O Eurotúnel
O Eurotúnel,foi uma obra desafiante,em vários aspectos pois relacionava,
em questões políticas governos vaidosos,e envolvia um grande avanço tratando-se da Engenharia.Essa Obra se fundava em
construir um túnel rodoviário,passando por baixo do Canal da
Mancha,interligando a França e a Inglaterra.Estimava-se que a Obra custou cerca
de 16 bilhões de dólares.Durante a execução da Obra,houve consideráveis atrasos
e adiamentos, principalmente em sua escavação,que empregou 15 mil trabalhadores,
a mesma foi feita com maquinas de alta tecnologia,que abriam o túnel, retiravam
a terra e escoravam as paredes com concreto.Foram feitos,três túneis,onde dois
deles eram iguais,cada um com cerca de 7,6m de diâmetro e 49,94Km de
extensão,enfatizando que 39 km a 40km,situam-se abaixo da superfície.O terceiro
túnel,se localiza na parte central,e o mesmo é utilizado pelas equipes de manutenção,
e por veículos pequenos,servindo também como uma válvula de escape em casos de
acidentes.Este grande projeto,envolveu
uma infra-estrutura impressionante,principalmente por se tratar também
de uma obra subterrânea e submarina,envolvendo também contenções.A matéria
prima de toda essa capacidade estrutural,foi um concreto de alta resistência
para trabalhar bem a compressão, e cabos de aço,para ter a trabalhidadade
essencial na tração,dentre outros materiais que foram também significativos
para o mesmo.O Eurotúnel é um túnel ferroviário submarino e subterrâneo de 50,5
km e foi inaugurado em 1994,sendo o terceiro maior túnel ferroviário do mundo. Foi apontado como
uma das sete maravilhas do mundo moderno.Em suma,este projeto envolve
estimativas relevantes,quanto seu projeto e o tamanho de sua influência na economia da Europa.Dando
ênfase em questões de engenhosidade,foi uma obra magnífica,por ser subterrânea
e submarina,envolvendo dois grandes desafios,da natureza.Foi um marco,na
historia e na engenharia,quebrando parâmetros,e surpreendendo as mesmas.
A
Ponde de Milau
A
Ponte de Milau,se encontra no sul da França,e foi uma Obra que rompeu
muito preceitos da Engenharia e Arquitetura.O seu projeto foi do arquiteto inglês Norman Foster e sua
execução contou com o Engenheiro francês
Michel Virlogeux,se tornou a mais alta ponte rodoviária do mundo, com 343
metros de altura.O projeto final,se baseava em um desenho arquitetônico de uma
borboleta,que teria que sustentar o peso de 5 Torres Eifel,fortes ventos e
ficar firme em centenas de quilômetros acima de um Rio.Em outras palavras,seria
uma ponte de envergadura múltipla
sustentada por uma única linha de cabos.A execução da Obra,enfrentou
vários obstáculos,se baseando em grandes etapas:Construir 7 pilares
gigantes,ressaltando que o 2 pilar,é o mais alto do mundo estando a 245m acima
do solo.Construir um Tabuleiro,seria a Ponte,com uma capacidade estrutural
enorme e colocá-la em cima dos sete
pilares,o mesmo foi construído de aço,com cerca de 2200 seções,para coloca-lo
foi construído torres de aço de sustentação,que funcionariam como pilares
provisórios,a fim de reduzir a envergadura da ponte.Para que esse tabuleiro se
movesse foi utilizado um sistema de lançamento para levá-lo para frente.Cada sistema usou dois
blocos com bordas moldadas sobre cada extremidade.A borda superior era levada
para frente,por soquete hidráulico,ela escorregava para cima da borda mais
baixa,ao mesmo tempo levantava o tabuleiro de seus apoios,fazendo com que
este,avançasse 600mm.Foram colocados quatro equipamentos em cada pilar,para
realizar este sistema.Quando as extremidades se encontraram,engenheiros
observaram ondulações na ponte causadas pela flexibilidade do aço,o problema
foi solucionado com pilares de cabos de aço,que empurravam as ondulações,para
menosprezá-las. A ponte foi testada com sucesso,e inaugurada em dezembro de
2004.Vale lembrar que ,foram utilizados na Obra cerca de 200 toneladas de concreto,e devido a essa quantidade foi necessário construir uma fabrica de concreto no canteiro
de obra.Ressaltando que esse concreto
estrutural,teria que ter as propriedades corretas,por ter que agüentar grandes cargas,e ainda obter
uma tonalidade de cor especial,para melhor visualização arquitetônica.Em
suma,uma obra projetada para solucionar,um grande fluxo no trafico da cidade,se
tornou,algo inestimável para os profissionais de engenharia e arquitetura do
mundo,uma inspiração de ousadia e inteligência.Um ícone mundial.
