água através da barreira são revestidos com 60 cm de betão reforçado
com uma armação de varões de aço de três andares, são cerca de 30 mil peças de
aço.
A construção da barragem começou em
1998, o reservatório começou a encher em fevereiro de 2012, e a estação de
energia começou a operar em dezembro do mesmo ano. O projeto foi realizado por
60 engenheiros, 120 técnicos e um total de 200 mil pessoas trabalharam nas
obras.
Mega Construções - Discovery Channel –
Barreira Contra O Mar
A maior parte do território holandês
se encontra abaixo do nível do mar, para manter o mar afastado, barreiras e
diques são construídos há anos para isso, hoje esses canais ocupam um
território de aproximadamente 1600 km, mas recentemente o mar vem aumentando o
seu nível de forma a bater recordes.
Oosterscheldekering está situada entre as ilhas Schouwen-Duiveland e
Noord-Beveland, na Holanda e é a maior barreira contra enchentes do mundo com 9
km de extensão. É a maior das 13 barragens do ambicioso
trabalho destinado a proteger a Holanda pelas enchentes. A construção das Obras
Delta foi em resposta à inundação do Mar do Norte de 1953.
Ela foi projetada inicialmente, e em parte
construída como uma barragem fechada, mas depois de protestos públicos enormes
comportas foram instaladas nos 4 km restantes. Estas portas estão normalmente abertas, mas podem ser
fechadas, em condições climáticas adversas. Desta forma, a água salgada, vida
marinha por trás da barragem é preservada, enquanto a terra atrás da represa
está segura.
Em 04 de outubro de 1986
a rainha Beatrix abriu oficialmente a barragem para o uso. A obra começou em
abril de 1976 e foi concluída em junho de 1986, mas a estrada sobre a barragem
ficou pronta para uso somente em novembro de 1987. Para facilitar a construção,
a ilha artificial Neeltje-Jans foi criada no meio do estuário. Quando a
construção foi concluída, a ilha foi reconstruída para ser usado como centro de
educação para os visitantes e como base para trabalhos de manutenção.
A barragem possui 65
pilares de concreto com 62 portas de aço, a cada 42 metros de largura. As peças
foram construídas em uma doca seca. A área foi inundada e, em seguida, uma
pequena frota de navios especiais de construção, levantou os pilares e as
colocou em suas posições finais. Cada pilar tem entre 35 e 38,75 metros de
altura e pesa 18.000 toneladas. A barragem é operada manualmente, mas se o
controle humano falhar, um sistema de segurança eletrônico funciona como um
backup. Os níveis de água devem ser de pelo menos três metros acima do nível do
mar para que as portas sejam completamente fechadas. A represa foi fechada 24
vezes desde 1986, devido a níveis de água superiores ou sendo previsto
ultrapassar os três metros.
Mega Construções - Discovery
Channel - Cidade Pirâmide
A Mega-Cidade Pirâmide
Shimizu TRY 2004 é um projeto feito para a construção de uma enorme pirâmide na
Baía de Tóquio, no Japão. A estrutura desta será 12 vezes maior que a Grande
Pirâmide de Gizé e será casa para 750 mil pessoas. Se construída, será a maior
estrutura feita pelo Homem na Terra. A estrutura terá 2004 metros de altura e
vai servir de resposta à falta de espaço para habitação em Tóquio. A pirâmide
proposta é tão grande que não consegue ser construída com os materiais agora
existentes, devido ao seu peso. O desenho da pirâmide foi feito a pensar na
existência futura de materiais leves muito fortes feitos à base de nanotubos de
carbono.
O perímetro da base da
pirâmide vai ser de 2800 metros e a sua área vai ser de 8 km. A infraestrutura
terá aproximadamente 25 km² e a área bruta do edifício tem 88 km² divididos em
níveis com diversas divisões.
A infraestrutura da
pirâmide será formada por 36 piers feitos de um material desconhecido. Como o
sismicamente ativo Anel de Fogo do Pacífico passa pelo Japão, a estrutura
externa da pirâmide será uma canalização aberta de estruturas de suporte feitas
de nano tubos de carbono para que a pirâmide possa "aguentar" os
ventos fortes e sobreviver aos terramotos e tsunamis. Os tubos serão revestidos
de filme foto voltaico para converter a luz do Sol em energia e ajudar a cidade
a ter eletricidade.
Grandes robôs vão juntar
a estrutura das tubagens e air bladders (bexigas de ar) vão ser usados para
elevar estas acima do primeiro nível utilizando um sistema de construção
proposto pelo arquiteto italiano Dante Bini. Nódulos esféricos irão conectar as
tubagens, serão um suporte estrutural e servirão de pontos para apanhar os
elevadores.
O transporte dentro da
cidade vai ser feito por passeios rolantes mais acelerados, elevadores
inclinados e um sistema de trânsito rápido pessoal onde as pessoas irão viajar
dentro das tubagens.
O espaço residencial e
comercial vai ser constituído por arranha-céus de 30 andares que vão estar
ligados à estrutura de suporte da pirâmide por cabos de nanotubos.
Nome: Pablo Roberto Dos Santos
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