domingo, 13 de abril de 2014

Mega Construções - Discovery Channel - Hidrelétrica Deriner

            A hidrelétrica Deriner é uma barragem de concreto curvado com arco duplo, apoiada em duas montanhas, construída no Rio Çoruh, 5 km a leste de Artvin, na Turquia. É um projeto que custou cerca de 1,6 mil milhões de dólares, é também uma das barragens mais altas do mundo, com mais de 245 metros de altura e 800 metros de largura, sustentando 2 bilhões litros de água, criando 2 gigawatt/hora de energia por ano.
            A barragem de Deriner tem 60 m de espessura, isso graças a sua forma de arco, que divida a força da água e a transfere através de seu corpo para a sua fundação, fixada nas 2 montanhas. Ela foi construída em blocos de betão, escalonando em blocos superiores e inferiores, até que no fim ela tenha um topo liso. As junções dos blocos são testadas injetando água pressurizada, assim sabendo aonde a água pode chegar a vazar e prejudicar os blocos, levando a barragem à ruína, esses locas tem de ser selados á mão. Para vedar a fuga, a barragem é perfurada na diagonal e logo em seguida é preenchida com argamassa de trás para frente, a argamassa feita de uma mistura de cimento e água tem a capacidade de preencher rachaduras com 0,25 mm de espessura. Quando a argamassa borbulhar para fora da rachadura significa que esta foi preenchida, então é vedada a rachadura com uma camada de 2,5 cm de cimento cola de secagem rápida.
            Para que a barragem transfira suas forças para as montanhas, a rocha é perfurada em 12 metros e depois é injetada argamassa de alta resistência na junção entre a barragem e a montanha, fundindo as duas; ao todo são cerca de 4000 pontos de contato a cada 3 metros ao longo da barragem.
            Os tuneis utilizados para transportar o volume de água através da barreira são revestidos com 60 cm de betão reforçado com uma armação de varões de aço de três andares, são cerca de 30 mil peças de aço.
            A construção da barragem começou em 1998, o reservatório começou a encher em fevereiro de 2012, e a estação de energia começou a operar em dezembro do mesmo ano. O projeto foi realizado por 60 engenheiros, 120 técnicos e um total de 200 mil pessoas trabalharam nas obras.

Mega Construções - Discovery Channel – Barreira Contra O Mar

            A maior parte do território holandês se encontra abaixo do nível do mar, para manter o mar afastado, barreiras e diques são construídos há anos para isso, hoje esses canais ocupam um território de aproximadamente 1600 km, mas recentemente o mar vem aumentando o seu nível de forma a bater recordes.
Oosterscheldekering está situada entre as ilhas Schouwen-Duiveland e Noord-Beveland, na Holanda e é a maior barreira contra enchentes do mundo com 9 km de extensão. É a maior das 13 barragens do ambicioso trabalho destinado a proteger a Holanda pelas enchentes. A construção das Obras Delta foi em resposta à inundação do Mar do Norte de 1953.
Ela foi projetada inicialmente, e em parte construída como uma barragem fechada, mas depois de protestos públicos enormes comportas foram instaladas nos 4 km restantes. Estas portas estão normalmente abertas, mas podem ser fechadas, em condições climáticas adversas. Desta forma, a água salgada, vida marinha por trás da barragem é preservada, enquanto a terra atrás da represa está segura.
Em 04 de outubro de 1986 a rainha Beatrix abriu oficialmente a barragem para o uso. A obra começou em abril de 1976 e foi concluída em junho de 1986, mas a estrada sobre a barragem ficou pronta para uso somente em novembro de 1987. Para facilitar a construção, a ilha artificial Neeltje-Jans foi criada no meio do estuário. Quando a construção foi concluída, a ilha foi reconstruída para ser usado como centro de educação para os visitantes e como base para trabalhos de manutenção.
A barragem possui 65 pilares de concreto com 62 portas de aço, a cada 42 metros de largura. As peças foram construídas em uma doca seca. A área foi inundada e, em seguida, uma pequena frota de navios especiais de construção, levantou os pilares e as colocou em suas posições finais. Cada pilar tem entre 35 e 38,75 metros de altura e pesa 18.000 toneladas. A barragem é operada manualmente, mas se o controle humano falhar, um sistema de segurança eletrônico funciona como um backup. Os níveis de água devem ser de pelo menos três metros acima do nível do mar para que as portas sejam completamente fechadas. A represa foi fechada 24 vezes desde 1986, devido a níveis de água superiores ou sendo previsto ultrapassar os três metros.

Mega Construções - Discovery Channel - Cidade Pirâmide

A Mega-Cidade Pirâmide Shimizu TRY 2004 é um projeto feito para a construção de uma enorme pirâmide na Baía de Tóquio, no Japão. A estrutura desta será 12 vezes maior que a Grande Pirâmide de Gizé e será casa para 750 mil pessoas. Se construída, será a maior estrutura feita pelo Homem na Terra. A estrutura terá 2004 metros de altura e vai servir de resposta à falta de espaço para habitação em Tóquio. A pirâmide proposta é tão grande que não consegue ser construída com os materiais agora existentes, devido ao seu peso. O desenho da pirâmide foi feito a pensar na existência futura de materiais leves muito fortes feitos à base de nanotubos de carbono.
O perímetro da base da pirâmide vai ser de 2800 metros e a sua área vai ser de 8 km. A infraestrutura terá aproximadamente 25 km² e a área bruta do edifício tem 88 km² divididos em níveis com diversas divisões.
A infraestrutura da pirâmide será formada por 36 piers feitos de um material desconhecido. Como o sismicamente ativo Anel de Fogo do Pacífico passa pelo Japão, a estrutura externa da pirâmide será uma canalização aberta de estruturas de suporte feitas de nano tubos de carbono para que a pirâmide possa "aguentar" os ventos fortes e sobreviver aos terramotos e tsunamis. Os tubos serão revestidos de filme foto voltaico para converter a luz do Sol em energia e ajudar a cidade a ter eletricidade.
Grandes robôs vão juntar a estrutura das tubagens e air bladders (bexigas de ar) vão ser usados para elevar estas acima do primeiro nível utilizando um sistema de construção proposto pelo arquiteto italiano Dante Bini. Nódulos esféricos irão conectar as tubagens, serão um suporte estrutural e servirão de pontos para apanhar os elevadores.
O transporte dentro da cidade vai ser feito por passeios rolantes mais acelerados, elevadores inclinados e um sistema de trânsito rápido pessoal onde as pessoas irão viajar dentro das tubagens.
O espaço residencial e comercial vai ser constituído por arranha-céus de 30 andares que vão estar ligados à estrutura de suporte da pirâmide por cabos de nanotubos.

Nome: Pablo Roberto Dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário