segunda-feira, 14 de abril de 2014

Resenhas - João Rafael Bueno de Morais Lopes


Obras Incríveis - Aldar HQ – O edifício esférico
            Aldar HQ foi o primeiro arranha céu esférico construído no mundo, na cidade de Abu Dhabi, nos emirados árabes unidos. O objetivo de sua construção foi fazer com que Abu Dhabi fosse vista mundialmente, e assim ela pudesse se expandir e se desenvolver. Durante o processo de execução do projeto do Aldar HQ, a equipe de construção passou por vários desafios, dentre os quais a construção do terreno onde seria construído o edifício, já que o local escolhido para a sua construção era no meio do mar, para isso foram utilizados 3000 m³ de areia. Como o prazo de execução do prédio, era muito curto, apenas 30 meses, a equipe de construção iniciou a execução das fundações antes mesmo dos projetos ficarem prontos. Construíram uma barreira sólida, chamada de muro D, para segurar a areia solta e a água que se formava, garantindo que o solo dentro da barreira pudesse ser removido. Após a construção dessa barreira, construíram as fundações com cerca de 400 pilares e com um bloco de concreto, chamado plataforma flutuante, para criar uma barreira contra a água e distribuir igualmente o peso do Aldar HQ. Além disso, foram construídos dois centros iguais de concreto, reforçados com 65.000 toneladas de aço, para suportar toda a carga da estrutura. Outro desafio enfrentado pela equipe de construção, foi construir a casca externa do prédio, que tinha que ter o formato de uma concha, janelas do piso até o teto e uma visão panorâmica do golfo pérsio. Para isso, a solução encontrada foi a construção de um hexo esqueleto especializado de aço, que se tratava de uma moldura forte de aço, que daria ao Aldar HQ sua forma única e canalizaria suas forças através de seus feixes e junções no centro. Foram cortados e soldados 2.500 toneladas de aço, e construídas uma série de sessões de aço em formato de A, pesando até 30 toneladas cada uma, que foram conectadas formando as curvas da estrutura. Durante o processo de execução da cobertura de vidros da estrutura, o teto de aço teve que ficar temporariamente descoberto, para possibilitar a colocação dos banheiros pré-moldados da obra, o que ocasionou o afundamento do aço do teto em 150 mm, e fez com que ele ficasse fora do formato de arco. Para solucionar o problema a equipe de construção levantou todo o teto de 200 toneladas até 170 metros utilizando macacos hidráulicos e o encaixou na posição correta. Assim, contra todas as expectativas, após 30 meses, o Aldar HQ, ficou pronto, um triunfo da engenharia, principalmente quanto às tecnologias empregadas em relação à estruturas de aço e construção de terras. Uma obra de arte, que revelou Abu Dhabi para o mundo.








O Viaduto de Milau
O Viaduto de Milau,se localiza no sul da França, e o objetivo principal do projeto,era solucionar o grande trafico no transito local.Projetada pelo arqui­teto inglês Norman Foster e pelo engenheiro francês Michel Virlogeux, a obra é a mais alta ponte rodoviá­ria do mundo, com 343 metros de altura.Durante a execução da obra, houve vários obstáculos, primeiramente os Engenheiros, teriam que construir sete pilares de aço,cada um pesando em torno de sete toneladas.Em novembro de 2003,os pilares estavam prontos,em suas  respectivas posições.Segundo e grande passo,a equipe teria que colocar uma via expressa,em cima desses pilares.Dando inicio a  construção do passadiço,foi feita em terra firme,e o mesmo, foi feito de aço,por ser uma material leve.A empresa a enfrentar o desafio foi a Eifel, que fabricou  2200 seções,que pesavam cerca de 90 toneladas e algumas com 22 metros de comprimento.O terceiro passo era como colocar o passadiço, sobre os sete pilares.Os Engenheiros então,obtiveram o passadiço em duas  peças e para receber o passadiço foram colocadas oito  torres de aço de sustentação provisória entre os pilares,para que reduzissem a envergadura em ate 171m uma distancia menor e com menos riscos.O deslocamento deu-se por um sis­tema hidráulico que empurrava lentamente as seções: a cada 4 minutos a plataforma se movia 600 mm.Um fator relevante foi a velocidade dos ventos que chegavam a 130km/h.O encontro do passadiço aconteceu com sucesso.Entretanto,a equipe,percebeu bruscas ondulações no passadiço,ao passo que o aço,é uma material flexível.Para solucionar o problema,a equipe recorreu a pilares verticais de cabos,para empurrar o passadiço para frente,a medida em que os cabos eram esticados as ondulações eram empurradas para frente,sendo então menosprezadas.O viaduto Milau estava pronto. O mesmo foi testado,e com sucesso.Em suma,a equipe bateu um recorde,encerando esse obra incrível,em um tempo mínimo de 4 anos.A inauguração foi no dia 14 de Dezembro de 2004.Foi um marco mundial, pela sua grandiosidade, beleza e capacidade estrutural.

