segunda-feira, 14 de abril de 2014

Resenha:Referencias:Sereado Obras Incriveis- Laene Teixeira Oliveira


O Eurotúnel

   O Eurotúnel,foi uma obra desafiante,em vários aspectos pois relacionava, em questões políticas governos vaidosos,e envolvia um  grande avanço tratando-se  da Engenharia.Essa Obra se fundava em construir um túnel rodoviário,passando por baixo do Canal da Mancha,interligando a França e a Inglaterra.Estimava-se que a Obra custou cerca de 16 bilhões de dólares.Durante a execução da Obra,houve consideráveis atrasos e adiamentos, principalmente em sua escavação,que empregou 15 mil trabalhadores, a mesma foi feita com maquinas de alta tecnologia,que abriam o túnel, retiravam a terra e escoravam as paredes com concreto.Foram feitos,três túneis,onde dois deles eram iguais,cada um com cerca de 7,6m de diâmetro e 49,94Km de extensão,enfatizando que 39 km a 40km,situam-se abaixo da superfície.O terceiro túnel,se localiza na parte central,e o mesmo é utilizado pelas equipes de manutenção, e por veículos pequenos,servindo também como uma válvula de escape em casos de acidentes.Este grande projeto,envolveu  uma infra-estrutura impressionante,principalmente por se tratar também de uma obra subterrânea e submarina,envolvendo também contenções.A matéria prima de toda essa capacidade estrutural,foi um concreto de alta resistência para trabalhar bem a compressão, e cabos de aço,para ter a trabalhidadade essencial na tração,dentre outros materiais que foram também significativos para o mesmo.O Eurotúnel é um túnel ferroviário submarino e subterrâneo de 50,5 km e foi inaugurado em 1994,sendo o  terceiro maior túnel ferroviário do mundo. Foi apontado como uma das sete maravilhas do mundo moderno.Em suma,este projeto envolve estimativas relevantes,quanto seu projeto e o tamanho de  sua influência na economia da Europa.Dando ênfase em questões de engenhosidade,foi uma obra magnífica,por ser subterrânea e submarina,envolvendo dois grandes desafios,da natureza.Foi um marco,na historia e na engenharia,quebrando parâmetros,e surpreendendo as mesmas.

A Ponde de  Milau
A Ponte  de Milau,se encontra  no sul da França,e foi uma Obra que rompeu muito preceitos da Engenharia e Arquitetura.O seu projeto foi do  arqui­teto inglês Norman Foster e sua execução contou com o  Engenheiro francês Michel Virlogeux,se tornou a mais alta ponte rodoviá­ria do mundo, com 343 metros de altura.O projeto final,se baseava em um desenho arquitetônico de uma borboleta,que teria que sustentar o peso de 5 Torres Eifel,fortes ventos e ficar firme em centenas de quilômetros acima de um Rio.Em outras palavras,seria uma ponte de envergadura múltipla  sustentada por uma única linha de cabos.A execução da Obra,enfrentou vários obstáculos,se baseando em grandes etapas:Construir 7 pilares gigantes,ressaltando que o 2 pilar,é o mais alto do mundo estando a 245m acima do solo.Construir um Tabuleiro,seria a Ponte,com uma capacidade estrutural enorme e colocá-la  em cima dos sete pilares,o mesmo foi construído de aço,com cerca de 2200 seções,para coloca-lo foi construído torres de aço de sustentação,que funcionariam como pilares provisórios,a fim de reduzir a envergadura da ponte.Para que esse tabuleiro se movesse foi utilizado um sistema de lançamento para  levá-lo para frente.Cada sistema usou dois blocos com bordas moldadas sobre cada extremidade.A borda superior era levada para frente,por soquete hidráulico,ela escorregava para cima da borda mais baixa,ao mesmo tempo levantava o tabuleiro de seus apoios,fazendo com que este,avançasse 600mm.Foram colocados quatro equipamentos em cada pilar,para realizar este sistema.Quando as extremidades se encontraram,engenheiros observaram ondulações na ponte causadas pela flexibilidade do aço,o problema foi solucionado com pilares de cabos de aço,que empurravam as ondulações,para menosprezá-las. A ponte foi testada com sucesso,e inaugurada em dezembro de 2004.Vale lembrar que ,foram utilizados na Obra cerca de  200 toneladas de concreto,e devido a essa  quantidade foi necessário  construir uma fabrica de concreto no canteiro de obra.Ressaltando  que esse concreto estrutural,teria que ter as propriedades corretas,por  ter que agüentar grandes cargas,e ainda obter uma tonalidade de cor especial,para melhor visualização arquitetônica.Em suma,uma obra projetada para solucionar,um grande fluxo no trafico da cidade,se tornou,algo inestimável para os profissionais de engenharia e arquitetura do mundo,uma inspiração de ousadia e inteligência.Um ícone mundial.
Aeroporto de Kansai
O Aeroporto de Kansai,se encontra em Osaka no Japão,é uma ilha artificial,sendo considerada uma das obras mais incríveis do século XX.O  Aeroporto,foi construído a 5km da Costa contendo um equivalente a 530 hectares de aterro,formando um retângulo,ligado por  uma ponte, a fim de amenizar os riscos na aterrissagem.Como era uma Obra,com certas peculiaridades,em sua execução,foi necessário,muita competência de toda a equipe.A execução da  obra foi dividida em varias etapas: Aterragem,construção de um quebra-mar de 11km,construção de um  terminal, que foi   feito de aço e vidro reforçado,e a construção da Ponte,que seria o acesso ao aeroporto,a mesma possui 3750m de comprimento,contendo 6 pistas para caminhões,2 trilhos para vagões,considerada não muito alta,para navios,e nem muito baixa para jatos.Foram exatamente 7 anos furando e aterrando,na maior Obra Publica do século,com o objetivo de ampliar cada vez mais o centro comercial da cidade, que era a terceira mais populosa do Japão, a inauguração foi em  4 de setembro de1994.Porem logo após sua inauguração,os engenheiros observaram,que o aeroporto,estaria afundando,com uma precisão espantosa,foi preciso realizar vários estudos,para entender o feito,a justificativa foi que:Durante as obras a drenagem da areia fortaleceu a primeira camada de solo mole da baia,ajudando a acelerar qualquer afundamento em potencial,entretanto  as camadas profundas não foram drenadas,o que originou o problema.Foi necessário estimar a velocidade com que isso aconteceria,então os engenheiros,estimaram de acordo com os estudos realizados no solo a freqüência desses afundamentos,mas a natureza surpreendeu novamente,provando que as estimativas feitas estavam erradas,e o aeroporto afundou  8 metros,o que deveria  acontecer em 40 anos.A partir disso a   preocupação se baseava,em como evitar que a estrutura, se separasse nas juntas ou rachasse sub pressão do assentamento desigual,então foi criado um sistema,onde foram colocados sensores com um sistema computadorizado nas 900 colunas que sustentável o edifício,esses sensores indicariam ,o momento e o local que da Ilha,que estivesse afundando,e com essas informações os operários,com um macaco hidráulico erguiam o local,e colocavam placas metálicas para que o nível do subsolo não sofressem alterações,era como calçar uma mesa que estivesse balançando.O nível de afundamento reduziu,bruscamente passando a ser 7 centímetros anualmente,podendo ser desconsiderado.Em suma,vale ressaltar que,essa Obra,foi sim desafiante,ao passo de ser um  aeroporto flutuante com uma estrutura digna(lembrando que sua estrutura,foi feita para suportar terremotos,tendo suportado um em 1995),porem a equipe sempre deve estar atenta para realizar certas “manutenções” na Obra,caso a Natureza,resolver surpreende-los,isso não desconsidera a inovação da Obra e o sucesso da mesma,e esse elemento surpresa pode ate,desenvolver mais a Engenharia,desafiando suas aplicações.Foi uma Obra,diferente,se resumindo em na Ousadia dos Japoneses.


Laene Teixeira Oliveira

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