Aeroporto de Kansai
O
Aeroporto de Kansai,se encontra em Osaka no Japão,é uma ilha artificial,sendo
considerada uma das obras mais incríveis do século XX.O Aeroporto,foi construído a 5km da Costa
contendo um equivalente a 530 hectares de aterro,formando um retângulo,ligado
por uma ponte, a fim de amenizar os
riscos na aterrissagem.Como era uma Obra,com certas peculiaridades,em sua
execução,foi necessário,muita competência de toda a equipe.A execução da obra foi dividida em varias etapas:
Aterragem,construção de um quebra-mar de 11km,construção de um terminal, que foi feito de aço e vidro reforçado,e a
construção da Ponte,que seria o acesso ao aeroporto,a mesma possui 3750m de
comprimento,contendo 6 pistas para caminhões,2 trilhos para vagões,considerada
não muito alta,para navios,e nem muito baixa para jatos.Foram exatamente 7 anos
furando e aterrando,na maior Obra Publica do século,com o objetivo de ampliar
cada vez mais o centro comercial da cidade, que era a terceira mais populosa do
Japão, a inauguração foi em 4 de
setembro de1994.Porem logo após sua inauguração,os engenheiros observaram,que o
aeroporto,estaria afundando,com uma precisão espantosa,foi preciso realizar
vários estudos,para entender o feito,a justificativa foi que:Durante as obras a
drenagem da areia fortaleceu a primeira camada de solo mole da baia,ajudando a
acelerar qualquer afundamento em potencial,entretanto as camadas profundas não foram drenadas,o que
originou o problema.Foi necessário estimar a velocidade com que isso
aconteceria,então os engenheiros,estimaram de acordo com os estudos realizados
no solo a freqüência desses afundamentos,mas a natureza surpreendeu novamente,provando
que as estimativas feitas estavam erradas,e o aeroporto afundou 8 metros,o que deveria acontecer em 40 anos.A partir disso a preocupação se baseava,em como evitar que a
estrutura, se separasse nas juntas ou rachasse sub pressão do assentamento
desigual,então foi criado um sistema,onde foram colocados sensores com um
sistema computadorizado nas 900 colunas que sustentável o edifício,esses
sensores indicariam ,o momento e o local que da Ilha,que estivesse afundando,e
com essas informações os operários,com um macaco hidráulico erguiam o local,e
colocavam placas metálicas para que o nível do subsolo não sofressem alterações,era
como calçar uma mesa que estivesse balançando.O nível de afundamento
reduziu,bruscamente passando a ser 7 centímetros anualmente,podendo ser
desconsiderado.Em suma,vale ressaltar que,essa Obra,foi sim desafiante,ao passo
de ser um aeroporto flutuante com uma
estrutura digna(lembrando que sua estrutura,foi feita para suportar
terremotos,tendo suportado um em 1995),porem a equipe sempre deve estar atenta
para realizar certas “manutenções” na Obra,caso a Natureza,resolver
surpreende-los,isso não desconsidera a inovação da Obra e o sucesso da mesma,e
esse elemento surpresa pode ate,desenvolver mais a Engenharia,desafiando suas
aplicações.Foi uma Obra,diferente,se resumindo em na Ousadia dos Japoneses.
Laene
Teixeira Oliveira
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