Gigante da Engenharia - Ponte Akashi Kaikyo
  A ponte Akashi Kaikyo é a maior ponte suspensa do mundo, contando com 4 km de extensão, este ambicioso feito da engenharia civil foi projetada para resistir a tufões, tsunamis e terremotos; é uma das obras mais ambiciosas e modernas no que se diz respeito a construções de pontes, onde ninguém teve a audácia e a coragem de tentar um feito tão revolucionário assim na história da engenharia civil. O Estreito de Akashi tem 4 km de largura no local da ponte com profundidades do mar de 100 metros e correntes de média 14 km/h. O Estreito de Akashi é uma das vias mais movimentadas do mar no mundo, com mais de mil navios por dia viajando com ele. Além disso, a ponte fica em uma região de tufão em que os ventos podem atingir velocidades de 290 km/h. Resumindo, para se construir uma ponde de tão grandiosidade, os engenheiros levaram a tecnologia ao limite. Voltando no tempo, podemos perceber que, desde a primeira ponte que foi fabricada no mundo com ferro fundido já se usavas chapas de ferros ligadas por parafusos ou soldadas umas nas outras, o que não é diferente nas estruturas de ferro atuais. Quando os engenheiros projetaram a maior ponte do mundo, tinham em mente que ela teria que ser o mais leve possível, sendo assim, a ponte Akashi Kaikyo teria que ser fabricada utilizando treliças de ferros pre-fabricadas, utilizando o mesmo principio da primeira ponte de ferro pré-fabricada no Mundo. Mesmo assim, esta superestrutura contém mais de 250.000 toneladas de ferro fundido, e este material tem um grande problema, é vulnerável a corrosão, onde os engenheiros criaram robôs que percorrem toda a ponte para localizar futuras corrosões para que se possa realizar a manutenção antes mesmo que a corrosão afete a estrutura da ponte. Abaixo da ponte Akashi Kaikyo existe três pórticos que permitem a execução da manutenção da ponte sema paralização do trafego. A construção de uma ponte suspensa envolve o uso de dois cabos principais que se estende entre duas torres. O tabuleiro da ponte está ligado aos cabos principais por cabos secundários mais finos. Para suportar o tabuleiro os cabos principais estão presos em cada extremidade por grandes blocos de ancoragem, na Akashi Kaikyo os blocos de ancoragem têm o peso de 350 000 toneladas. Neste tipo de ponte, a estabilidade aerodinâmica é uma característica essencial. Por esse motivo, foi escolhido um tabuleiro treliçado, pois além de proporcionar rigidez à ponte, impõe baixa resistência à passagem do vento. Além disso, foi decidido instalar, ao longo do piso treliçado, placas estabilizadoras para direcionar o vento e, com isso, reduzir a torção do tabuleiro. Más como o vão a ser vencido era muito grande tiveram que fazer pilares ,o que levou muito trabalho e o grande risco de se perder muitas vidas, pilares de aço maciço, com isso pilares mais resistentes e menos pesados, onde podemos notar claramente uma das principais características para se trabalhar com o aço. Assim, uma das maiores aplicações do aço na construção civil, e principalmente a utilização de treliças e outros componentes de aço, sem duvidas está na fabricação de galpões e principalmente em pontes e viadutos, pois estes requerem que sejam alcançados grandes vãos, e como todos nós sabemos, o aço é um elemento de fácil trabalhabilidade. A construção em aço e as suas diversas formas de aplicação são alternativas que garantem a evolução do conceito de qualidade, racionalidade e economia no processo da construção no Brasil. O desafio que se apresenta para o Brasil no campo da Arquitetura hoje é o de promover o desenvolvimento de uma indústria da construção relacionada com as tendências atuais, principalmente àquelas que buscam contribuir com a ampliação da utilização de sistemas racionalizados, sintonizados com o momento de preservação energética, ambiental e atendendo à rapidez e à qualidade exigidas pelo mercado, como é o caso da estrutura metálica.

Nome: João Rafael Bueno de Morais Lopes

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