sábado, 12 de abril de 2014

Resenha do Seriado Mega Construções -Burj Khalifa

Obras Incríveis - Burj Khalifa - National Geographic
   O Burj Khalifa atualmente é considerado o edifício mais alto do mundo, considerado por muitos, umas das maiores ambições da engenharia civil, pois contou com milhares de funcionários, toneladas incalculáveis de aço e concreto para que fosse possível erguer esse enorme arranha-céu. O Burj Khalifa fica em Dubai nos Emirados Árabes, onde o Sheik com visão futurística está prevendo o fim do petróleo e teve que tomar uma decisão drástica, tornar Dubai, uma cidade destino para turistas do mundo inteiro, e impressionar com suas enormes construções. O Burj Khalifa possui os impressionantes 828 metros de altura, que custou o equivalente a 1 bilhão e meio de dólares que foi inaugurado em 2010,com o intuito de deixar todos impressionados por ser o prédio mais alto do mundo. Mais para que este sonho, digamos meio “louco” fosse possível, foram precisos engenheiros com visão de gerenciamento de obras muito experientes, pois o que contava naquele momento era o tempo para a entrega do mesmo, pois o príncipe de Dubai e os investidores, investiram muito dinheiro nessa obra, e queriam o quanto mais rápido recuperar seus investimentos.
   Durante a execução deste gigante emaranhado de concreto e aço, surgiram muitos problemas para impedir a entrega dentro do prazo, e a primeira dificuldade que os engenheiros tiveram foi o inicio da execução sem mesmo que o projeto arquitetônico estivesse pronto, o que levou os engenheiros a contarem com a sorte, e sorte nesta etapa é de extrema necessidade. Com o projeto arquitetônico ainda em fase de acabamento os engenheiros tiveram que partir logo para a execução da obra, e para que fosse possível  a execução de uma obra deste grande porte, os engenheiros optaram para a execução com o concreto armado, que nada mais é a mistura do aço no concreto, utilizando uma técnica muito interessante chamado de forma deslizante, na qual a mesma consegue executar com grande agilidade a concretagem da alvenaria em um pequeno espaço de tempo. Para que o Burj Khalifa fosse construído os engenheiros inventaram um novo sistema estrutural, que se chama núcleo reforçado, no qual o núcleo é um hexágono central no meio do edifício, com isso foi possível diminuir o torck e a torção no meio do edifício, mais isso não garantia sucesso na obra, assim os engenheiros optaram por reforçar ainda mais a estrutura construindo três asas de apoio para a estrutura, fazendo assim com que o Burj Khalifa ficasse intacto para qualquer efeito da natureza e pudesse sustentar o enorme peso do aço com o concreto. Mias para sustentar este enorme peso seria necessária um fundação extremamente reforçada, o  que o solo de Dubai não tinha para oferecer, sendo assim os engenheiros optaram por cravas estacas na areia e fazer com que a mesmo trabalhasse por atrito ao solo, fazendo assim que a fundação do Burj Khalifa, mesmo em terreno arenosos fosse uma das fundações mais seguras do mundo. Os engenheiros optaram por revestir todo o prédio com vidros para que o mesmo fosse capaz de refletir a luz e o calor do deserto, fazendo assim com que o prédio não virasse um “caldeirão” térmico.
   Durante toda a execução da obra, foram precisos detalhes minuciosos, que somente os melhores engenheiros do mundo puderam notar, pois qualquer elemento que fosse constituir o Burj Khalifa, desde o mais simples até o mais complexo tinha de ser da mais alta qualidade, por exemplo, o concreto para a construção do Burj Khalifa era de altíssima resistência e qualidade, onde o mesmo teve que ser fabricado no próprio canteiro de obra. A medida que o prédio vai ganhando os céus de Dubai ,os engenheiros precisavam construir estruturas de aço no topo dos prédios para que pudessem trabalhar, o que fez com que homens e maquinas chegassem a seus extremos, o que faz com que o Burj Khalifa cresça um andar a cada três dias.
   O Burj Khalifa sem qualquer sombra de duvida foi uma das obras mais arriscadas e caras da engenharia civil dos últimos tempos, fazendo assim, todos os dias nós pensarmos, será que existirá fronteiras que o homem não conseguirá quebrar, será que existirá recorde que o homem não conseguira vencer, ou até mesmo, será que existirá obra que o dinheiro não conseguirá pagar? Fica assim duvidas que até mesmo a mente humana não conseguirá esclarecer

Nenhum comentário:

Postar um comentário